Conchiglioni Gratinado

Eu até hoje não sei se o correto é conchiglioni, que é como vem escrito na embalagem dessa marca que eu compro, ou se é conchiglione, como aparece também em várias receitas (sei que se refere em Italiano ao plural ou singular, mas desconfio que as marcas usem equivocadamente). Se alguém souber e puder esclarecer eu ficarei grata! Acho essa massa linda (né?) e rende infinitas combinações de molho e recheio.

Eu tinha uma carne moída refogada e o que eu fiz foi juntar uma colher (sopa) de molho de tomate e 1 colher (sopa)  do molho branco que usei na cobertura só para dar liga. Recheio pronto.

Fiz um molho branco básico:
refoguei 1/2 cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga e 1 de colher (sopa) de óleo (evita que a manteiga queime). Juntei duas colheres (sopa) de farinha de trigo e mantive em fogo baixo por 5 minutos mexendo sempre para cozinhar a farinha (não se preocupe que empelota mesmo).

Somei 1/2 de xícara de leite e misturei bem, em seguida juntei mais 1 e 1/2 xícara de leite e tirei do fogo antes de engrossar.

Coei para tirar os pedacinhos de cebola, juntei 1 colher (chá) de caldo de galinha em pó e voltei ao fogo. Quando engrossou eu acertei o sal e ralei na hora um pouquinho de noz moscada. Com o fogo já desligado misturei 1 colher (sopa) generosa de creme de leite (usei o light).


Cozinhei a massa conforme as instruções da embalagem e depois de recheados e cobertos com molho branco e queijo mozzarelal, eles foram  forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos cobertos com papel alumínio e mais 5 minutos somente no grill (sem o alumínio) para dourar.

Prefere recheio 4 queijos? Clique –> aqui para ver a receita.

44 comentários abaixo sobre Conchiglioni Gratinado

  • Avatar Eduardo disse:

    Entrei hoje para este Grupo. Estou encantado com tanta coisa deliciosa! Parabéns a idealizadora!

  • Avatar ana oliveira disse:

    quero comprar conchiglioni mas nao encontro.

    • Olha, realmente ultimamente nao está fácil achar, antes eu achava da marca petibon em todo lugar, agora tá mais difícil, mas no Walmart ainda tem

  • Avatar mai disse:

    Esse molho branco é delicioso,o bom que suas receitas tem fotos e rendem pouco e não fica sobrando a quantidade ideal obrigada.

  • Tati que maravilha!

    o correto e' conchiglioni, no "plural".

    Algumas palavras em italiano sao usadas somente no plural e no caso das massas quase todos os nomes vao no plural,veja so; spaghetti, orecchiette, mezze maniche etc.

    Como voce pode ver,nao sempre o "e" final quer dizer que a palavra esta no singular 😉 um beijao! parabens pelo trabalho lindo!

  • Estou apreciando muito as receitas e dicas. Estou há muito procurando uma receita de conchiglione de abóbora com molho de limão e outra, conchiglione de figo ao molho funghi. Será que você teria esta receita? Muito obrigada pela atenção e muita saúde e felicidades. :)))

  • Hum, deve ficar otimo com carne de soja!! Nossa.
    Bjs
    http://www.casandosemestresse.com

  • Avatar Vania Maues disse:

    Conchiglione – singular / Conchiglioni – Plural 🙂 😉

  • Avatar Nivia disse:

    Tati amo seu blog e você também, sempre que tem receita com conchiglione, eu apanho na hora de comprar pois tenho que andar muuuuito, e as vezes demoro prá achar, outro dia fui em 4 dos grandes hipermercado que tem aqui em São Paulo e não encontrei, pelo menos na região em que moro,mas não tem problema, quando encontrar com toda certeza vou fazer,porque gosto muito de conchiglione. bjsss

  • mas que danado de site bom. Parabéns, nosso estomago agradece tb.

  • Tati, sou fã do seu trabalho, da sua generosidade e bom humor. Muitos programas de culinária deveriam ter umas aulas com vc. Fico namorando sua página, escolhendo qual cardápio vou fazer, é simplesmente demais. A nossa lingua universal que é o estomago agradece. bjs e mais sucesso.

  • Vixe Carla, agora vc me pegou… faz tanto tempo que não faço essa receita, e ela ainda é de uma época em que eu mais relatava o que eu fazia do que passava receita…rs…rs…

    Para não ter erro vou chutar p/ mais ok?

