Arroz com Suã

Você já ouviu falar nesse prato? Eu não conhecia. Aliás, ainda não sei como se escreve (já vi suã e suan). O que sei é que é uma comida tropeira e faz parte da história de Sorocaba, já que aqui era rota dos tropeiros. Acredito que a origem do prato seja mineira.

Antes de provar, eu imagina que pela simplicidade não seria lá grandes coisas, mas eu me enganei. É maravilhoso!!! 

Suã é a coluna vertebral do porco, por isso tem praticamente o mesmo sabor da costelinha (quem não encontrar pode fazer com ela). Para este prato, é importante uma panela de fundo grosso, já que ficará bastante tempo no fogo.
Usei 700g de suã que refoguei com 1 cebola picada e 4 colheres (sopa) de azeite. Quando já estava começando a dourar, somei 4 dentes de alho picadinhos, polvilhei com 1 pacotinho de caldo de carne, 2 colheres (sopa) de shoyu e pimenta do reino. Fui pingando água fervente à medida em que a carne ia “pegando” no fundo da panela. Quando estava cozida, juntei 2 xícaras de arroz, cobri com água fervente e deixei em fogo baixo para cozinhar o arroz. Nos últimos minutos tampei a panela para chegar no ponto. Juntei um punhadão de cheiro verde picado e só. Pense numa comida de “sustança“! Não é lá muito fotogênica, mas é MUITO saborosa!
Detalhe: paguei menos de 2 reais pelo suã.

22 comentários abaixo sobre Arroz com Suã

  • Avatar José Bueno disse:

    Parei de ler no Shoyu.
    É um prato caipira brasileiro!
    Essa gente que tem mania de por Shoyu em tudo.

  • Avatar expedita rosa jose pinto disse:

    Expedita Rosa, Ribeirão Preto-SP.

    Encontrei mais de cem receitas, mas esta foi a que mais gostei, sou mineira, estou acostumada com estas comidas, são simples assim.

  • Avatar ibner disse:

    o que poderia servir de acompanhamento para esse prato?

  • Avatar Regiane disse:

    Nossa, essa receita me fez lembrar a comida da minha mãe.
    Estou fora do Brasil há 7 anos e me deu uma vontade danada de comer essa comida, já fui num açougue brasileiro aqui e já peguei a suam., já ta no fogo que por sinal ta um cheiro muito bom, daqui a pouco vou comer.
    Obrigada por essa receita, seu blog e o máximo.
    Bjos

  • Avatar Michelle disse:

    Tati, experimenta colocar um vinagrete por cima do arroz com suã depois q ele estiver pronto. Fica maravilhoso! É só picar tomate, cebola e pimentão, misturar e colocar em cima do arroz ainda na panela. Minha mãe faz assim e não tem quem resista!

    Michelle

  • Avatar Balellas disse:

    Ei Tati,

    Meu pai tem o hábito de trazer o porco da roça (porco caipira tratado com fubá e soro de leite)a carne é mais saborosa. A minha mãe prepara a carne e deixa "curtir" na gordura. A suã é a primeira a ser consumida, é temperada e cozida, depois levada para assar. Coisas do interior de Minas.
    Ahhh…testei os bolinhos de atum…Aprovadíssimo!!!
    Grande abraço
    Lella

  • Avatar Lyn disse:

    Amiga!
    Nesse fds coloquei alguma receitas tuas em pratica! E amei.. fotografei tbm..
    Se tiver tuas autorização gostaria de publicar e citar teu blog, ok?!

    Tbm experimentei duas receitinhas mega faceis e deliciosas.. iriei postar ainda essa semana..
    Confere ok?!
    http://lyncompletissima.blogspot.com/

  • Avatar Loolieeze disse:

    Olá!

    Eu sou do interior do Paraná, e por aqui é muito comum fazer o suã com quirera de milho…fica muito cremoso e é ótima pedida pro inverno daqui…
    Mas não é um prato muito apreciado em geral, só nas casinhas mais humildes (por ser bem baratinho) e nas mesas da "polacada"…rsrs
    Eu amo!

