in ,

Tipos de Arroz

Gente, eu fiquei sabendo esses dias que a Unilever tem um site com um conteúdo muito bacana para chefs, cozinheiros, pequenos empreendedores, mas claro que todos os amantes da cozinha vão curtir, porque tem conteúdos bem legais como este que eu selecionei, que fala um pouco dos tipos de arroz existentes. Vocês conhecem todas as variedades de arroz?

Arroz branco
É o tipo mais barato e conhecido. Tem pouco potencial nutritivo, pois passa por uma fase de descamação e polimento. Funciona como ingrediente de saladas, do arroz de carreteiro, em versões cremosas com bacalhau e na sobremesa arroz doce.

Arroz Basmati
Cultivado na Índia e no Paquistão, tem aroma adocicado, pois passa por um processo de envelhecimento. Como retém água, é bastante difícil ficar empapado. Cai bem com receitas de curry ou de biryani – arroz de prato indiano feito com carne e legumes.

Arroz Arbóreo
Ideal para o preparo de risotos, pois em cozimento lento os grãos ficam mais cremosos por liberarem amido. Essa versão italiana tem grãos longos, arredondados e de cor perolada.

Arroz Negro
Esse tipo de arroz é rico em ferro, proteínas e fibras, além de ter altos teores de compostos fenólicos – um importante antioxidante – que causam a sua cor escura. Muito usado em receitas asiáticas, o arroz negro precisa de descanso em água antes do preparo e pode substituir o macarrão em saladas frias.

Arroz de Jasmim
De origem tailandesa e com características similares às do Basmati, essa variedade de arroz é também conhecida como “thai”. Ele pode ser preparado com leite de coco e é um ótimo acompanhamento para carnes com tempero marcante – como o curry tailandês.

Arroz Integral
Com um período maior de cozimento, necessita de mais água para chegar ao ponto certo. Tem muitas fibras, vitaminas e minerais e, por agradar diferentes paladares, pode ser utilizado como substituto total do arroz branco nas receitas que acompanham esse alimento.

Arroz Vermelho
De origem chinesa, esse cereal é rico em monocolina, uma substância que reduz o nível de LDL – colesterol ruim – no sangue. Com altas quantidades de ferro e zinco, é mais utilizado no preparo de bolinhos e como acompanhamento de carnes brancas.

Arroz Parboilizado
Possui alto valor benéfico, pois seu processamento é realizado com água quente, o que faz com que os nutrientes da casca passem para o interior do grão. Esse tipo fica sempre soltinho e rende mais por porção, sendo um substituto do arroz branco. Levando apenas um pouco mais de água e menos óleo, tem preparo similar ao do branco.

Trabalhando no mercado de alimentos desde 1880 e presente em 74 países, a Unilever Foods Solutions ajuda chefs e cozinheiros ao redor do mundo a servirem refeições gostosas que fazem com que seus clientes voltem sempre. No site https://www.unileverfoodsolutions.com.br/ você encontra mais ideias, dicas e inspirações para empreendedores e apaixonados por gastronomia. Corre lá!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

3 Comments

Pão-de-ló Fácil de Liquidificador

Torta Rústica de Banana