Polenta Cremosa com Costelinha

Para fazer esta receita eu temperei as costelinhas de porco um dia antes com o suco de 1 limão, sal, pimenta  do reino e muito alho triturado. 
Na hora do preparo eu deixei um canecão de água fervendo ao lado da panela (vocês já vão entender o porquê).

Refoguei uma cebola grande picada em azeite até ficar quase transparente, juntei os pedaços da costelinhas e fui dourando lentamente. Quando começou a pegar cor, eu somei 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu), 2 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de caldo de carne (usei o líquido industrializado, mas você pode usar 1 tablete ou 1 sachê se for em pó) e deixei pegar sabor. Quando começava a “pegar” no fundo da panela eu pingava um pouco daquela água fervendo, mexia e tampava a panela. Repeti essa operação umas 3 vezes até a carne ficar cozida e macia. Na última vez, coloquei um pouco mais de água e deixei apurar só uns minutinhos. Retirei as costelinhas de dentro do molho e reservei.
Completei o molho com um pouco mais de água até totalizar cerca de 1L, misturei 2/3 copo americano de fubá com 1/2 copo de água e juntei ao molho, mexendo até engrossar. Juntei um pouco mais de sal, pimenta e 3 colheres (sopa) de parmesão ralado.
Aqueci 100ml de molho barbecue (usei o industrializado da Hunt’s), juntei 1 colher (sopa) de mel e envolvi as costelinhas. Servi sobre a polenta! Uma indecência!

14 comentários abaixo sobre Polenta Cremosa com Costelinha