Bolo Light de Maçã, Passas e Castanhas

Mais uma das minhas invenções. Continuando nessa onda light porque a coisa tá feia por aqui colega! Peguei a maravilhosa receita do bolo de iogurte e transformei em uma versão light e mais saudável e embora seja feito com um pouco de farinha integral, continuou macio e super saboroso!

Na receita abaixo, sempre que eu falar em “copo” estarei falando do copo do iogurte natural que é o que você vai usar como medida, combinado?

Ingredientes:
1 iogurte natural integral
1 copo de farinha de trigo branca
1/2 copo de farinha integral
½ copo de leite
4 colheres de sopa de óleo (usei canola)
2 ovos
1 copo de adoçante em pó para uso culinário
½ copo de açúcar mascavo
1 colher de café de canela
1 colher de sopa de fermento em pó
1 maçã sem casca em pedaços
1/3 de copo de uvas passas
½ copo de castanhas de sua preferência picadas grosseiramente (usei do pará, nozes e amêndoas)

Esse bolo eu bato na mão mesmo, pois a massa é leve. Faça a base do bolo misturando em uma tigela grande: o iogurte, o leite, o óleo e os ovos. Some as farinhas, o adoçante, o açúcar mascavo, a canela e o fermento em pó.Em outro recipiente misture as passas, a maçã, as castanhas e uma colher de farinha de trigo. Vai parecer uma farofa. Na seqüência incorpore à massa. Isso impede que esses ingredientes fiquem no fundo da forma quando o bolo assar.

Leve para assar em forma untada e enfarinhada (se for de silicone não precisa) em forno pré-aquecido em 200º. O tempo depende de cada forno. Use o trucão do palito (espeta um palito de dente, se sair limpo, ta pronto!).
Polvilhei um pouco de açúcar e canela por cima, mas foi só frescurinha, não precisa se quiser mais magrinho.

Rende 10 fatias, com 182 calorias cada.

P.S. Quem não quiser fazer a versão light é só usar açúcar na mesma quantidade do adoçante. E para a versão “diet” substitua o mascavo por adoçante culinário.

34 comentários abaixo sobre Bolo Light de Maçã, Passas e Castanhas