in , ,

Focaccia de Abobrinha com Massa Integral

Uma das coisas mais gostosas que comi nos últimos sei-lá-quantos-anos! É light, mas ó, não adianta nada comer um pedaço do tamanho de um travesseiro (igual eu fiz)!
Mas vamos à receita que com essa história de sorteio esse blog estava um tanto quanto fora dos eixos!

Cobertura:
– Molho de tomate (pronto ou caseiro);
– 4 abobrinhas italianas picadas bem miúdas;
– 2 dentes de alho;
– queijo muçarela (é com “ç” mesmo);
– queijo parmesão ralado;
– 1 pote de requeijão light ou qualquer queijo cremoso.Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de azeite e frite 2 dentes de alho espremidos (ou picadinhos), antes de dourar adicione as abobrinhas e refogue por apenas 2 minutos. Polvilhe sal e pimenta (usei branca moída na hora). Reserve.

Massa:
250ml de água morna;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (usei o instantâneo);
3 colheres (sopa) açúcar;
1 colher (sopa) sal;
1 ovo;
200g de farinha de trigo integral (aproximadamente);
200g de farinha de trigo branca (aproximadamente);
1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha (fica próximo dos fermentos no supermercado).

Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento, adicione a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Na sequencia, some o ovo, o sal, o melhorador e vá adicionando as farinhas aos poucos, mexendo sempre. A massa estará boa quando estiver levemente pegajosa. Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima, de preferência em local abafado (eu ligo o forno e deixo em cima do fogão).
Após o descanso da massa, unte com óleo uma assadeira ou refratário grande e vá ajeitando a massa no fundo, abrindo com as mãos. A espessura deve ser de no máximo 1 dedo pois ela cresce muito. Faça furinhos na superfície da massa pressionando o dedo (acho que é só charme mesmo).

Espalhe sobre a massa (ainda crua) uma camada fina de molho de tomate, uma camada também fina de muçarela ralada, bolinhas de requeijão (o de sua preferencia), a abobrinha cozida (deve estar fria), queijo parmesão ralado, regue com azeite e leve ao forno por cerca de meia hora em temperatura de 200º.Mas fique de olho, porque cada forno é de um jeito, combinado?

Ó… num dá p/ falar o quanto é bom não… faz e me conta depois!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

20 Comments

Compota Light de Maçã

Copinho Romeu e Julieta