
Bolinho de Atum Assado: Petisco Light
Essa é mais uma receita que eu já dei aqui no blog, mas acabei aprimorando algumas coisas então vou postar a versão final do bolinho.
A primeira coisa que eu modifiquei foi a maneira de cozinhar a batata. Se você vai fazer uma receita que precisa de uma batata bem sequinha, a melhor maneira é descascar, picar em pedaços grandes, colocar em um saquinho (qualquer saquinho transparente), fazer alguns furinhos no saco plástico, amarrar e levar ao microondas.
Quem me ensinou a fazer assim foi a Elen, uma chef de cozinha que conheci no concurso do Hortifrut Oba. Para cozinhar 2 batatas médias, no meu microondas, em potência máxima, levou 4 minutos.
Agora vamos à receita:
2 batatas médias cozidas
1 lata de atum (uso o sólido ao natural)
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
Ervas (secas ou frescas) de sua preferência
sal e pimenta do reino (o quanto você achar necessário).
Se você tiver processador, manda tudo para dentro e processa até virar massa. Se não tiver, amassa a batata como se fosse fazer purê e junta o restante dos ingredientes. Esprema muito bem o atum para que ele fique totalmente sem água ou sem óleo senão o bolinho fica mole, certo?
Para enrolar, passe azeite nas mãos e faça bolinhas. Leve ao forno e quando a parte que está em contato com a assadeira formar uma casquinha, vire para formar do outro lado. Esse bolinho é muito delicado, vire com cuidado.
Servi com creme de espinafre. Para ver a receita do creme, clique –> AQUI
67 comentários abaixo sobre Bolinho de Atum Assado: Petisco Light
eu fiz no formato de hambúrguer, usei babata doce e fritei na frigideira antiaderente mesmo, não precisou de nada para untar, ficou com a casquinha e muito saboroso, obrigada por compartilhar essa maravilha!
Ola Tatiana…gosto muito do seu blog. Parabens!!! Adorei essa receita, quero fazer, porem nao gosto muito de microondas, vou tentar cozinhar as batatas no vapor. Depois conto…obrigada!!!
Obrigado pela resposta!Parabéns pelo blog.
Olá Tatiana,tudo bem?
Esse bolinho pode ser frito também? Não sou tão Light! Te
Obrigado!
Eu desenvolvi essa receita para fazer no forno mesmo, não testei. Talvez para fritar seja preciso empanar para ele não desmanchar, e quem sabe um pouco mais de farinha na massa, mas teria que fazer testes.
Será que se eu substituir abobrinha pelas batatas vai ficar bom?
Estou sem batatas em casa :S
acho que abobrinha nao vai dar liga, mas nunca testei.
Fiz e deu certinho. Troquei pela batata doce e coloquei uns pingos de azeite em cima de cada bolinho. Salvou meu jantar! Obrigada!
Você saberia me dizer quantas calorias tem essa receita?
Fiz e ficou delícia!! Aguardo mais receitinhas light!! Bjoss e parabéns!
Fiz esses bolinhos ontem e ficou uma delíciaaaaa!!!
Amo seu blog… Vou testar mais receitinhas!!!!
Vi essa receita pois estou de dieta e vou a um amigo x onde cada um vai levar alguma coisa. Queria levar algo light para não ficar aguando, mas também queria que as outras pessoas gostassem né. rrsrsrsr acha que esse bolinho é uma boa opção? Tem outra sugestão? Obrigada novamente!
É uma opção legal sim, faça uns molhinhos para acompanhar. Se quiser, segue outras sugestões:
http://www.panelaterapia.com/2013/05/torta-sufle-de-couve-flor.html
http://www.panelaterapia.com/2013/03/frango-colorido.html
http://www.panelaterapia.com/2013/03/salada-de-tofu.html
http://www.panelaterapia.com/2012/05/cheesecake-salgado.html
http://www.panelaterapia.com/2011/02/sanduba-no-potinho.html
Bjs
Deixa eu te contar: ontem meus pais apareceram de surpresa aqui em casa e lembrei dos bolinhos. Aproveitei pra testar. Sucesso total! Meu pai falou que pareciam bolinhos gourmet! rsrsrr
Eu acrescentei também um pouquinho de pimentão que tinha um resto já picadinho aqui e achei realmente bem gostoso e levinho.
