Eu fiz!

Eu tanto falei do petit gâteu que não poderia deixar de fazer. Foi uma verdadeira saga a busca pelo capim santo, mas achei na rua, perto da casa da minha sogra. Fiz o sorvete de gengibre também. Ficou divino! 
Eu não tinha forminhas próprias para petit gâteau então fiz em forminhas de empada.
Para quem não viu, a receita da Chef Morena Leite é só clicar –> AQUI
O sorvete de gengibre também é fácil de fazer, usei a receita do sorvete caseiro (clique –> AQUI para ver a receita) com as seguintes modificações: na primeira etapa fervi o leite com 1 fava de baunilha (raspei as sementinhas e também fervi com a fava, que foi obviamente retirada depois). Tem que deixar o leite esfriar para prosseguir ok? Quem não tiver a fava, pode usar 1 colher de sobremesa de essência, nesse caso não precisa ferver.
Na segunda etapa, para saborizar, usei 2 colheres de sopa de gengibre em pó. O segredo desse sorvete está no seu freezer ou congelador. Quanto mais rápido gelar, mais cremoso fica. Se demorar, forma cristais de gelo.
Eu ando numa onda de bolinhos verdes né não?

27 comentários abaixo sobre Eu fiz!

  • Olá Tati!
    Deve ter ficado uma delícia a combinação de capim-santo com gengibre, hein? Me deu água na boca só de pensar!
    Aproveito a oportunidade e deixo o endereço do meu blog, pra quem quiser conferir:
    oacucareiro.blogspot.com

    Não se esqueça de deixar algum comentário lá, eu to começando, tem poucos posts, mas devagarinho a gente chega lá!

  • Sim beta! Cidreira tb!
    Bjs

  • Avatar Beta disse:

    Tati, capim santo e capim limão é a mesma coisa?
    Estou alucinada para fazer esse sorvete de gengibre! bjs

  • Avatar Anônimo disse:

    oi?

  • Avatar Andrezza Lice disse:

    Olá!!
    Sempre visito seu blog e o acho o máááááxiiiimooo!!! E falando nessa de eu fiz, eu fiz um bolo colorido ontem! Meu, ficou o maaaaioooor visual!! Ao invés de fazer vários bolinhos , um de cada cor, eu dividi a massa em 5 partes, e cada uma de uma cor, dispus numa asssadeira de buraco. O resultado foi um bolo psicodélico!!! Vou postá-lo no meu blog essa semana, pq olha, ficou mtooo legal!!!!!

    Beeijos

    http://umaprosacotidiana.blogspot.com/

  • Ameeeeeei!!!!!!! Não sei como eu não te segui antes! Adoro receitas diferentes, com um toque inusitado! E a foto está linda demais! Virei fãzoca e gostaria de te apresentar meu blog, o http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com Tenho uma seção fixa de convidados e, se você achar interessante, adoraria publicar um post seu lá! Amei tudo aqui! Um beijo enorme!

  • Avatar Débora disse:

    Tati
    Passei aqui para comentar uma de suas receitas que testei e aprovei: o sanduíche de atum no potinho. Como não encontrei alguns ingredientes por aqui, acabei por fazer umas adaptações, mas ficou muito bom. Resultado aprovadíssimo. Troquei o cheiro verde por alho francês e como nunca vi requeijão cremoso por aqui, fiz uma mistura de queijo philadelfia com creme de leite para o recheio. Depois coloquei o restante do creme de leite que sobrou por cima do pão antes de colocar o queijo ralado. Não ficou tão light quanto o seu, é verdade, mas ficou muitos gostoso. Ainda vou achar um tempinho para ver e testar outras de suas receitas… Beijinhos e parabéns pelo blog

  • Hummm deve ser bom dimais!!!!vou provar!

  • Que delícia!! Queria ser sua filha (sei que não tenho idade para isso…rs). Mas que eu queria, eu queria…

  • Sobre a Calda:

    Meninas, na foto da receita original que eu comi no evento da Electrolux, a chef colocou uma calda por cima porque os bolinhos foram feitos bem antes do evento e eles secam.
    Eu como fiquei tagarelando e tirando foto nem perguntei do que era feita a calda.