    2kg de carne moída refogada.
    4 embalagens de conchiglione e o queijo eu não sei em gramas, compra uma barra daquelas pequenas e vai ralando conforme necessidade.

    Boa sorte!
    Bjs

  • Avatar schwam disse:

    Amiga muito grato pela resposta e vou seguir seu conselho.Comprei junto a este uma pasta que chama radiatori, voce conhece?

    Olha o link de imagens dele

    https://www.google.com.br/search?q=pasta+radiatore&hl=pt-BR&prmd=imvnse&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0avtT92fHIe09QT4ssGmDQ&sqi=2&ved=0CFkQsAQ&biw=1280&bih=830

  • schwam – essa massa é bem firme, mesmo depois de cozida ela fica firme para vc poder rechear, eu aconselho a seguir as intruções da embalagem. Quanto ao palmito, eu nunca faço porque meu marido não come, mas eu adoro, gosto de refogá-lo com alho, cabola, tomate e cheiro verde, depois acrescentar requeijão e parmesão.
    Bjs

  • Avatar schwam disse:

    Olá amiga! Comprei esta massa para fazer, desculpe a pergunta mas to iniciando na culinaria, sera que da para fazer igual ao ninho recheado? Ou seja não cozinhar a massa, rechear sem cozinhar e depois cozinhar no próprio molho? Teria alguma dica de recheio de palmito?

  • Avatar Marcia disse:

    Oie!
    Nao li todos os comentarios entao se alguem jah postou, perdao!
    Sobre a diferenca entre as palavras conchiglione e conchiglioni eh que a primeira estah no singular. Plural de palavras terminadas em E tem I no final, em italiano.
    Capitche? rsrsr
    Adoro seu blog. Sempre que dah passo por aqui. Obrigada por compartilhar tanta coisa legal.
    Deixo um convite para o meu blog. Estou de ferias no Paquistao e tem varias coisas legais sobre cultura e ateh comida lah.
    Arrivederci!!!!
    Beijo, beijo

  • Avatar Fernanda disse:

    Eu queria ter feito hoje,mas no supermercado aqui perto não tinha essa massa : (.
    Acabei fazendo um talharim ao molho sugo (que você postou)e ficou uma delícia!!!

  • Avatar Alyne Dória disse:

    Tati, querida, fiz os mini-cochilioni (iiiiiii, plural italiano, amo muito aprender), com molho pesto, bom parmesão, castanhas e azeite! Ficou zilhões de bom.
    Beijos ASSIM para a sua alma.
    Alyne "das Gerais" Dória

  • Avatar Alyne Dória disse:

    Tati querida, aqui é Alyne Dória e de pedi help nos mini-cochiglioni, (iiiiiii, o plural italiano, viva sempre aprender!) , pois fiz pesto com bom queijo parmesão e castanha com azeite, gratinei. E deslumbrou. Nada de novidade, mas o meu amor pela culinária exercita nestas práticas.
    Linda, gosto muito de você,
    beijos ASSIM
    Alyne Dória

  • Vou fazer no próximo final de semana! HUUUUUUM

  • Mariana e Chopp – nas receitas que constam "creme de ricota" é um produto industrializado que não tem nada a ver com a ricota que a gente conhece. Parece um misto de requeijão com creme de leite só que mais consistente e menos calórico. Mas pode usar requeijão ou creme de leite no lugar. Bjs

  • Avatar Chopp disse:

    Tati, "aí sim fomos surpreendidos novamente" he he eu adoro massas mais o conchiglioni não tinha ideia de como fazer e também não vou muito com ricota, mas, no caso eu uso o requeijão ou creme de leite, pode ser? ficou muito boa a cara do Conchiglia, parabéns!!!

  • Avatar Gabriela disse:

    Isso mesmo…"i" no final è plural. portanto o titulo certo seria "conchiglione gratinado" ou "conchiglioni gratinados"…
    adoro a suas receitas e acompanho sempre daqui da italia
    bjao

  • Avatar Anônimo disse:

    sim, elas estao certas, conchiglione=1, conchiglioni= tantos.
    mas è plural de palavras mascolinas, as femininas terminam em 'e' como mandorla=1, mandorle=tantas

  • Avatar Renata disse:

    Aauhssauhuhash A mariana vez a msma pergunta que eu ia fazer agora rsrsrs.

