Como Fazer Manteiga Ghee

Se você é do tipo que curte uma alimentação mais saudável já deve ter ouvido falar de manteiga Ghee. Embora existam pequenas diferenças na forma de preparo, podemos considerar que é a mesma coisa que Manteiga de Garrafa e Manteiga Clarificada. Fazendo uma busca rápida no google você vai encontrar “zilhões” de argumentos para você utilizar essa manteiga no lugar da comum e todos os benefícios que ela possui.

Também preciso dizer que ela é ótima para cozinhar porque não queima facilmente como a manteiga comum, mas tudinho você confere nesse vídeo MAAARA:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

34 Comentários

  1. Camila disse:

    Olá, Tatiana! A manteiga que você coloca pra ferver é aquela “em barra”? Com sal ou sem sal?

    Obrigada.

  2. Antonio disse:

    Nao sei porque mudar o nome de manteiga clarificada e dar o nome de manteiga ghee. não vejo nenhum beneficio pra saúde. Continua mamteiga.

    • Geralmente quando a gente não estuda a gente não sabe mesmo, mas tio google pode te ajudar. Bjs

    • Lauro disse:

      Porque, simplesmente, o nome dela é ghee, foram os indianos que inventaram o processo a uns meros 5000 anos, pouco tempo não é mesmo?! Aqui no ocidente, rebatizaram-na de clarificada. Os franceses de noisette, pq fica com um sabor à nozes/amêndoas. Então, fio, nós somos os macaquinhos… Ler e saber é cultura , sabe?

  3. Jota disse:

    Olá pessoal. O vídeo em questão ensina a fazer manteiga clarificada, que é diferente de manteiga de garrafa. O gosto e o processo de fabricacao das duas é bem diferente, embora em textura se pareçam e podem ser substotutas uma da outra em muitos pratos. A manteiga de garrafa é feita com nata de leite e pra fazer 1 litro são necessários cerca de 50l de leite. Por isso é por ser um produto típico é uma iguaria difícil de se reproduzir, também por isso é cara.

    • Carlos disse:

      Caro Jota, nata e creme de leite Fresco são o mesmo produto, ou seja, a gordura do leite! Se vc bater qualquer um dos dois obtem chantilly e depois manteiga!

    • CidinhaDERSCB disse:

      Carlos acho que nata é a gordura que dá em cima do leite depois de ferver e creme de leite é a gordura que fica em cima do leite antes de fervê-lo!

  4. Jsa disse:

    qual è a durabilidade da menteiga de garrafa?

  5. Michelle disse:

    Dica Manteiga de garrafa com carne seca.farofa de cenoura e farofa de abobrinha hummm

  6. marciagreice disse:

    Olá, por ser nordestina e morar longe da manteiga de garrafa aprendi fazer com vocês mas quero deixar uma dica. Na hora de filtrar coloco sempre no fundo da peneirinha duas gases com a dobra que vem de fábrica mesmo. Assim consigo filtrar o óleo sem que fique nenhum traço de espuma.

  7. Manteiga de garrafa é feita com nata, essa é a diferença dela para o ghee e para a manteiga clarificada

  8. Vania Fiuza disse:

    Fiquei pensando se a manteiga de garrafa é a mesma que se usa na pipoca do cinema… Será? Outra coisa, sou apaixonada por geléia de pimenta mas não encontro pronta em lugar algum. Dicas de onde comprar a manteiga e a geléia prontos em Sorocaba, por favor!

    • Oi vania, acho que a manteiga é igual sim… no Oba Hortifruti tem os 2.Bjs

    • Vania disse:

      Oi xará! Eu produzo esta geleia de pimenta, aliás produzo um monte de geleias diferentes, como geleia de cebola, de pimentão, pimenta, entre outras.
      O pote é 140ml, valor 15,00 e envio pelo correio caso queira.
      Entre na pagina do facebook , “do sitio Anastácia” e confira lá meus produtos.
      Abraços!
      VÁnia

    • Karine Hamai disse:

      Vânia, a pipoca de cinema é a pior manteiga que existe, infelizmente! Geralmente são à base de gordura vegetal com aroma de manteiga.
      Fico triste com isso e não deixo de comer. Mas temos que ter a consciência do que a gente anda ingerindo.

    • Marli disse:

      Associação das mulheres produtoras de geleia Pimenta biquinho

    • Dalva disse:

      A geleia tem no sacolão da General Carneiro e no mercado Central do Central Parque. A manteiga não sei.

    • Norma disse:

      No Super Mercado Pão de Açucar costuma ter, pois foi lá que comprei.
      Obs: fazem 2 anos isso, eu mesma não gostei, por isso não me interessei mais em olhar na gondola.
      Boa sorte.

    • Reis disse:

      Mande-me o seu e-mail que lhe mandatei a receita da geleia de pimenta.

  9. Ina Conrado disse:

    Oi Tati, tudo bem?
    Adorei o vídeo, super explicadinho!
    Olha só, o que acha de fazer um post, contando sobre o teu teste, e falando sobre onde usar essa manteiga de garrafa? 😉 Vi aqui pelos comentários, que eu não sou a única que fica em dúvida onde pode usar, hehe… Outra coisinha que estava pensando, será que dá para colocar a manteiga em um vidrinho com spray e untar para untar formas? Não precisaríamos usar guardanapinho ou pincel para espalhar, seria a glória, não é mesmo!? Hehe…
    Beijos!

    • Oi Ina, desculpe, esqueci de te responder porque as vezes não sou quem modero os comentários e alguns acabam passando seu eu ver… o vídeo para tão já não vai rolar porque temos uma programação feita até o fim do ano. Sobre colocar no spray não sei se funciona, porque pelo menos as compradas eu não consigo que se mantenham assim líquidas 100%, elas sempre endurecem um pouco e tem que levar ao microondas ou banho maria antes de usar. Sobre como usar é uma manteiga normal, pode usar em qualquer coisa que usaria manteiga, mas como o ponto de fumaça dela é mais elevado, ou seja, ela demora para queimar, o ideal é usar em refogados, tipo carnes, legumes, frutos do mar…
      bjs

  10. A nossa nordestina manteiga de garrafa é o "ghee" indiano, e preparar no microondas é rápido e prático e até as indianas usam esta técnica, li num livro de culinária indiana.

  11. AGUARDANDO ANSIOSAMENTE receitas do que fazer com manteiga de garrafa. Ganhei duas aqui e nao sei o que fazer com elas

  12. Excelente, Tati! Manteiga aguada é uó. Beijos da Executiva de Panela

  13. Contem se deu certo. Vou ficar esperando. Obrigada!

  14. Já tentou fazer essa? Fiquei pensando se tenho que partir do creme de leite ou se, preguiçosa, posso partir da manteiga da prateleira 😉

  15. Muitoo legal Tati. Até hoje só tinha visto o pessoal explicando meio por cima o processo. Esse vídeo está bem explicadinho mesmo.
    Obrigada por compartilhar, beijos.

Deixe uma resposta