Risotto de Frango com Legumes

Que tempo estranho é esse minha gente? Aqui tá frio! Cadê o calor de fim de ano? O lado bom é que dá p/ rolar um risotto, uma sopinha, uma massa….

Esse prato é muito gostoso, além de bastante nutritivo. Para 4 porções eu usei:
3 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de arroz para risotto;
1 peito de frango cortado em cubos e temperado;
1/2 cebola picadinha;
1 cenoura em cubinhos;
1 abobrinha em cubos (desprezei o miolo);
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado;
1/2 xícara de ervilhas frescas;
Cerca de 2,5l de caldo de legumes (pode ser caseiro ou 1 tablete dissolvido na água).

Refogue o frango no azeite por 5 minutos, junte a cebola. Quando a cebola estiver transparente junte a cenoura e o arroz e misture. Some umas 2 conchas de caldo de legumes e vá mexendo em fogo baixo até quase secar toda a água. Repita esta operação 2 vezes (adicionando caldo e mexendo até secar). Na terceira, acrescente o pimentão, as ervilhas e a abobrinha e prossiga adicionando caldo e mexendo até cozinhar o arroz.
Ao final, junte 1/2 xícara de parmesão e 2 colheres (sopa) de manteiga. Prove o sal e se necessário acrescente um pouco mais. Usei também uma pimentinha do reino e uma colher de sopa de balsâmico na finalização.
* Você pode usar os legumes que preferir ok? Os vegetarianos podem tirar o frango e usar cogumelos no lugar que fica muito bom também.

23 comentários abaixo sobre Risotto de Frango com Legumes

  • Avatar Adriana disse:

    O meu ficou razoável, não sei onde errei mas nem de longe precisou dos 2,5 litros de caldo. Com a metade já passou do ponto e ficou muito mole. 🙁

  • Avatar jozi disse:

    amiga, vou fazer o seu risoto no ano novo, mas já estou vendo que vou adora. sem contar que e pratico.

  • Eliane, é o tempero do frango que deixa essa cor. Aqui tem a receita do tempero: http://www.panelaterapia.com/2010/08/frango-dijon.html

  • Avatar Anônimo disse:

    Ops! Me esqueci de constar meu nome: Eliane, diretamente do estado do Mato Grosso do Sul.

  • Avatar Anônimo disse:

    Oi Tati!

    Amo seu site! Acho delicioso navegar nele não só pelas maravilhosas e bem explicadas receitas, mas pq é lindo e cheio de dicas bacanas! Esse risoto parece uma delícia, mas não consegui entender, após ler a receita, como ele ficou com uma cor tão linda!

  • Avatar Carmelita Machado disse:

    Uau! Misturei essa sua receita com a que eu tenho de risoto, não usei pimentão e nem ervilha, porque não tinha em casa, e ficou…..PERFEITO! Nem parece que fui eu quem fez…obrigada por essas e todas essas receitas maravilhosas que vc divide com a gente! Beijos!!

  • Noemia kkkkkkkkkk…. é que esse é o mais baratinho mesmo, tem uns de inox que chegam a custar mais de R$ 1.000,00. Mas ele resolve bem na cozinha, p/ mim tá ótimo!!!!
    Bjs

  • Avatar Anônimo disse:

    Amada do meu coração… Te adoro, adoro seu blog, suas dicas e, principalmente, suas comidas p-o-d-e-r-o-s-a-s. Mas tem um porém, estou arrasada!. Ahá, não sabe porque, né? Pois bem, vc disse que o seu maçarico é o mais chinfrin, não foi? Pô amada, é igualzinho ao meu, que comprei em Gramado, em julho/11… Que é isso, pelamordedeus amada! kakaka. Ó, adoro risotos e, amei o teu. Tenho um arbório guardado há um mês mais ou menos. Bj cremoso… Ah! Desculpa o jeito, é que como hoje é o dia nacional da cerveja, estou saboreando uma St. Gallen e, aí, o tico e teco não batem bem… kkkkk. Bom final de semana!!
    Noemia Lázari
    Macapá-Amapá

  • Avatar Gleyse Campos disse:

    hummmm, estou igual a kelly! inspirada…bjos

  • Avatar kelly disse:

    AMo seu blog. Sou devagar na cozinha, mas quando entro aqui fico inspiradíssima. Parabéns e obrigado por compartilhar tanta coisa gostosa!!!

  • Oláaa Tati!
    Que delícia esse risoto!!! Eu ando testando umas receitas e tem sido um dos pratos mais gostosos que eu tenho feito. Risoto é tudo de bom, né?!!
    Vou testar essa receita, até agora não fiz nenhum de frango e esse com legumes, parece perfeito!
    Parabéns pelas receitas, pelo blog, pelas fotos, AMO TUUUDOOOO!!!
    Um ótimo final de semana para você querida!
    Beijosss…

  • Avatar Grazi disse:

    Tati,
    Frozen de café é uma delícia, já encontrei umas receitas na net mas queria saber uma sua, tenho certeza que ser vc fizer será muito mais saborosa.
    Se vc nunca tomou acho que vai encontrar para experimentar em cafeterias. Experimente vale muito a pena, principalmente em dias quentes.
    bjs.

  • Nhãmi nhãmi! Deve ser delicioso. Será que fica bom também mignon em vez de frango? Sou carnívora.
    Um beijo Tati.

  • Delícia! Amo risoto, de frango então… vou fazer com certeza!

    Bjs

  • Tatiana,
    Risotto é sempre um prato muito agradável, apetitoso.
    Beijo
    Vânia

  • Uma refeição bem apetitosa, a receita está maravilhosa!
    Beijinhos

  • Grazi – Vixe, não tenho nenhuma das duas!Fiquei curiosa com o Frozen de café!!!

    Juli, arroz para risotto é arborio ou Carnaroli, se fizer com arroz comum ou qualquer outro não é risotto é arroz de forno, arroz temperado, mas não risotto. Bjs

  • Avatar Juli disse:

    Arroz para risoto? Não é o mesmo arroz branco que fazemos todos os dias creio eu… preciso descobrir mais sobre esse arroz, nem sabia que era próprio pra risoto

  • Avatar Anônimo disse:

    Hummmm que delícia! Vou experimentar!
    Bjs
    Laura

  • Avatar disse:

    Que delicia…

  • Avatar Grazi disse:

    Tatiana,
    Hum uma delícia !!!
    Pergunta:
    Você tem receita aqui de cachorro quente de forno? E de frozzen de café?

  • Uma refeição que adoro, está bem cremoso!