in , , ,

Tender com Arroz de Damasco e Chutney de Maçã

Tender

Tender é uma ótima opção para quem não quer perder muito tempo na cozinha ou não tem muita prática. Por essa razão, dá para fazer bonito nas ceias de final de ano com essa combinação e vou te ensinar como!

O que é Tender?

O “tender” é o pernil dianteiro do porco, uma carne macia e suculenta, na maioria das vezes defumada, curada ou cozida. É conhecida por sua facilidade no preparo e sabor característico. O termo “tender” em inglês significa “macio” ou “tenro”, indicando a principal característica dessa carne.

A Receita Tradicional

Para fazer o tender não tem muito mistério pois é justamente essa praticidade que o torna um prato especial, então basta você besuntá-lo com 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de azeite, fazer um quadriculado diagonal na “casca” com uma faca bem afiada, e em cada cruzamento dos cortes você coloca um cravo da índia.

Modo de Preparo do Tender:

Eu só faço esses quadrados e coloco o cravo da índia na parte que fica virada para cima, porque senão corre o risco do Tender ficar escorregando na assadeira, então não precisa fazer na circunferência toda.

Aí é só colocá-lo em uma assadeira untada com um pouco de óleo ou azeite, cobrir com papel alumínio e levar ao forno em 220º por 30 minutos. Após este tempo, tira-se o papel e coloca-se então mais 10 minutos no forno para dourar. Mas é só isso? Sim, tender pronto, então agora vamos enriquecer o prato!

tender assado

Arroz com Damasco de Acompanhamento

Para o arroz de damasco, você refoga em azeite 1/2 xícara de bacon picado, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picado. Junta 8 damascos secos picados, 1 xícara de arroz, 1 colher (chá) sal e então cobre com água fervente.

Mantenha em fogo baixo e com a panela semi tampada até secar a água, se necessário adicione um pouco mais de água até cozinhar o arroz, então ao final polvilhe salsinha à gosto.

Tender com shutney

Chutney de maçã

Se você nunca experimentou um chutney, esta é a combinação ideal para você, simples, muito saboroso e bem fácil de fazer, então se prepara!

Modo de Fazer

Você deve levar ao fogo 2 maçãs picada em pedaços bem pequenos, 6 cravos da índia, 1/2 copo de água, 1 pedacinho de gengibre picado ou 1 colher (café) de gengibre em pó, 5 colheres (sopa) de mel.

Deixe ferver e amolecer a maçã. Se necessário vá adicionando mais água fervente aos poucos. Pegue a assadeira que assou o tender e junte um pouco de água fervente e então raspe delicadamente para soltar o sabor da gordura que caramelizou e junte ao chutney.

Ao final, polvilhe pimenta branca caso goste.
Aproveito e te indico uma receita de Tender com Abacaxi e Bacon que é uma delícia e outra de Massa com Tender

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

Polvilho

Biscoito de Polvilho

mosaico gelatina

Mosaico de Gelatina