Capeletti Caseiro

É totalmente possível fazer massa em casa, mesmo sem cilindro. E o melhor: é fácil!! Um pouco trabalhoso dependendo do tipo, mas o prazer de comer massa fresca que você mesmo preparou compensa!Quando eu compro carne moída (sempre compro patinho), gosto de temperar com antecedência, e não durante o cozimento como a maioria das pessoas faz.

Faço isso porque assim ela ganha uma enorme versatilidade: faço hambúrguer, almôndegas no forno, o que der na telha. Tempero com alho espremido, sal, pimenta, salsinha, azeite, mostarda e molho de soja (shoyu).

O recheio do capeletti rende horrores porque você usa um tiquinho de nada em cada um, então as sobras eu fiz bolinhas e levei para assar. Essa receita é para 2 pessoas.

Para o recheio do Capeletti:
Usei 200g de carne moída temperada e 1 ovo.
A receita pedia para processar, mas usei o mixer e deu super certo. Fica com consistência de um patê grossinho.

Para a massa:
1 copo de requeijão de farinha de trigo;
2 ovos;
1 pitada de sal.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Se preciso coloque mais farinha. Eu gosto de bater os ovos antes e ir colocando aos poucos, assim se a massa ficar seca consigo adicionar por exemplo, 1/2 ovo.

Polvilhe uma superfície com farinha, abra a massa com um rolo e apare as beiradas formando um quadrado. Com as aparas de massa dá p/ fazer mais uma leva repetindo o processo.Corte quadrados com cerca de 5 X 5cm (mais ou menos).

Coloque um tiquinho de recheio e feche formando um triângulo. Eu gosto de molhar os dedos e passar nas bordas antes para fechar melhor.Junte as pontas do triângulo e dobre para trás a pontinha que ficou para cima (veja a foto).


Coloque bastante água com sal para ferver e adicione os capelettis. Depois que eles subirem e ficarem boiando na superfície, deixe mais 2 minutos. É só servir com o molho de sua preferência. Servimos com molho ao sugo e mussarela porque estamos “pegando leve” na comilança!

Dica: Quanto mais fina ficar a massa, mais gostoso fica. É importante dizer que eles “crescem” bastante depois de cozidos.Também devo dizer que sobrou 2/3 do recheio!

64 comentários abaixo sobre Capeletti Caseiro

  • Avatar Núbia Lago disse:

    Olá, estou fazendo capeletti para vender mas estou com um problema e queria ajuda. O recheio está umedecendo a massa, deixando-a mole e rasgando. Que sugestão me dá? Tenho que deixar o recheio seco? Ou deixar os capelettis prontos já secar mais? Obrigada!

    • ele tá rasgando a massa antes de congelar ou durante o congelamento? Vc está fazendo o recheio como esse meu ou outro?

    • Avatar Silvana disse:

      Oi Nubia! Cresci vendo minha mãe fazendo capeletti e o truque dela era misturar um pouco de farinha de rosca no recheio. Fica mais firme e o sabor não se altera!

    • Avatar Silvana disse:

      Esqueci de te falar que os ingrdientes do recheio são refogados viu?!

    • Avatar Maria Eugenia disse:

      Eu indico usar o recheio mais seco e frio para rechear.

  • Avatar Helen disse:

    Olá !

    Fiz os capelettis hoje para o almoço, ficaram super duros … Que jogasse na cabeça de alguém, matava ! O que sera que fiz de errado?

  • Comi hoje, pela promeira vez, um capelletti, destes mesmo congelados. Já gostei de cara e quando vim procurar uma receita, dei de cara com esta: Bem explicada, fácil e com ilustrações!! Uma maravilha pra quem nem sabia o que era a tal massa. Obg. Vou testar pro jantar!

  • Avatar Renata Genari disse:

    Ola….Acabei de fazer, mas o recheio eu fiz com carne moida refogada, ficou uma delicia todo mundo aqui em casa gostou e repetiu :), mas to querendo comprar akelas maquininhas pra deixar a massa fininha pq no rolo é cansativo rs.

  • Olá Tati, bom dia!
    Amei a receita, adoro seu blog tbm.
    Mais fiquei com uma duvida, a carne é utilizada crua pra rechear ?
    Desde ja agradeço sua atenção e tbm por todas as receitas incríveis q peguei aqui!

