Bolinho Banana de Micro-ondas

Para equilibrar as calorias do post anterior uma receitinha light. Eu que inventei. Agora imagina a minha felicidade quando eu provei e achei absurdamente bom!!! É muito fácil de fazer e fica leve como uma esponja. O mel e a Castanha-do-Pará (ou do Brasil)  ralada dão o toque final. E o melhor, você pode usar adoçante culinário que ninguém percebe que não tem açúcar. Então bora para a receita?

Ingredientes:

1 banana nanica amassada (se for daquela enormes, use somente metade)
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar ou adoçante culinário para forno e fogão
1 colher rasa (café) de fermento em pó
1 colher rasa (café) canela
4 gotas de essência de baunilha

Comece amassando a banana com o garfo (eu gosto de deixar pedacinhos), junte todos os ingredientes e por fim o fermento. Misture bem com um batedor de arame ou garfo.
Divida em potinhos que possam ir ao micro-ondas, enchendo até a metade. Esta receita pode ser feita na caneca também. Meus ramequins eram bem pequenos e consegui fazer 4 unidades, mas se forem grandes, sugiro dobrar a receita.

Leve ao micro-ondas em potência máxima por 2 minutos e ½, mas atenção: esse tempo pode variar conforme a marca do seu microondas. Ao final do tempo, vire o pudim em um prato, espalhe Castanha do Pará (ou do Brasil) ralada e um fio de mel.

Gente que coisa mais deliciosa isso! Imagino que com uma bola de sorvete de creme seja o céu!!! Adoro invenções que dão certo!

*UPDATE – A Lybia fez o bolinho no forno e contou p/ gente aqui nos comentários, 15 minutos em 200º segundo ela fica ótimo!

58 comentários abaixo sobre Bolinho Banana de Micro-ondas

  • Tati, parabéns! Fiz agora e está surreal de bom! Fofinho demais… valeu.

  • Avatar GERUSA VARELA disse:

    Gente, que delícia, sem falar da praticidade, fiz agora ficou maravilhoso.♡

  • Avatar Camila disse:

    Nao eh possivel! Ja dexei uns 10 min no microondas e ainda esta cru =(

  • Tatiana, ficaram ótimos!!! Adorei,super rápido e saborosos! Bjo

  • VOU FAZER AMANHA

  • Avatar Fatima Fleury disse:

    Não ficou ruim de gosto mas, ficou massudo!!

  • Avatar Acsa Brito disse:

    Amo essa receita!Já fiz no microondas..acrescentei pedaços de castanha-do-pará no meio e digo que agrega!hehehe
    Rápido e delicioso!

    Fiz sem açúcar e usei um fio de melaço por cima!
    Deli, deli!

    Parabéns!

  • Avatar rottbh disse:

    Eu troquei a farinha branca por integral, coloquei açúcar mascavo no lugar do adoçante e coloquei só uma colher de café de óleo (confesso que achei duas colheres de sopa de óleo uma receita nada light rsrs) e não coloquei a água. Ficou sequinho como um bolo mesmo. Ficou um pouquinho sem doce, mas resolveu com o mel. :p

  • Eu fiz no forno e ficou ótimo! Decorei com mel e amêndoas laminadas :))

  • Avatar Doce Açúcar disse:

    Oi Tati, fiz os bolinhos e ficaram divinos.Substitui a farinha branca por integral, o óleo por óleo de coco e o açúcar por adoçante culinário. Ainda coloquei uma colher de farinha de amêndoas e algumas passas.

  • Olá Tati, adorei essa receita, está no forno. Será que vc tem alguma dica para os bolos não afundarem na hora de abrir o forno pra ver se já está no ponto? Tenho aquela mania de enfiar o palitinho pra ver se sai sequinho. Obrigada.

  • Avatar Rosana.Porto disse:

    Ola tati acabei de fazer ficou ótimo, só que meio branco mas ai eu não tinha o mel eu jogeui um fio de calda de caramelo,

  • Tati, vou testar farinha integral.. não tô comendo farinha branca. Será que dá? heheh Beijos!

  • Avatar mello disse:

    Acabei de fazer, fiquei encantado, uma delícia! Como os dois bolinhos com café, e até o clima ajudou, tava um calorão daqueles, não é que caiu uma chuvinha só prá combinar! Vou tentar variar substituindo uma colher de farinha branca por intergral, minha intuição diz q vai dar certo. Obrigado por dividir esta maravilha.

