Torta de Chocolate com Avelãs

Fizemos essa torta na casa da minha mãe e ficou bem gostosa, então vou dividir com vocês. Uma sobremesa bonita e fácil de fazer. Até quem só entra na cozinha p/ beber água vai fazer sem dificuldade!  É só acompanhar a receita.

Para a massa:
Triture no liquidificador ou processador 300g de bolacha de leite ou similar até virar uma farofinha.
Em um recipiente, despeje a farofa e acrescente 6 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida (ou um pouco mais) até dar liga.
Pegue uma porção da massa na mão e aperte, se formar um bolinho está no ponto.
Forre uma assadeira de fundo removível apertando a massa no fundo e nas laterais (pode ser num refratário de vidro ou louça se não tiver essa assadeira). Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 10 minutos. Deixe esfriar.

Para o recheio:
200g de chocolate ao leite;
200g de chocolate meio amargo;
1 colher de sopa de mel;
1 colher de sopa de essência de rum;
400 ml de creme de leite;
1 envelope de gelatina sem sabor.

Derreta o chocolate no microondas em potência baixa para não queimar. A cada 20 segundos tire do microondas e mexa com vigor. Repita o processo até derreter todo o chocolate.
Hidrate a gelatina conforme instrução da embalagem.No liquidificador, coloque o chocolate derretido, o creme de leite, o mel, a essência e a gelatina. Bata bem e despeje sobre a massa fria. Leve à geladeira por 2 horas.

Triture 100g de avelãs (pode ser nozes ou outra castanha) e cubra a superfície da torta. Aí colega é só se jogar na decoração. Usei damascos e cerejas. Infelizmente não tirei foto da torta fatiada, mas manja uma torta cheia de furinhos com gosto de trufa que derrete na boca? É essa mesmo!

11 comentários abaixo sobre Torta de Chocolate com Avelãs

  • Avatar micas disse:

    Passei para lhe desejar um feliz natal na companhia dos seus familiares e amigos. Um beijo do tamanho do mundo, FELIZ NATAL AMIGA

  • Tatiana

    Feliz Natal e um doce Ano Novo, prá vc e todos a quem vc ama!

    Bjos

  • Oi Tati, linda a torta!
    Aproveito para te desejar um Natal cheio de amor e fraternidade, e um Ano Novo repleto de acontecimentos maravilhosos!
    Bjos

  • Avatar Téia disse:

    Tati, pelo amor de Deus, esta receita matou…a todos nós de vontade. Ficou linda e a combinação é perfeita, amei, amei, amei. Um lindo Natal e um 2010 fantástico para você e família. Bjkas. Téia.

  • Avatar Cuca disse:

    Que torta linda! óptima!!!!
    Feliz Natal para si e para sua família!!
    Beijos*

  • Avatar Téia disse:

    Tati, pelo amor de Deus, esta matou. Para mim é a combinação perfeita, chocolate e avelãs tem no céu,tenho certenha. Bem prática e linda, esta deve aparecer pelo Banquetes. Bjka e feliz natal.

  • Avatar Abelha Maia disse:

    Bem ficou linda, parabens.
    Feliz Natal, tudo de bom, para ti e para a tua familia, gostei muito de te "conhecer".
    bjssss

  • Avatar Scaf disse:

    bem que tarte tao bonita adorei
    tem um Santo Natal xeio de amor ,alegria e muita saude beijos

  • Avatar Fatias Douradas disse:

    Nada melhor que esta tarte inspiradora/tentadora e colorida como cenário para te desejar um Santo Natal, quentinho (já passai um Natal no Rio e sei o que é ir à praia e tomar banho de mar no dia de Natal!)e doce.
    Feliz Ano Novo!
    Bjs

  • Avatar SUELY PERES disse:

    Tati que torta maravilhosa, creio que vou copiar sua receita para fazê-la nas festas que ja estão chegando, pq amei e a apresentação esta dez. Te desejo um feliz Ano Novo e muita paz . beijinhos

  • Avatar Fabiana disse:

    É Tati, bem fácil e saborosa!
    Bjão !