    Patricia

    • Oi Patrícia, sim é carne crua, temperada conforme citei no começo do post e com um ovo. Se possível processar. Como vai pouquinho recheio ele cozinha com o calor da fervura, ao cozinhar a massa.
      Bjs

  • Tati, só eu mesmo, hoje vim pra frente do computador com o meu caderninho de receitas, pra anotar a receita do tempero do frango clássica e de um molhinho básico de salada que você postou em janeiro, pra eu não precisar ligar o computador toda vez que vou fazer frango ou que o molho da salada acaba.
    Me diz, procurei no google receita de capeletti caseiro e vim parar aqui de novo.
    Esse teu blog é uma enciclopédia de culinária, agora vou apelar pra área light, que eu e o maridão estamos tentando fazer um regiminho.
    Beijos e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho com o blog!

  • Avatar fatima disse:

    ola quero que me mande algumas receitas de recheio,adorei a maneira de fazer a massa e dobrar,eu ja faço o talharim p/ vender.
    obrigada.

  • Jacqueline nunca armazenei, só faço p/ comer na hora, mas já me disseram que dá para congelar já cozido. Mas fico devendo informações mais precisas.
    Bjs

    • Massa fresca você cozinha, escorre, coloca um fio de óleo e pode deixar na geladeira, sem conheça, por cinco dias.

    • Avatar Maria Eugenia disse:

      Dou uma dica para congelar coloque um saco plástico no fundo da assadeira e coloque o capeletti já cozido e passado na água fria para parar o cozimento. Coloque 1 ao lado do outro coloque no congelador e depois de congelado embalembale em saco plástico.

    • Obrigada pela dica!

  • Avatar Anônimo disse:

    Oi Tati, conheci agora o seu site, maravilhosoo!!! Em relação a essa massa, qual a durabilidade??? quantos dias eu posso conservá-la na geladeira??? Jacqueline

  • Avatar Anônimo disse:

    Muito boa noite… recentemente fiz uma grande descoberta!!!! seu blog… realmente as receitas são muito bem explicadas, sou recém casada e procuro fazer meu melhor na cozinha para que meu marido não sinta tanta falta da comidinha maravilhosa da minha sogra….parabéns e sucesso!!! Ingrid

  • Avatar rita alves disse:

    tatiana, parabéns o blog é uma delícia vou fazer o capeletti caseiro vc é nota 1000 bjs.

  • Avatar Anônimo disse:

    Querida, amei sua receita, fiz ravioli outro dia e agora , com sua dica maravilhosa, vou fazer capaletti.
    Ah! Também adorei sua resposta para a anta que visita seu site, pega receita, e ainda faz perguntas idiotas, sem comentários…Oparabéns mais uma vez!

  • Avatar Lívia disse:

    adorei sua receita é rápida e gostosa.

  • Avatar Luciana disse:

    Tatiana adorei essa receita,estava procurando fotos do passo a passo e só achei coisas complicadas,esse está super legal amei o que é bom tem que ser compartilhado vou indicar no meu blog
    Obrigada
    Luciana

  • Oi Tatiana!
    É, essa receita me fez lembrar o quanto é gostoso comer massa caseira…
    Tanto tempo que não como…
    Adoro massas no geral!
    E é bom ter uma receitinha assim para fazer pequenas quantidades, assim a gente não precisa ficar calculando as frações da receita pra 1Kg de trigo, que é o que normalmente encontramos.
    Valeu mt! Bjs

  • Avatar Drika disse:

    Menina, ficaram lindos! Parabéns!

  • Avatar Luciana disse:

    Nooossaaa Tati, que delícia!!! Realmente massa caseira é muito melhor, eu nunca fiz… um dia vou experimentar… deu água na boca!
    Sabe que eu tô a um tempão querendo comprar um moedor de pimenta desses de madeira, mas só acho com preço bem salgado… mas com certeza deve ser muito melhor que a pimenta vendida já moída.
    Bjos, Lú.

  • Avatar Rachel disse:

    Tati, gostaria de ter essa sua paciência…fazer capeletti um por um, não é comigo, mas sem dúvida que o sabor é incrível, massa caseira é bem melhor!
    Afoto do prato pronto está de dar água na boca…Parabéns!!!

    Bjuss!!!

  • Avatar Dani Franken disse:

    Tati, agora sou eu que faço as pergunta idiotas:

    1) Processo a carne crua?