    =D

  • Avatar Renata disse:

    Esse eu conheço bem, é prato aqui da minha terra! Mineiro que só o arrozinho com suã…

    Maravilha, voce tem razão, é comida de sustança, dá uma suadeira…kkkkk!!!

    Abraço,
    Boa semana!

  • Avatar Valquíria disse:

    Gosto mais não muito! Beijos…

  • Tati querida vc acredita que meus cunhados adoram comer suã com arroz aqui em casa é a preferida deles saca só o cardápio: suã com arroz, feijão com calabresa, salada de folhas e tomate (temperada com molho de azeite, alho e ervas), angu de milho verde,mamão verde com cebolinha e de sobremesa sorvete de maracujá. Te garanto q fica muito bom.
    E já estão marcando voltar.
    Eu peço para meu açougueiro suã com lombo.
    Beijinhos carinhosos.
    Vanessa

  • Avatar marjorie disse:

    Este prato é muito bom, lá em casa ele é feito sempre, só que mais no inverno pq dá um "suadô"
    bjs

  • Avatar M. K. Kuhnen disse:

    Que blog lindo, que fotos lindas! Que tudo lindo e delicioso! Abraço pra ti!

  • O Shoyu foi por minha conta mesmo, adoro temperar TODAS as carnes com ele.
    🙂

  • Avatar Vicentina disse:

    Realmente é deliciosa, já comi muito, mas nunca fiz, tenho uma prima que faz este arroz muito bem feito, só não tem o shoyo.
    Suã é uma carne muito barata por aqui o quilo está por 4,00.
    Bjs

  • Olá,

    Essa é uma comida tradicional não só de Sorocaba mais do Brasil tropeiro, comida de viajantes e a receita vem das Terras Portuguesas, com imigrantes desde a colonização. Comida dos povos Rhom e também de povos negros. Arroz com suan faz parte da culinária nordestina, onde existem muitos descendentes de ciganos – Cidade de Souza/Paraíba. No estado de Minas Gerais é muito comum. Em são Paulo também – o estado. Enfim, a única coisa que não tem no arroz tradicional de suan é o shoyo – tradicionalmente incorporado pelos japoneses e bem mais tarde. è feito na panela de ferro, nas fazendas e é delicioso, simples e bom. Restaurantes de Praga também o servem, só com legumes. Vou experimentar essa receita com shoyo, mais fico feliz de ver uma receita dessas postada por aqui. Essa por muitos anos foi considerada comida de pobres, pessoas sem recurso, é extremamente nutririva e saborosa.

    Gostamos muito e fazemos sempre nas slavas – festas para se homenagiar santos amados e de devoção.

    É comida de tropeiro,
    é comida de Rhomá,
    é comida do meu povo,
    São Bartolomeu vai aprovar.

    Toca boi, toca boiada,
    pelas estradas sem parar,
    vou tocando, vou trotando,
    seu arroz vou provar.

    Com carinho,

    Cozinha dos Vurdóns

  • Tati, arroz com suã é mineiro mesmo, sem dúvida!
    Estudei durante quatro anos em uma Universidade de Minas e na pensão onde morava, a Mariana, dona da Pensão fazia arroz com suã e canjiquinha com suã, ambos deliciosos como só o mineiro sabe fazer…Não tinha shoyu não, ela caramelizava a cebola (deixava queimadinha e retirava)e ficava a corzinha mais escura. Como boa mineira, a Mariana não ensinava seus truques facilmente…precisava perseverança e um agradozinho…KKKKKK…Adoro comida mineira!
    Beijos!

  • Avatar Anônimo disse:

    Eu também nunca tinha ouvido falar, mas se parece costelinha eu vou adorar!
    Bjs
    Lau

  • Tati, esta receita lembra muito a minha infância, já que fui criada em uma cidade que também era passagem dos tropeiros e servia de parada de descanso. Minha mãe faz um que fica assim, bem marronzinho como o teu. Aqui não posso fazer porque o marido não come carne suína.
    Adorei, ficou lindo!
    Beijos,
    Fabi