Como Fazer Picles – Receita de Conserva Caseira

Esta receita não tem quantidade exata. Você pode usar os vegetais que quiser. Fica bom com rabanete, nabo, brócolis, couve-flor, enfim, o que você gostar, ou tudo misturado. Para 2 vidros (tamanho do vidro de maionese grande) usei 2 cenouras grandes e uma bandeja de vagem (daquelas de isopor do supermercado) que eu esqueci de ver o peso e joguei o plástico fora.

Primeiro você coloca os vegetais na água fervente por 2 minutos. Aí em um vidro limpo e esterilizado coloca os vegetais. Eu coloco alho, pimenta e louro junto, mas é opcional, inclusive usar outros ingredientes que vc queira também tá valendo.
Leva ao fogo a calda para ferver. Quando dissolver o açúcar está ok, coisa de 1 ou 2 minutos.

Receita de “calda” base para conservas (quantidade para 2 vidros):
300ml de vinagre de álcool;
500ml de água;
3 col. (sopa) de açúcar;
1/2 col. (sopa) de sal.

Coloque a calda sobre os vegetais e tampe os vidros. Deixe esfriar um pouco em temperatura ambiente e leve para a geladeira. Tem que ficar curtindo na geladeira por 5 dias antes de consumir e dura 2 meses (na geladeira).

Olha aí eu ensinando a fazer:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comentários

  1. Luiza Helena Henriques disse:

    goso muito vou tentar fazer

  2. Tadeu disse:

    A forma mais antiga de fazer essas conservas é usando apenas sal. Você faz uma salmoura de 2 a 3% de sal um peso em relação às água e deixa as próprias bactérias transformarem os carboidratos dos ingredientes em ácido láctico (em cerca de uma ou duas semanas fora da geladeira mas em local fresco), o que dá acidez e, por consequencia, conserva os alimentos. Mas há ressalvas: pouco sal deixa o ambiente bom para as bactérias ruins, mais sal o deixa ruim pras boas. As bactérias boas se encarregam de eliminar as ruins. Esse tipo de conserva faz bem para nosso intestino e assim para nosso corpo e sistema imunológico. É sempre bom experimentar a salmoura da conserva e verificar se há uma acidez notável após o período que fica curtindo.

  3. Izabella disse:

    Posso fazer este processo com ovos de codorna? Obrigada…

  4. Patricia Amorim disse:

    Posso fazer este mesmo processo somente com pepino?

  5. Hugo Glienke disse:

    Gostei das receitas fáceis.

  6. Katiussia Freias disse:

    Ola Tati bom dia! Pode usar o vinagre de limão em vez do de álcool?

  7. Fabiana disse:

    Tati pode fazer com aquela cebolinha pequena?

Deixe uma resposta