in ,

O Mineiro e o Queijo

Recebi um e-mail pedindo apoio e achei mais didático transcrevê-lo para que os que não estão por dentro do assunto possam compreender:
“O Mineiro e o Queijo” é um filme que aborda uma questão muito importante que ocorre no Brasil. O queijo minas artesanal, aquele feito de leite cru, é proibido de circular fora do estado de Minas Gerais. Isso ocorre em função de uma lei federal de 1952, de inspiração norte-americana, que faz com que este produto enfrente um grave obstáculo: sua venda é proibida para outros estados brasileiros, o que provoca impactos econômicos e sociais significativos sobre os pequenos produtores.
Em 2008, o queijo minas virou patrimônio cultural imaterial brasileiro. Foi este reconhecimento que disparou o processo criativo e de pesquisas que levaria, três anos depois, ao documentário O Mineiro e o Queijo, do cineasta Helvécio Ratton.
Isso me fez mudar a linha que havia imaginado para o filme: inicialmente, iria numa linha em busca da tradição, mas gradualmente passei a me preocupar mais com o impacto da legislação federal sobre o pequeno produtor. Fui da História ao enfoque social”, diz Helvécio Ratton”.
Abaixo o trailer desse belo trabalho:

O MINEIRO E O QUEIJO mostra a tradição de quase 300 anos do verdadeiro queijo minas e a contradição que o ameaça: considerado patrimônio nacional, é proibido fora de Minas Gerais. O que é bom para os mineiros não é bom para o Brasil?


O último parágrafo foi extraído do site: http://www.omineiroeoqueijo.com.br/
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comments

Eletrodomésticos de Inox – Limpeza

Mini Tapioca Romeu e Julieta