Bottarga

O universo gourmet é como o mundo da moda. Vira e mexe aparece um ingrediente ou um prato que vira o hit do momento (tempos atrás a pupunha reinou absoluta, lembra?). E parece que a onda agora é a Bottarga.
Não conhece? Nem eu! Pessoalmente não!
Mas, enfim, Bottarga são ovas de tainha retiradas artesanalmente com a membrana, levemente prensadas e defumadas (parece uma “língua” obscena, ui!). São servidas granuladas sobre algum prato (tipo caviar) ou em fatias.
Eu ainda não provei por falta de oportunidade ($$$$). E confesso que também não estou morrendo de vontade, porque vamos combinar que não é a coisa mais apetitosa do universo!  E como diz uma amiga minha: “Iguaria é uma coisa ruim que todo mundo finge que é bom”. Será?

Imagem: http://www.italianfoodnet.com/

14 comentários abaixo sobre Bottarga

  • Avatar dalva disse:

    Eu comi ovas de tainha minha infancia e adolescencia toda,morava em santa catarina , meus tios e avos eram pescadores,era muito normal tanto que comíamos as ovas fresquinhas fritinhas com farinha torradinha.
    Tudo era muito bom,meu avô tinha engenho e eles mesmo ralavam a mandioca e faziam a farinha.
    Minha vó tomava muito cuidado na hora de limpar o peixe pra elas não estourarem.
    Depois que vim pra SP nunca mais comi,já faz uns 30 anos.
    Eu juro que é deliciosa.
    Bom final de semna

  • Anônimo: a pupunha tb existia desde que o homem é homem… mas dizer se veio p/ ficar ou não…daqui 1 ano a gente conversa!
    E realmente não é dos ingredientes mais caros, mas tb não é barato.
    Bjs

  • Avatar Anônimo disse:

    Nossa, me perdoem!!! Um produto de mais de 3000 anos, super tradicional no Mediterrâneo, que tem uma história e tradição, agora é 100% brasileiro,elogiadíssimo pelos grandes chefs (Veja depoimento no youtube do chef Alex Atala),não é uma modinha e muito menos um damasco, é uma iguaria que veio para ficar,não é cara pelo que rende (7 gramas por prato)e que tem um sabor de mar… Vocês deveriam provar e conhecer melhor esta iguaria pois é uma delícia e dá requinte a qualquer receita!!!

  • Avatar Dani Etoile disse:

    Hahahahahaha adorei a frase de sua amiga!
    beijocas,
    Dani

  • Avatar Vicentina disse:

    Tbm pensei que fosse algum doce feito com damasco pela cor.
    Bjs

  • Outro dia vi num programa uma receita com essa "iguaria" e o chef comentou q seu sabor se destaca sobre tds os outros ingredientes,,,p usar com calma!!!Não me empolguei mto,não!!!Rsrsrsrs….Bjão

  • Avatar Lara Urso disse:

    Tati vou confessar que tb não me interessa muito isso,mas depois do depoimento da Tata acho que vou experimentar.

  • Avatar Tata Nani disse:

    Ja comi quando morei em Florianópolis, hein Tati, onde a Tainha reina absoluta em certos meses do ano, e garanto que é uma delícia. Mas, muito mais comum, é comprar a "bichinha" fresca, fiz muita farofa com elas picadinhas, pra rechear a própria tainha assada. Bom de doer!
    Beijao,
    Tata

  • Hahaha, adorei a frase da tua amiga! Pra mim comida chic é aquela que é deliciosa e satisfaz. Nem caviar eu como porque acho o sabor muuuito forte pro meu paladar, além do que tenho muita dó das bichinhas (as tainhas)que são partidas ao meio só para terem seus ovinhos retirados de dentro delas, ô dó! Podia voltar a ser hit o arroz com feijão e os leguminhos né?
    Beijos,
    Fabi

  • Avatar Abelha Maia disse:

    Muito obrigado pela partilha, não conhecia, nunca tinha ouvido falar.
    bjsss

  • Avatar Mah disse:

    tô com a Carol, eu também achei que fosse damasco rsss

    Tatiiiii

    minha flor de sal chegou!!!
    muitíssimo obrigada pelo carinho viu.

  • Avatar Quéroul disse:

    tava achando legal quando pensava que era damasco.
    não tenho nojinho pra essas coisas – eu gosto de caviar, por exemplo – mas achei esse troço tão, mas tão esquisito… hahaha.

    😉

  • Avatar Crica Ribeiro disse:

    Quando vi, me deu vontade de comer… marrom glacê, rs… aquele "falsi" de latinha mesmo… rsrsrsrsrsss…

  • Adorei a frase da sua amiga!! Pode ser sim!!!
    Obrigada pela dica… mas acho que vou esperar a próxima… já provei caviar e não gostei… levando em consideração que são ovas de tainha… melhor não deve ser. Abraço