    Bom aqui em BH ta fraquinho de louça ja procurei em hipermercado e nada. O jeito é ir em lojas para casa um pouco mais salgadas =/ eita mundinho.

    o/ Vou fazer isso em uma forma maior. =D

  • Avatar Virgínia disse:

    O italiano tá certinho as meninas!!! Conghiglioni è plural!! Domingo tb fiz essa massa, com recheio de espinafre e requeijão cremoso e molho al sugo com champignons. Tava ruimmmmmmm, que nem o seu parece que estava. Hummmmmmmmmmmmmmm!!!!!!
    Tem uns 2 meses que encontrei o seu blog e só agora comentei. Eu amo suas receitas, já fiz várias, parabéns!!!!!

  • Tati
    Eu também sou super fã dessa delícia. Amo muito.
    Teu prato ficou lindíssimo.
    beijocas!

  • Avatar Andreia Cruz disse:

    Oi Tati!!!
    Tenho acompanhado seu Blog desde julho, eu acho, mas nunca me atrevi a escrever… entretando tenho experimentado algumas receitas suas e não posso deixar de dizer OBRIGADA!!!
    Seu blog é demais e tem tantas receitas que nos ajudam… essa com certeza vou fazer e vai ser no fim de semana… hummmm
    Bjs e parabéns!!!

  • Avatar AngelBarcelos disse:

    Nossa, amei ver essa variação aqui. Eu já fiz recheada com uma mistura de presunto, queijo e requeijão, e coloquei no fundo da travessa molho vermelho. Fica delicioso também. Adorei a sua sugestão.

  • Avatar Anônimo disse:

    TATI:
    EU FIZ!!!!!!!! FIC0U DIVIN0!
    FIZ DE CARNE MUIDINHA E FIZ C0M BACALHAU DESFIADINH0 FIC0U DELICI0S0! PARABÉNSSSS BJ0 GRANDE CAMILLA – CURITIBA PR

  • Avatar Anônimo disse:

    É exatamente como a Noêmia falou, trata-se de singular e plural.
    Morei na Itália por 2 anos.
    Bjs adoro o seu Blog.
    Duda

  • Tatiana,
    Belíssima receita, muito prática com ótima apresentação, adorei.
    Beijo
    Vânia

  • Tati eu amo essa massa, principalmente porque da pra fazer com muitos recheios, eu ja fiz com FIGO e ficou perfeita acredita? E também ja fiz com tomate seco e mussarela de bufala. São duas opções boas não?

    A sua esta linda, imagino o sabor.

    Bjoks
    Nanda

  • Avatar Vicentina disse:

    Ficou lindo…
    Tenho um pacote aqui e não tava sabendo como fazer, esta foi um ótima idéia.
    Bjs e Boa Tarde

  • Ai que fome, Tati! Não faz isso, não!

    Adorei a receita! Saborosíssima!

    Beijocas,
    Cintya Maria

  • mariana, eu tenho tantas louças, principalmente essas menores porque somos só 2 pessoas que nem lembro onde comprei cada uma. Mas foi tudo aqui em Sorocaba, supermercados, lojas de artigos para casa…

  • Obrigada meninas pelo Help no italiano!!!!

  • Avatar Kinha disse:

    Gostei muito. Além de prática e rápida, parece deliciosa!

  • Avatar Mariana disse:

    Tati, meu amor, vc sempre fazendo coisas maravilhosamente maravilhosas… Estou aqui com água na boca de ver essa massa, como toda boa descendente de italianos! Muito legal, estava à procura de um recheio que não levasse ricota, pois meu "noivorido" quer comer o tal conchiglioni, mas não gosta de ricota… Muito obrigada por me dar essa luz de usar a carne moída! Parabéns pelo blog que a cada dia fica melhor.
    P.s.: Onde compra essas louças coloridas lindas? Sou louca por elas!
    Um grande beijo,
    Mariana.

  • Nossa Tati, que delicia. Fiquei com água na boca.
    Bjs

  • Avatar ...Noêmia! disse:

    Também adoro essa massa!
    Pelo pouco que conheço da língua italiana, que acho linda, o que acontece é que:

    1 conchiglione (singular) – 2 ou mais conchiglioni (plural;

    1 brocollo (singular) – 2 ou mais brocolli (plural);

    Pelo menos é do que me lembro, não sei se está totalmente correto!

    :o)

  • Avatar Anônimo disse:

    Terminação em "i" em italiano é plural, então um deve ser singular o outro plural.

  • Que bom aspecto!
    E o melhor é que pudemos rechear a gosto.