Obrigada novamente.
Vou dar uma olhadinha nos links que você postou. 🙂
Beijos!!
Que bom que deu certo!!!!!!
:))
Será que fica legal se colocar em forminha de muffin? Deve ficar bonitinho…
Não sei amiga, a batata tem bastante água, não sei se funcionaria, tem que testar mesmo.
Bjs
Obrigada pela resposta. É a primeira vez que entro no seu blog, que delicada você!
Beijos
Imagina! É o mínimo que posso fazer para retribuir sua visita! Seja bem-vinda!
Bjs
Tati descobri seu blog hj e por acaso, mas estou apaixonada, rsrs. To na onda light e vi varias receitas q da p comer sem culpa. Otimo blog, Parabénss
Bem-vinda!!!
Maravilhoso!!!
Toda quinta-feira meu noivo e eu compramos uma boa garrafa de vinho e preparamos algo leve e delicioso.
Adoro suas receitas!
Cozinhar as batatas no microondas é uma idéia genial!!!parabéns!!
Ola, Bom dia
Eu estava navegando no Google
E encontrei o Panela Terapia
Muito bom o conteúdo, meus parabéns
Abraços
Atenciosamente
André Domingos Ferreira
Visite-nos
http://www.web10.net.br/
http://www.treslagoasms.com
Tres Lagoas MS – Brazil
Gabi, nunca tentei, tem que testar p/ ver se dá a mesma textura.
Bjs
pode trocar o atum por sardinha???
Tati vou comer comida de gente graças a vc
beijus
isso é que chamamos de criatividade!!! muito bom
Guria, fiz essa receita ontem. Meu marido, que é doente por atum, amou. Na verdade, eu dobrei a receita, fiz com duas latas de atum e usei mais batatas, porque as que eu tinha em casa eram menores.
Eu só não tinha ervas em casa, mas troquei por orégano, e ficou show.
Acho que nunca fiz uma receita tão gostosa e fácil em toda a minha vida! Amei!!
Parabéns, e obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas da cozinha!!
Depende anônimo, para radicais como vc provavelmente nem água é light!
Relax baby! A vida sem radicalismo é mais bonita!
Light??? Com batatas? rsrs O bolinho é muito bom, parabéns!
Encontrei hoje o teu blog e gostei demais.
Um beijao
Lu
Oi Ana, minha sugestão é nunca faça algo pela primeira vez num dia de festa kkkkkk…. seria bom você fazer para testar antes. De qualquer maneira rende umas 16 bolinhas pequenas. Orégano fica bom sim!
Bjs
Oi! Estou organizando uma reuniãozinha com amigos para o meu aniversário neste sábado e achei esta receitinha super bacana. Estas medidas utilizadas rendem quantas porções? Orégano é uma boa opção para incluir como erva?
Um abraço e parabéns!
Ana Paula
Faço as batatas no microondas assim, para amassar e não sujar nada é só colocar em outro saquinho sem furo e passar o rolo de macarrão, pronto batata amassada para qualquer receita sem sujar panela e amassador de batatas. )
Olá fiz estes bolinhos esta semana, a única diferença foi que coloquei temperos desidratados, assim não correria mesmo o risco de amolecer a massa, ficaram ótimos! Cris Ono
Chopp Kremer – isso mesmo, qualquer saquinho transparente serve.
Excelente receita mas o saquinho no micro ondas seria esses que colocamos legume no mercado??? Obrigado !!!!
Oi tudo bem!?!? adorei a receita!! mas estou fazendo a dieta da proteína, vc teria alguma sugestão pra substituir a batata por outra coisa? abçs…
Tati!!!
Tudo bem?
