Pudim de Leite em Pó

Esse pudim já foi feito nos primeiros dias de vida desse Blog, mas achei que super valia à pena dar a receita de novo porque é incrívelmente boa, fácil e light. Ela tem exatamente a metade das calorias do pudim de leite condensado e sinceramente acho o sabor praticamente igual.

Bata no liquidificador: 14 colheres de sopa de leite em pó (usei desnatado). 400 ml de água fria. 3 ovos. 1 copo de açúcar (usei adoçante culinário em pó).
Coloque em forma caramelizada. Asse em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Como eu faço o caramelo: Na própria forma, que é de alumínio com buraco no meio, coloco 2 colheres de sopa cheias e de açúcar e coloco a forma na boca do fogão em fogo baixo. Vou mexendo até todo o açúcar derreter e ficar dourado.

Como faço o banho maria: Antes de começar a receita coloco 2 litros de água para ferver (no fogão), ligo o forno em 200º para pré-aquecer. Coloco a forma do pudim (já caramelizada e com o pudim líquido dentro) dentro de outra forma redonda e maior e despejo a água que ferveu dentro de modo que o pudim fique com cerca de 3 dedos de água em volta dele. Deixo mais um pouco de água fervendo no fogão e a cada 30 minutos abro o forno e coloco um pouco mais (pois evapora).

Para desenformar: Deixo esfriar, coloco na geladeira por 1 hora. Passo uma faca só nas bordinhas e viro daquele jeito “clássico” no próprio prato de servir.

Não é exatamente um doce light, porque a calda de caramelo tem que ser com açúcar mas é bem menos calórico do que com o leite condensado, e fica maravilhoso!

85 comentários em “Pudim de Leite em Pó”

  1. Gente alguem me explica oque ouve eu caramelizei o açúcar e quando coloquei o liquido do pudim o caramelo subiu e empedrou eu puis assim mesmo no forno mais imagino que no meio do pudim vai ficar com algumas pedras vixi

  2. Boa noite, achei super interessante essa receita, mas gostaria de saber se há possibilidade de estar substituindo o leite em pó por leite liquido, dai não precisaria colocar a água. Será que daria certo?

  3. Oi, Tati. Só uma dica pra esse pudim ficar um pouco mais light: se a pessoa não quiser usar açúcar, dá pra fazer a calda com frutose. O modo de fazer é igual.

  4. Tati, obrigada por esta receita. Fiz ontem para o dia das mães e não quero mais outra coisa na vida. Achei muito gostoso. Não é idêntico ao de leite condensado, mas não deixa nada a desejar. Uma alternativa PERFEITA para os diabéticos ou pra quem está de dieta e é louco por doces. Uma ideia que estou matutando aqui é usar leite ao invés de água e diminuir a qtdd de leite em pó. Será que rola? Só testando pra saber, né?! Mas acho que deve dar certo. Tenho muita satisfação em colocar suas receitas no meu tão estimado caderninho de receitas. Sugestão: vc poderia colocar login com o Facebook nos comentários aqui, né?! 😉 Bjs

  5. Antes de mais nada parabéns pelo blog, acho divino…
    Tenho uma dúvida em relação a medida do copo de açúcar…você usou como medida o copo de requeijão..??…bjosss

  6. Meu pai ama pudim de leite condensado, domingo ele vem em casa, vou fazer e não vou falar que é de leite em pó….vamos ver se ele percebe…rs
    Sou fã do seu blog desde 2011 quando vi pela primeira vez, passo por aqui todos os dias, mas eu não conseguia comentar porque não tinha conta no google. Parabéns pela forma sincera e honesta que comanda o blog, acho que esse é um dos segredos do sucesso!

  7. Oi! Recentemente fiz um pudim de leite condensado diet e usei o adoçante culinário pra fazer a calda, usei a frutose e acredito que foram 4 colheres, derreti na forma mesmo e coloquei pra no forno em banho-maria por 1h 10 e ficou tão bom quanto o açúcar.
    Abraços!

  8. Oi querida, amei teu blog!!! Estou te seguindo. Coloquei esta receita no meu blog, mas com os créditos viu? Tem algum problema flor? Depois me faça uma visita, vem conhecer meus blogs e parabéns por este blog maravilhoso e delicioso, tudo de bom!
    Beijos Vivi

  9. Maravilhoso !!!!
    nunca experimentei um tao gostoso
    melhor do q com leite condensado
    Particularmente não comia pudim feito assim pq uma vez comi peguei nojo ……kkkkk de tao ruim kkkkkkk
    Achava q todos era assim !!
    valeu por compartilhar
    APROVADISSIMO!!!!!!!!!!!

  10. Já tenho essa receita a alguns anos e nunca fiz o tradicional de leite condesando essa se supera é demais esse eu indico mais prefiro fazer com açucar mesmo e leite em pó normal…

  11. eu fiz e até me surpreendi de ter dado certo, não tenho lá muito mão pra cozinha! haha
    ficou uma delícia e todo mundo aqui em casa adorou =DD
    Parabéns pelo blog!
    Eu a-do-ro!
    =**

  12. Tatiana de DEUS,
    esse pudim é tdb.
    è a sobremesa preferida do marido. Fiz logo 3 de uma vez. Ficou maravilhoso. Estou experimentando um monte de suas receitas. Só não gostamos do brigadeirão de microondas, mas, as outras que fiz foram aprovadíssimas. Delicisas, fáceis e com direito a um montão de bis. "rsrsrs"
    Bjos!
    Meiry – BH – MG

  13. Tatiana,

    Eu adoro pudim sem furinhos como o seu. Uma cozinheira de restaurante ensinou para mim o seguinte: eu ponho o banho maria com água fria, cubro o pdim com papel alumínio com o forno frio. Ao ligar o forno, ele deve ser colocado no mínimo (180º C).
    Adoro o seu blog!

  14. Simplesmente demais!!!!
    Tati adorei o resultado, não ficou nada atrás do de leite condensado, fiz ontem à noite e hoje desenformei e não resisti e tirei um pedacinho para experimentar, o resultado foi o pudim na medida certa, firme, açúcar no ponto e de lamber os beiços…kkk

    Obrigada pelas dicas, segui ao pé da letra.

    bjusss

  15. Tati,

    Que tamanho de copo eu uso?

    O adoçante culinario pode ser usado na mesma medida que o açucar?

    Depois das gafes do último fds eu to com medo de errar

  16. Sempre faço esse pudim aqui em casa, é um sucesso, além de facílimo de fazer. Concordo quanto ao sabor, é praticamente igual ao de leite condensado, só um pouco menos doce (o que eu prefiro).

  17. adorei o seu pudim, verei se o meu fica igual. realmente é bem menos calórico. quanto ao acampamento, parece até um cantinho da Fazenda Ipanema. Delícia de cozinha

  18. Tatiana,

    Fizeste muito bem em voltar a colocar este pudim aqui, nada como relembrar no blog coisas, boas, faceis e saudaveis. Vou ter de experimentar este pudim, adorei por ser bem mais leve.

    Beijinhos

  19. OLha só esse pedaço de pudim olhando p/ mim a essa hr da manhã, não dá p/ resistir, ele é lindo e gostosão!!
    Que delícia amiga, adoro pudim.
    Bjs,boa semana!!
    lena

Os comentários estão encerrado.