    O que caracteriza mesmo o petit gâteau é o recheio mole. Não é uma calda, é a própria massa que fica crua por dentro, mas por ter proporcionalmente mais ovos do que farinha não fica com gosto de cru.

    O meu ficou bem molinho por dentro. Deixei 8 minutos no forno. Essa parte de cima dele que tem uma "rachadurinhas" ficou em ponto de doce de leite. Não tirei foto do meio mesmo, mancada. O resto dos bolinhos eu doei porque né, metade da receita nas minhas forminhas rendeu 6 bolinhos e eu acho que só fica bom quando tá quentinho.

    Vou fazer outras vezes e fico devendo a foto do meio.

    Bjs

  • Td muito lindo e apetitoso, mas fiquei curiosa para vê-lo por dentro, a caldinha é verde tbm?rsrs

  • Tati, tô só para achar um capim santo viu….vou fazer logo logo!
    Adorei a receita do sorvete tbm!!
    bjocas Fe

  • Tati, que combinação maravilhosa. Arrasou nas duas preparações. Eu também estou curiosa como a Fabi. A cor da caldinha é verde? E como ficou a textura?
    Beijos Carol

    http://cozinhando7.blogspot.com

  • Tati, deve ser muito gostoso esse petit gateau de capim santo, fiquei curiosa pra provar. Mas você ficou devendo a foto de dentro dele, com a caldinha escorrendo, que cor ela é? Verde também?
    Beijos da amiga curiosa,
    Fabi

  • Monica, capim santo é erva cidreira!
    Bjs

    Ana, eu consigo ser feliz! 🙂

  • Avatar αnα disse:

    ain uma perguntinha indiscreta, mas com tantas delicias, vc consegue manter um peso normal? desculpe a indiscrição é q só de ver já engordo rs
    bjsss

  • Avatar αnα disse:

    que inusitado mas deve ser ótimo! bjsss

  • Avatar Monica disse:

    Tati! Que lindeza!! Nem sei onde procurar o capim santo. É aquele com folhas beeem compridas e com aroma de erva-cidreira? Seu petit gateau ficou lindo de viver. Verdinho!

  • Tati,
    a sobremesa ficou um show!!!
    Bj,
    Marcela.

  • Avatar RetroMomentos disse:

    Que beleza! =D

  • Avatar LeDesigner disse:

    Ficou lindo…~da vontade de usar de decoração..rs.rs. Maravilhoso. Sabe que não fazer nas tradicionais forminhas deu uma carinha mais sofisticada para ele!! PArabéns!! Como sempre ARRASOU!!!!
    BJ
    http://80diasparaemagrecer.blogspot.com

  • Avatar Carol disse:

    Tati que lindo que ficou!!!!!
    Sensacional!!! rs..
    Bjos

  • que coisa mais linda! Dá até dó de comer!!! kkk Abraço

  • Avatar Dani disse:

    Oi Tati,
    Fiz esse sorvete e seu super certo aqui em casa!
    Fiz de morango igual ao seu ,mas acrescentei pedacinhos de chocolate meio amargo e joguei um pouco de calda no meio da massa pra ficar ainda mais tentador!rsrs..adorei!Agora vou ver se faõ de chocolate!
    Beijos!

  • q cor divina!!!!
    estou com algua na boca!

  • Avatar paula MARIANA disse:

    Muito verde, muito natura bem na moda a nossa Tatiana, que delícia ficou…mas podia ser de outra forma? Claro que não, dessas mãozinhas só saem preciosidades deliciosas, PARABÉNS uma vez mais…

    Beijos!

  • Avatar Anônimo disse:

    Tati, sou um pouco enjoada de capim santo porque minha me fazia tomar chá todo dia quando era criança. Mas esse sorvete de gengibre eu quero muito provar. Vou fazer na sexta para servir de sobremesa no fim de semana.
    Bjs
    Jana