Primeiramente gostaria de dizer que adoro seu blog.
Gostaria de saber se as batatas desta receita podem ser cozidas na panela com água mesmo.
Dá a mesma textura? Ou os bolinhos ficarão moles demais? Agradeço se puder me responder para fazer essa delícia.
([email protected])
entrei em seu blog por acaso, adoreiiiii. Estou tentando emagrecer,mas tá dificil me ajuda meu email= [email protected]
To viciada no seu blog, passo a semana pensando nos experimentos que vou fazer no fim de semana. E este bolinho é uma coisa de delicia, fácil e rápido.
Beijo e obrigada por escrever este blog com as dicas mais preciosas!
O que é essa batata de microondas????????????????? Agora quero fazer tudo com batata só pq descobri que é mega facil e rápido!!!
Tambpem deve ir muito bem com nosso prato do dia-a-dia: arroz, feijão e uma saladinha!
Vou preparar para meu maridinho!
Obrigada por compartilhar!
Linkei você na minha cozinha!
Beijo!
Tati
Acompanho seu blog diariamente. Fiz esta receita e ficou maravilhosa. Minha mãe também fez e adorou.
É um sucesso!!!
Parabéns!
Beijos
Cai no site por acaso,e amei,casada com americano, moro nos EUA a anos,e cozinhar e uma de nossas paixoes (a outra e velejar)cozinho batatas no microondas a decadas, nao precisa saco, nada,e so botar no micro, pode usar um pirex se quizer, aqui comemos a batata sempre com a casca (ate em pure) caso cozinhe com casca fure com o garfo em 3/4 lugares e suficiente. Para 1 bata doce grande sao 5 X 1 minuto com pausas rapidas entre os minutos. Essa receita pode ser melhorada com + salsa/cebolinha, copro 1 X por semana, pico e guardo no freezer. Tambem fiz o bolinho usando batata doce p/experimentar e ficou delicia!
Tati, tb estou de dieta, força amiga! adorei essa receita, apesar de n comer atum (vegetariana), achei bem fácil de fazer e vou fazer p a galerinha lá em casa. Bjos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com
eu fiz e gostei ;)))
Estou numa fase mega light no meu blog e na minha cozinha também. Vou tentar essa depois pois adoro atum!
Oi Tati….sou uma das leitoras que não comentam mais estão sempre lendo =) PArabens pela força de vontade viu…1 mes assim não é fácil. Já fiz algumas de suas receitas e agora fiquei animada pro bolinho.
Beijo!
Oi, Tati!!! Acabei de fazer sua receita para o meu almoço, realmente deliciosa! Com certeza vou fazer mais vezes.
Já testei também sua receita de cupcake, e fui muito elogiada.
Minha próxima empreitada é a massa de macarrão fresco, espero obter sucesso.
Obrigada pelas receitas! Bjus
http://www.channelfake.blogspot.com
Oi Tati…
Preciso ser mais light também… Depois que meu filho nasceu e eu passei a ficar em casa com ele, as coisas só aumentaram de peso! rsrsr
Mas parece que não tenho força de vontade suficiente para mudar…
Amei esses bolinhos… Gosto muito do sabor do atum.
Bom fim de semana.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Tati…Meu nome é Vera Ribeiro e acompanho vc e seu blog diariamente. Estou enganada ou esta ladra sem criatividade postou a receita que vc havia postado um dia antes? Ela não quiz ter trabalho nem de procurar em postagens mais antigas…além de ladra é preguiçosa…Coisa feia. Será que ela tirou seu blog de circulação ou tiraram com ela?
Como a gente pode ver existe ladrão pra tudo e ela cometeu um crime literário, já que copiou até seu comentário ( tadinha emagreceu só 1,5 kg…kkkkkk….quem mandou roubar?…kkkkkk)
Ah, fiu conferir e ela tem varias receitas que são daqui!
http://depoisquevocesefoi.blogspot.com/2010/09/cacao-ao-leite-de-coco-picante.html
http://depoisquevocesefoi.blogspot.com/2010/10/pure-de-bananas.html
O pior é que ela não copia só as receitas, e sim todo o post!