  • Amei essa receita.
    Fiz receita x 4 e num marinex de sufle grande. Assei por 10 min no microondas, Ficou incrível.
    Substitui por açúcar mascavo e coloquei amêndoas laminadas na massa.

  • O meu ficou parecendo um pãozinho, passei manteiga e ficou uma delícia..rs

  • Avatar Lucinha disse:

    Acabei de fazer,mas com uma pequena mudança, coloquei açúcar mascavo e aveia. ficou muito bom!!!

  • Avatar Denise disse:

    Então acho que não errei 🙂 Ok, vou tentar sim, agora nesse exato momento estou assando o bolo de banana sem farinha e sem açucar, dps conto no link da receita como ficou! Bjs

  • Avatar Denise disse:

    Olá Tatiana!
    Fiz o bolinho e ficou uma delícia, devorei inteiro, porém não ficou fofinho como a sua foto…você tem alguma dica? O meu ficou um pouco "molhado", quaaaase um pudim, sabe aquele aspecto de torta salgada? Bjs!

    • Denise ele fica bem aerado mas a consistência é algo entre bolo e pudim mesmo, talvez seja o caso de ajustar o tempo de érmanência no micro-ondas.
      Bjs

  • Perfeito!! Fiz aqui em casa pra mim e minha mãe! Em dez minutos tinha bolinho quentinho pra nós duas ;D

  • Avatar binna diego disse:

    HUMMMMMM AI KI DILÍCIA!!!!! VOU FAZER…PENA KE NAO HJ POIS NAO TENHO BANANAS E TA CHOVENDO MT AKI…MAS AMANHÃ NAO ME ESCAPA!!!!! RS!

  • Delicioso. :9 Vi essa receita e é tão prática que corri fazer, segui a sugestão de trocar 1 colher de sopa de farinha normal por integral e troquei o açucar pelo açucar light (não gosto dos adoçantes culinários). Tudo de bom! :9 http://instagram.com/p/Per-8TSsYc/

  • Avatar Aninha disse:

    Tati, essa receita é demais, fica uma delícia mesmo!
    Fiz nesse fds agora e foi aprovada lá em casa, rs.
    Postei sobre ele no meu blog, se quiser dar uma olhada: http://blogbechamel.wordpress.com/2012/09/03/bolo-de-banana-em-minutos/ e claro, dei os devidos créditos 😉

    Adoro seu blog, é super inspirador com essas receitas gostosas e fotos lindas!
    Beijo!

  • Avatar Aninha disse:

    Tati, fiz sua receita e amei, ficou uma delícia!
    Fiz um posto no meu blog sobre ela, e te dei os devidos créditos. Dps vc olha lá!
    Beijo! Seu blog é ótimo, adoro as receitas!

    http://blogbechamel.wordpress.com/2012/09/03/bolo-de-banana-em-minutos/

  • Avatar Simone Ponce disse:

    Tati, é tão gostoso quando criamos uma receita e ela dá super certo, né??? Estou prestando mais atenção na mistura dos ingredientes quanto às suas reações químicas, acho isso muito legal. Parabéns pela criação.

    DenyFlor,

    Eu fiz a contagem das calorias e, os valores aproximados da porção ficou em 113,25 Kcal com açúcar e 95 Kcal com adoçante. Evidente que não está na contagem as castanhas e o mel. Caso queira acrescentar as castanhas, acrescente mais 26 kcal para cada castanha utilizada (4g) e mais 62 Kcal para cada colher de sopa de mel (20g). A contagem for aproximada, entretanto, não está longe do padrão.
    Um café da manhã com um bolinho desses por apenas 95 Kcal, acho que vale muito a pena. Bom apetite.

  • Avatar Michelle disse:

    Tati, com que outra fruta podemos fazer??? Não sou muito ã de banana…kkk

  • Avatar DenyFlor disse:

    Olá Tati,

    Bacana a receita!!

    Quantas calorias tem cada porção?

    Bjos

  • Avatar mpquast disse:

    Delicia de receita! Experimentei uma variacao: troquei a banana por 1 colher de cafe soluvel, que dilui nas 2 colheres de agua da receita. Aumentei um pouquinho o acucar… e consegui deliciosos bolinhos de cafe! Estes ficaram mais gostosos mais frios.

  • Nara – foi falha minha mesmo não colocar a informação. Eu não untei. Os que eu desenformei quente saíram perfeitos, os que foram para a geladeira saíram mas grudaram um pouquinho. É bom dar uma untadinha no fundo. Bjs

  • Avatar Nara Bandeira disse:

    Tati, pergunta de quem não saca nada de cozinha…Precisa untar o potinho??!!…desculpas mas é que sou totalmente sem noção na cozinha…brigada…Bjos!!!

