in ,

Doce de Goiaba Caseiro

Esse doce de goiaba, ou compota é tão maravilhoso que nem da para acreditar que é tão simples de fazer. Agora que é época de goiaba dá para fazer de montão! O bom é fazer com a goiaba não tão madura senão ele fica mole demais. Quando a casca começa a ficar amarela é o ponto ideal.

Ingredientes:
1kg de goiaba;
500g de açúcar (refinado ou cristal);
250ml de água;
Suco de 1 limão.

Descasque e corte as goiabas ao meio. Retire as sementes (use pra fazer geleia, veja no fim do post). Leve ao fogo médio com o açúcar, a água e o suco de limão. Deixe ferver e vá testando o ponto da goiaba espetando com o garfo até estar bem macia. O tempo de fervura vai depender do quanto as goiabas estavam maduras. No meu caso foram 18 minutos.
Eu aaaamo doce de goiaba com queijo branco!!! Bom demais!

Pra fazer geleia passe a polpa por uma peneira pressionando bem e jogue fora as sementes. Para cada xícara de polpa obtida junte 1/2 xícara de açúcar, suco de 1 limão e 60ml de agua. Deixe ferver até engrossar.

O doce e a geleia duram 45 dias na geladeira em pote tampado (ou bem mais se for em vidros esterilizados).

 

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

5 Comments

Reinvente a parede da sua cozinha com painéis

Desmoldante Caseiro para Bolos