Pão de Leite Condensado com Coco

Essa receita é conhecida como “rosca de colher” porque ela é uma massa mole que não precisa sovar e você coloca colheradas na assadeira e leva para assar.
Eu estava com muita vontade de testar. Ficou gostosa, mas achei que a massa faltou um pouco de açúcar. Vou postar a receita da maneira como fiz e ao final do post coloco as sugestões para quem quiser reproduzir.

Ingredientes da massa:
1/2 xíc. (chá) de leite;
1/2 xíc. (chá) de água;
1/2 xíc. (chá) de óleo;
2 ovos;
1/2 lata de leite condensado;
1 col. (chá) de sal;
3 col. (sopa) de açúcar;
2 tabletes (15g cada) de fermento biológico fresco;
500g de farinha de trigo.

* Use xícara medida padrão de 240ml
* Use todos os ingredientes em temperatura ambiente.

Modo de Preparo da Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha) e vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo. A massa fica pegajosa, não é uma massa que desgruda das mãos.

Mantenha a massa em uma vasilha coberta com plástico filme e deixe crescer em local abafado até dobrar de tamanho. Não importa o tempo que leve, isso vai depender do quão quente esta na sua região e outros fatores. Pode levar 1 hora ou pode levar até 3 horas. Não se apegue ao tempo, mas a aparência. Veja abaixo a massa antes de crescer e depois de crescida. Tem que ficar assim:

Coloque a massa em colheradas (eu usei aquela colher de servir que é maior). Não precisa untar a assadeira mas eu salpiquei um pouco de farinha de trigo.
Coloque as colheradas lado a lado deixando espaço entre elas. Cubra e mantenha novamente em local abafado por 40 minutos.

Leve apara assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície. No meu forno foram 40 minutos, mas no seu pode ser mais ou menos, veja se está dourado por cima e por baixo.
Retire do forno e jogue a meia lata de leite condensado que sobrou por cima. Não se preocupe, parece muito mas o pão vai absorver tudo. Salpique coco ralado (opcional). Eu usei a versão do coco úmido e adoçado.

Eu fiz uma assadeira grande que renderam 12 pães do tamanho de pão de hambúrguer. E ainda fiz uma rosca pequena na forma de buraco no meio porque sobrou massa.

Obs.: Eu colocaria no total 5 col. (sopa) de açúcar na massa, pois mesmo depois do leite condensado achei que estava pouco doce. Mas é questão de gosto ok? Depois vcs me contam o que acharam.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

46 Comentários

  1. Clarice disse:

    Tati parabéns
    Todas as receitas são ótimas…

  2. Emmilly disse:

    Tati eu vi em um canal, um pão do seu blog. Com leite em pó, ovo e fermento. Mas não estou achando a receita aqui, você pode me ajudar? Obrigada. Amo seu blog já fiz várias receitas.

  3. Sirleide Taveira disse:

    Eu fiz ficou ooootimo,cheiro

  4. Sirleide Taveira disse:

    Vou fazer hoje

  5. Maria Ribeiro disse:

    Parece muito bom vou fazer .

  6. Karla disse:

    Oi Tati,vai 1/2 lata de leite condensado na massa e mais 1/2 por cima,depois de assar?
    Adoro teus stories!!

  7. MOISA MARIANO RIBEIRO disse:

    Dá sim para fazer com o fermento seco. Para essa receita você usa um sachê.

  8. Elaine Panaroto disse:

    Oi posso usar fermento seco.
    Obrigado

  9. Jaira Lopes de Souza disse:

    Huuummm! Deve ficar muito bom! Vou fazer, quando vi a foto, pensei que fosse Fatias húngaras! Bjsss querida, estou amando as suas receitas e dicas…

  10. Carlos Alberto disse:

    Vou tentar fazer, achei super prático e bacana.

  11. Francisco Pereira Costa Junior disse:

    Blz

  12. Luciete Mendes disse:

    Que deliciaama, vou fazer.

  13. Poliana disse:

    Oi Tati! Fiz o pão mas não cresceu nada, ficou super mole!! Esperei por quase 3 horas e nada, coloquei em uma forma como bolo e passei assim mesmo… Não ficou maravilhoso não, mas deu para comer. Não sei em qual etapa errei rs só sei que errei! Amo o site! Beijooo

    • Pode ser o fermento. Já aconteceu com migo de não crescer e ser fermento velho. Tente novamente com outro fermento.

    • Rosana Oste Freitas Caires disse:

      Uma dica: nunca, jamais bata fermento biológico seco ou fresco no liquidificador. O correto é fazer uma esponja, esperar crescer, acrescentar o restante dos ingredientes e depois a farinha. Quando se tratar de fermento químico, colocar no final da receita, apenas misturando.

  14. Alessandra disse:

    Tatiana, quando vc trocou o seu forno por um elétrico, sua conta de luz aumentou muito? Estou com essa duvida se devo trocar o forno… obrigada! Adoro suas receitas!

  15. Cristiane disse:

    Oiii…vou tentar fazer…pq eu não consigo fazer pão ,mas esse aí parece super fácil…obg bjs

  16. mai disse:

    Nossa que delícia amo suas receitas faço todas.

  17. Angela disse:

    Parece uma delícia, vou tentar fazer. Obrigada!

  18. Patriica disse:

    Oi Tati adoro suas receitas .
    Ela fica bem fofinha???????

  19. Tati, depois que coloca na assadeira não precisa crescer novamente?

  20. neusa disse:

    A farinha deve ser colocada tb no liquidificador?

  21. Talita fernanda albino disse:

    Posso usar farinha de trigo integral?

  22. Priscylla disse:

    Eu também fiz essa reveita mais a minha deu super errado primeiro que aprimeira fornada deixei 30 min e queimou nao sei pq se você colocou 40 min e ficou perfeita kkkk 2 a minha nao cresceu tanto no forno mais na hora que deixei pra descascar antes cresceu que ficou bonito 3 também achei que falatava um pouco mais de açúcar a minha decepção foi essa, eu fiz tudo certinho.#achoque nãosei cozinha só uma sugestão bem que você podia fazer um video com esse pão kkkkk Beijo Tati te adoro ti sigo desde sempree.

    • Priscylla, por isso que eu já fiz até um post explicando que tempo de forno é uma informação inútil em receita. Quem sabe cozinhar entende isso. Veja bem, eu tinha um fogão convencional a gás da Electrolux. Assava pudim nele em banho-maria e demorava 1h:20min.No meu forno atual que é elétrico e da Consul a mesma receita leva 45 min. Então depende muito de cada equipamento. Vc tem que aprender a lidar com os eletrodomésticos e infelizmente a gente tem que errar algumas vezes para aprender.

    • Marcia disse:

      Oi Tatiane Romano eu não fiz ainda o pão mas vou fazer conto o forno elétrico o meu é e eu não troço por nada além dele assar mas rápido não gasta força não da nem pra perceber na conta a diferença é muito pouco

  23. Priscila disse:

    Ola Tati….gostaria de saber se na hora q for colocar a farinha de trigo posso usar a batedeira planetária com aquele gancho próprio pra massa?

  24. Magda valverde Ruiz disse:

    Vc é demais!
    Todas as suas receitas dão certo!
    Sou fã!

  25. Mariana Soares disse:

    Aqui na minha cidade não é mto fácil achar o fermento fresco. Se vc fosse substituir qual seria a proporção? Um envelope (10g) pra cada tablete do fresco?

  26. marilena disse:

    Tatiana, você é demais. Deve ficar deliciosa.

  27. Bianca Gabrielle disse:

    Pode usar fermento seco?

Deixe uma resposta