Arroz de Leite do Candidu’s

Perguntamos para várias pessoas onde nós poderíamos encontrar a comida típica de Mossoró e assim chegamos ao Candidu´s. Um restaurante simpático que existe há 30 anos no mesmo local. E segundo o proprietário, Seu Candido: “com o mesmo CNPJ”!

O arroz de leite é bastante comum nessa região, e parece a versão salgada do nosso arroz doce.
Para prepará-lo é simples. Cozinha-se o arroz na água, da mesma maneira como se prepara o arroz normal, porém sem cebola e alho, apenas com sal.  Na sequência coloca-se leite para ferver e adiciona-se o arroz pronto. Agora é só deixar o leite secar até o ponto desejado.
Segundo Seu Candido: “o segredo para deixar o arroz no ponto é adicionar água fervendo quando ele ficar muito grudento. Muita gente adiciona leite e isso o deixa cada vez mais sólido ao invés de soltar”.
Essa receita de arroz é suave e cremosa e acompanha bem a carne de sol, que é preparada no restaurante.
Seu Cândido explicou que hoje não é mais necessário utilizar grande quantidade de sal no processo já que todo mundo tem freezer ou geladeira em casa p/ conservá-la. Ele utiliza uma quantidade que apenas tempera, não sendo necessário o processo de deixar a carne de molho, ele explica:
“Sal não é tempero? Então! Tempero a gente põe, e não tira”!
Olha o Seu Candido aí posando com a carne que ele mesmo prepara! Um personagem bacana dessa nossa história aqui em Mossoró!