    2) E o ovo cru com a carne, como?

    Tbm pode responder aqui mesmo que eu 'vórto'.
    bj
    Dani

  • Avatar Cuca disse:

    Adorei o seu passo a passo!!! Mas mesmo assim ainda não tenho coragem para me aventurar a fazer massa em casa… Mas o aspecto é óptimo!!
    Beijos*

  • Avatar Mary disse:

    Olá,Tati!
    Que massa deliciosa,com um aspecto excelente,e decerto muito saboroso. O aspecto é bastante convidativo!

    Bjinhos,
    Bom Fim de semana

  • Espectacular!!!
    Adoro massas…para esta é preciso uma boa de dose de paciência…mas o resultado compensa!
    Bjinhos

  • Avatar Vero disse:

    Muito Obrigada! … Você responde muito rapido! 😀

  • Vero

    Obrigada por acompanhar o blog!
    Acho que usar apenas farinha integral deve ficar uma massa muito pesada, mas usar uma parte de farinha integral e uma de farinha branca deve dar certo sim.
    Bjs

  • Avatar Vero disse:

    Oi, Tatiana…eu sigo seu blog desde argentina…adoro seus receitas…sabe se da para fazer os capelettis com farinha integral? Obrigada, Vero.

  • Letícia, anônimo e que mais interessar…

    Me desculpe se eu fui grossa. Comunicação escrita é assim. A gente interpreta mal às vezes.
    Você foi "econômica" no seu comentário e abriu precedente para interpretações errôneas.
    Sorry, se foi o caso.

    Eu erro várias vezes…. que bom… a perfeição deve ser tão chata! Mas sempre peço desculpas se achar que devo. Me desculpe, mas não consegui adivinhar sua intenção.

    Assunto encerrado.

  • Avatar isabel disse:

    Tatiana, as coisas que você me tem ensinado menina!! Feliz dia que descobri este blog!
    beijinho e muito obrigado!!

  • Avatar Mari Serezani disse:

    Oi Taty..
    Adorouuuro capeleti e o seu ficou maravilhoso…
    Deu agua na boca!
    Vou tentar encarar uma massa caseirinha aqui..
    Vamos ver se mando bem!
    Bjão linda
    Fica com Deus

  • Avatar Anônimo disse:

    achei q o "Dúvidas? Críticas? Sugestões? Elogios? Manda bala! Comenta!" significava um canal aberto para comunicação.

    sua atitude foi péssima!

  • Avatar Letícia disse:

    tatiana, eu nao estava julgando se era certo ou errado vc fz propaganda… soh queria saber se era financiada ou nao pra saber se eu ia comprar ou nao o produto… pq vejo q vc indica mt, queria saber se era amor demais pelo produto…

    sempre segui seu blog assim como sigo a vaaarios outros pelo meu reader, mas no meio de tantos posts fiquei com preguiça de procurar o começo da parceria pra reler o post, por isso perguntei aqui. esperava um tratamento melhor. nao precisa ser GROSSA!

    nao sou "NÊGA".

  • Avatar Tamy disse:

    adoro massa caseira… mas como vc já deve saber… marido quebrou o rolo de macarrão aqui de casa!!!!

    beijok

  • Adorei o passo-a-passo e a explicação,…
    Óptima sugestão….
    Beijinhos

  • Avatar Márcia disse:

    Adoro capeletti, se for caseiro melhor ainda!!! desse jeito td explicadinho que vc fez, ficou facinho de entender como fazer….super simples…vou fazer, bjs.

  • Avatar Eliana Pessoa disse:

    TATI ADORO MASSA QUANDO FAÇO MASSA FRESCA GOSTO DE FAZER TALHARIN PORQUE ME ENROSCO TODA COM OS MODELINHOS NUNCA CONSIGO ACERTAR! KKK
    BJIM

  • Avatar Gina disse:

    Tati, fiquei com muita vontade de fazer capeletti. Seu passo a passo está muito bom.
    Já fiz algumas massas e não tem comparação com as industrializadas.
    Além disso, quando a gente faz em casa, dá pra caprichar mais no recheio, já que os comprados não vem quase nada dentro…
    Bom final de semana!