Esse blog copiou não só a receita, como todo o post!!
http://depoisquevocesefoi.blogspot.com/2010/10/bolinho-de-atum-assado-petisco-light.html
Juro que fiquei impressionada!!
Delicia!!!
Vou fazer agora mesmo essa receita!!
Obrigada!
beijos
eita…não sabia essa do saquinho…achei que derretia…rsrs
ótima receita, também entrei na dieta…então vou levar essa receitinha comigo ne…rsrs
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com
Fazer dieta assim nem custa tanto 🙂
Eu gostaria de estar com essa disposição, ando resfriada e desanimada, mas vou tentar me inspirar em vc, parabéns, pelo esforço, porque vamos combinar que aqui nesse meio de comidas todo dia tem novidades!! bj
Maura
Nossa, nem tem cara de dieta e mesmo assim é suuuper light, deve ser uma delícia!!!!
Vou ter que fazer!! hauahuha
Bjus e parabéns
oi tyudo bem??? amei a receita pena que meu marido e meu filho mais velho não gostam….eu e o davi meu baby de 02 aninhos somos adeptos a receitas light
aqui em casa tenho sempre que falar para o davi come o arroz ..o feijão e a carninha senão não come a salada …costumo chamar meu bebe de criança chicórea….ele adora todo tipo de salada até jiló kkkkk ele corre para pegar uma salada acho que foi de tanto me divertir vendo aquela propaganda do menino no mercado que queria uma chicórea…kkk nessa época eu estva gravida e falava para meu maridoa que isso não existia…e olha que agora sei que existe mesmo..o meu dá uma show nomercado se eu não pegar a saldinha dele …kkk
bjus amei a receitinha
Que ótima receita!!!!
Parece ser deliciosa e o melhor é facil de fazer, rs. Adoro receita assim!
Acho que essa eu faço no fim de semana.
Beijos!
Adorei, sou sua fã! E preciso entrar na onda light também, logo esse tipo de receita me deixará muito feliz.
Beijo
Ola!!
Passo por aqui todos os dias!
E sempre busco uma recetinha light e hoje me deparo com esses bolinhos!!! Vou tentar fazer.
Fiz uma lipo a poucas semanas e nao tem sido facil. Outro dia cai na tentacao de fazer um risoto… Mas vou seguir seus passos… Parabens pelos kilos perdidos!
Bjos
Adoooreeiii a ideia de chegar mais magra no céu….kkkkk….
A receita é maravilhosa!!
Vou anotar com certeza!
Bjs!
A receita é óptima, mas bem emlhor do que isso é a boa disposição de quem está a fazer dieta. Quem me dera ser assim! 🙂
Que receita bacana, Tati! Não leva ovos e nem farinha. Mas ainda assim, parece super apetitoso! Parabéns pelos quilos perdidos! Bjs
http://quitutesdajuju.blogspot.com
Oi Tati, parabéns pelos kilos eliminados!!! eu preciso me apegar a sua causa 🙂
Adorei as dicas (batata e bolinho).
Bjks
Má
Tati, sempre acompanho teu blog mas a primeira vez que escrevo um comentário! Parabéns, teu blog é maravilhoso!! to louca pra chegar em casa e preparar esse bolinho "espera marido" que deve ser delicioso! Essa vida de se cuidar não precisa ser triste e sem sabor! Concordo com a Fernanda…pra ser light não precisa ser irc não!!! Faz tempo que faço reeducação alimentar e decidi fazer um blog para me ajudar…tá funcionando bastante!
http://80diasparaemagrecer.blogspot.com
Abraço e mais uma vez, parabéns!
Tati, definitivamente esse pestisco ligth, nao tem cara de "coisa ligth"..tem cara de coisa boa!!hauhauah quem disse que pra ser ligth tem que ser "irc" né!! Amei esses bolinhos!!!
Bjao Fe