in , ,

Talharim de Abobrinha

zoodles

Que tal um talharim de abobrinha muito fácil de fazer? Posso garantir que fica uma delícia e dá para substituir massa tradicional tranquilamentem, mas te aviso já: Dá um certo trabalhinho mas vale a pena!

Se você está atrás de uma alternativa saudável e saborosa para os pratos de massa, o talharim de abobrinha pode ser a resposta que você procura, afinal esta receita tem ganhado popularidade nos últimos anos porque é leve, baixa em calorias e carboidratos, e uma maneira incrível de incorporar mais vegetais em sua dieta.

Zoodles, o Macarrão de Abobrinha

Zoodles é uma combinação de “zucchini” – abobrinha em inglês – e “noodles” – macarrão em inglês e surgiu como parte deste momento de foco em alimentação saudável e ricas em vegetais, então se é isso que você procura, pode parar de procurar porque achou!

Por ser mais uma “técnica” que um prato, não se pode precisar sua origem mas aparentemente ela é bem recente, coisa da última década, especialmente quando a alimentação saudável e dietas com baixo teor de carboidratos ganharam destaque.

talharim

Substituindo o Macarrão Tradicional

Ele é frequentemente usada na substituição do macarrão tradicional em pratos, como espaguete à bolonhesa, lasanha e outras massas mas com a diferença que proporciona uma opção mais leve e rica em vegetais.

A ideia de usar abobrinhas para criar tiras finas semelhantes a macarrão é relativamente simples então provavelmente, alguém com um descascadores de legumes teve o insight ao fatiar a abobrinha em tiras longas e finas, achou parecido com macarrão e resolveu cozinhar para ver se dava certo. E deu!

A minha Receita de Talharim de Abobrinha

Retire as cascas da abobrinha (até poderia usar mas eu quis dar uma cor mais uniforme). Com um cortador de legumes retire “fitas” da abobrinha e depois com uma faca, corte 2 ou 3 vezes no sentido do comprimento para ficar como um talharim, mas atenção para manter a uniformidade.

macarrão de abobrinha

Modo de Fazer

Refogue o talharim de abobrinha em 2 colheres de sopa de azeite. Polvilhe 1 colher de chá de caldo de legumes em pó e 2 colheres (sopa) de água só para dar uma amolecida.

Ou você esquece tudo o que escrevi sobre caldo de legumes e você usa os temperos de sua preferência! Sal e pimenta a vontade!

Agora é só cobrir com o molho de sua preferência. Eu fui de bolonhesa! Eu sou suspeita porque amo abobrinha! Achei uma delícia, se duvidar gosto mais do que com massa tradicional!

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas médias
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de caldo de legumes
  • Sal e pimenta a gosto
  • Queijo parmesão ralado (opcional)
  • Molho de sua preferência (molho de tomate, pesto, ou molho alfredo funcionam bem)

Se você é fã de abobrinha como eu, vou aproveitar e deixar este video para você não deixar de fazer porque ele é tão bom quanto o macarrão.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

84 Comments

Torre de Berinjela – Receita Low Carb

Salpicão

Salpicão de Frango