  • Avatar Dorinha disse:

    Acabo de testar com algumas modificações,amassei 2 morangos grandes no lugar da banana,coloquei a essência de champanhe,não usei canela em pó e a castanha usei a de caju.Muito rápido,prático e gostoso.

  • Marcella eu acho que 1/2 maçã ralada ou em pedacinhos pequenos no lugar da banana deve ficar ótimo!
    Essa semana vou testar outras versões, se ficar bom coloco aqui!
    Bjs

  • Avatar Marcella disse:

    10 minutos – foi o tempo que demorei pra fazer, esperar (um pouquinho) esfriar e devorar! parabéns pela receita, muito gostosa e extremamente prática! fiz com 1 colher de farinha integral e 1 de farinha normal (fiquei com medinho de clocar tudo integral e não dar certo) e a consistência ficou ótima. que outros sabores você acha que poderiam dar certo com essa mesma base?
    Beijos

  • E nós aqui com vontade de comer um bolinho e com bananas bem maduras… Agora tá meio tarde, mas amanhã vai rolar. Valeu Tati, abraços!

  • Lindo e com certeza delicioso. Parabéns!!!

  • Tati, a aparência está maravilhosa.

  • Avatar Vânia Conci disse:

    Adorei a receita, deve ser muito delicioso!

  • Lybia – que ótimo que deu certo! Já coloquei uma observação no fim do post! Obrigada por nos contar!

    Karen – Na próxima vez que eu fizer vou tentar a farinha integral, se vc fizer antes, diga como ficou, acho que dá certo sim!

  • Avatar Lybia C. disse:

    Tati, acabei de fazer a sua receita e em vez de fazer no micro, fiz no forno a 200°. Exatos 15 minutos!! Não aguentei esperar esfriar! Comi quentinho… Textura bem fofinha, que bolo deliciosoooooooooo!

  • Avatar Keren Moura disse:

    Só a Tati mesmo pra transformar um bolo de microondas em puro glamour! Vou experimentar a receita mais tarde.

    Uma pergunta: se eu trocar por farinha integral vai ficar seco demais?!

  • wuau mas que maravilha que nostrazes adorei adorei bjs

  • Avatar Ana disse:

    que belezura de receita!!!! acabei de fazer e ficou uma delicia!!! acrescentei um pouco de gengibre e cravo em po…. pq to com mania de especiarias 😀
    um beijos e valeu por compartilhar!!!
    Ana
    http://diariodaanappires.blogspot.com/

  • Avatar Patricia disse:

    amo banana, será que vai dar certo fazer no forno,,,eu não tenho microondas e adora bananas

  • Avatar Déa Prado disse:

    Adorei Tati…
    Vou experimentar, depois te conto….
    Parece delicioso e amo banana…
    hummmm
    Beijos e obrigada por compartilhar

  • Avatar Lari Marques disse:

    Tati, sua fofa, estou amando essas receitas de microondas, até pq estou sem fogão montado em casa!(recém-casada, sabe como é né?rs)
    já está na pastinha para fazer!!!

    beijos

  • Lybia – eu nunca fiz no forno convencional, aliás só fiz essa única vez que virou esse post. Tem que testar amiga.
    Bjs

  • Avatar Mónica disse:

    Tati delicioso mesmo este bolinho.

    Beijinho e boa semana

  • Avatar Lybia C. disse:

    Tati, será que tem como fazer essa mesma receita no forno convencional? Em quanto tempo será que fica pronto?

  • Avatar Paty_Gidi disse:

    Nossa adoro receitas assim, rapidinha, facil, e linda…principalmente para aquelas visitas que nao sao muito chegadas a uma quantidade grande de sobremesa!

    bjo

  • Avatar Emanuel disse:

    Delicia! Eu já tinha feito com pedacinhos de goiabada e com geleia de damasco, dá certo também!

  • Ficaram mesmo apetitosos esses bolinhos!

  • Uma mini-delicia Tati, optima invenção…

    beijo e obrigada por partilhar!!

  • Micro pode ser um grande aliado…basta nos adequarmos né? Eu fiz um Brigadeiro no micro…até falei no post de ontem sobre isso em meu blog…se tiver interesse, dá uma olhadinha: http://quaseumabalzaca.blogspot.com/2012/03/brigadeiro-branco-de-amendoas-no.html

    Bju

  • Deve ser ótimo pra preparar rapidinho pras visitas que avisam de última hora. Adoro bolo de banana