  • Tati, adorei os capelettis, ficaram lindos! Que capricho o seu! Também adoro fazer massa caseira, mas faço mais as massas longas. Das massas curtas quando faço é ravioli que acho menos trabalhoso que o capeletti. Essa sua massa deve ficar divina em sopas, vou testar com certeza.
    Bjinhos

  • Tati estou indo daqui a pouco fazer uma massa caseira vou ficar de olho nas suas dicas, porque quando faço uso a máquina de macarrão, que é pesadona, mas uma blogueira falou que dá prá fazer na MFP, então vou tentar, acho um pouco duro de amassar.A sua ficou na conta!
    Depois te conto da minha!
    bjs

    Maura

  • Avatar Abelha Maia disse:

    Tati, parabens pela massa caseira, tudo perfeito, e muita paciência…hehe.
    Eu carne tb tempero e deixo a ganhar gosto.
    Tu 5 estrelas.
    bjsss

  • Oi Tati, estou na Itália ha' 2 anos e até hoje nao fiz "una bella pasta" na minha casa – que vergonha!
    Perfeitos teus Capeletti!
    Bjos
    Léia

  • Avatar Bá Maglia disse:

    Tati, que massa linda!!! E o molho?! Uma lindeza só!

    Beijos

  • Avatar Talula disse:

    Tatiana, tem feito tanto calor aqui, que meu cilindro está esquecido…
    Massas só no outono!
    Mas cá entre nós, eu adoro um cappeleti!

  • Como é fácil, caramba, nunca imaginei que fosse assim tão fácil, a foto ficou um petáculo em amiga, fala sério, amei! Comia muita massa caseira quando minha vó era viva, o macarrão dela era demais! Bjinhos

  • Avatar Iliane disse:

    gostei do passo a passo de fazer a massa..com certeza..massas feitas em casa são as melhores!!bjus querida..li

  • Avatar Danieli C. disse:

    Receita maravilhosa, ainda mais para a "gringa" aqui! Vou fazer com certeza. E que barbada! Beijos

  • Avatar SoraiaSilva disse:

    Que comidinha gostosa amiga :p
    Beijinhos*

  • Que óptima explicação, e que refeição fantástica!
    Obrigado.

  • Avatar Larana disse:

    Uma receita que vou ter que levar comigo, pois cá em casa adoramos estas ideias originais e super simples.

    Uma perguntinha minha querida, estou a pensar em fazer a massa na mfp, achas que terá o mesmo efeito?????

    Beijinhos doces:))

    http://www.laranaetachos.blogspot.com

  • Letícia,

    Se você acompanhasse o blog desde o início saberia da minha parceria com a Tirolez.
    Eu indico porque confio e consumo, assim como já indiquei vários outros produtos.

    O que eu ganho?
    – Dividir informações sobre bons produtos
    – Possibilidade de sortear produtos execelentes paras as pessoas do BEM (ou não) que estão sempre por aqui.

    Ah, quer saber?
    Não lhe devo satisfação sobre o que eu indico ou não aqui, até porque quem paga o provedor sou EU nêga!

    • Avatar Gi disse:

      Morri de rir!!!!
      E vou morrer de comer essa massa porque sempre achei que era complicadérrimo e a sua é muito fácil! (Sou meio preguiçosa para cozinhar!)

    • Palmas para Tati!
      Hoje vou fazer capeletti pro almoço.
      Beijo!

  • Avatar Dani disse:

    Nunca fiz capeleti, mas comidinha caseira é a melhor! =)

    Beijo

    Dani
    http://danielasbistro.blogspot.com/

  • Avatar Yuri Stávale disse:

    Adorei! Amo fazer massas caseiras, mas nunca tentei o capeleti!
    beijos

  • Avatar Leticia disse:

    vc ganha alguma coisa pra fazer propaganda da tirolez? vi vááárias indicações sobre a tirolez em varios posts 🙂

  • Avatar Fe. disse:

    Tati, massa caseira é outra coisa mesmo…geralmente eu faço talharim…sempre achei que capeletti fosse mais complicado…sabe né…dobra pra cá , dobra pra lá..rsrs….o outro é cortar e pronto..hehe..mas com esse seu capricho e essa foto linda dá até animo de fazer!!

  • Avatar Fofinha !!! disse:

    Ola

    Amei a receita, e só nao vou fazer por enquanto por causa que vou querer comer muito..rsrs
    Mais assim que der vou mesmo fazer, adorei o passo a passo, e meu deu ate agua na boca.

    Bom fds!!