Essa receita foi totalmente modificada segundo a regra do “não tem tu, vai tu mesmo”.
A receita original pedia Castanhas do Pará, ameixas sem caroço e cerejas e eu não tinha nenhum dos três ingredientes, mas e daí? Cozinheiras tem licença poética para criar oras!
“Entonces”, misturei: 1 xícara de farinha, ½ xícara de açúcar refinado (usei adoçante culinário), ½ xícara de açúcar mascavo, 1 colher de café de canela, 1 colher de sobremesa de fermento em pó (tudo peneirado p/ ficar fininho tá?).
Juntei aos secos: 1 xícara de amêndoas sem cascas (picadas displicentemente), 1 xícara de passas negras e brancas (deixei de molho na água com rum por 10 minutos), 1 banana nanica picada. Misture tudo até ficar parecendo uma farofa seca. Bata (com o garfo mesmo) 2 ovos grandes, ou 3 pequenos, adicione uma colher de sobremesa de essência de baunilha e junte ao restante dos ingredientes.
Coloque a mistura em forma untada e enfarinhada (ele não cresce muito) e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos. Parece que vai dar errado, mas dá muuuuito certo e fica lindo! O próximo farei com damascos, cerejas, ameixas e castanhas do Pará (que agora se chamam Castanhas do Brasil).
15 Comments