Facas de Cerâmica

Meu primeiro contato com essa maravilha foi no Uruguai. Eu já conhecia mas não utilizava e foi nesta viagem que eu resolvi trazer na bagagem uma faca de cerâmica. Me arrependi até o último fio de cabelo de ter trazido apenas uma, porque é a faca que eu mais utilizo na cozinha. Vocês já devem até tê-la visto como “coadjuvante” nas fotos de passo-a-passo que eu publico.


Felizmente agora a gente tem a possibilidade de comprar facas de cerâmica da KerCut pela internet (http://loja.kercut.com.br/), e o melhor, o preço é bem bacana se avaliarmos todos os benefícios, olha só: A faca de cerâmica KerCut possui lamina feita de óxido de zircônio, o segundo material mais resistente após o diamante. A cerâmica não sofre deformações como o aço, além de ser uma alternativa saudável e pura. Estas lâminas são feitas de um material inerte, não transferem íons para os alimentos e não sofrem corrosão com ácidos ou óleos de frutas ou verduras. Por serem produzidas com um material quimicamente neutro, as facas Kercut fazem com que os alimentos mantenham a aparência e os sabores originais, não deixam gosto ou cheiro metálico, já que sua superfície resiste aos germes. A cerâmica não enferruja por isso a limpeza é muito mais simples, apenas lave e seque normalmente, com água e sabão. Sem falar no peso, que é metade do que o de uma faca comum de aço, proporcionando conforto às mãos de quem a usa, reduzindo a fadiga e o esforço gerados para cortar e fatiar alimentos. E vamos combinar que essas facas são TUDO de lindas e modernas né não? Eu recebi uma faca KerCut para testar e achei show de bola! Ela vai aparecer muito por aqui e vocês poderão acompanhar no preparo das futuras receitas. Só te digo uma coisa colega, você só vai saber o que é felicidade na cozinha quando tiver uma faca de cerâmica, vai por mim! Corre na loja da KerCut (http://loja.kercut.com.br) e garanta a sua. Depois volte aqui p/ contar o que achou. Curta a Kercut no Facebook para participar das promoções que sempre rolam por lá; *Este texto é um artigo patrocinado.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog

27 Comentários

  1. Natalia disse:

    Zuleika Ruivo, sou de Santos . Onde você manda afiar faca de cerâmica?

  2. joao disse:

    Sobre durabilidade e fragilidade das facas de ceramica, saibam que a ceramica é mais forte que o aço!
    Para se ter uma ideia, a ceramica é usada ate para freiar carros, onde o aço nao seria possivel!
    O problema esta na marca que é adquirida.
    Como ceramica esta na moda, alguns fabricantes estao fazendo facas que nao vale nada, sem tecnologia e durabilidade agregada e vendendo a peço de ouro.
    Aconselho a comprar de boa marca, que será mais duravel que as de aço.
    A kyocera é uma das que produzem boas facas.
    Observe no video https://youtu.be/GjHUQGVTOns caracteristicas da fabricaçao.
    Nos 50 segundos do video, fala que a faca é mas resistente que o aço, e mostra tambem processos feitos para certificar a durabilidade da faca.
    Meu conselho, for para comprar facas baratas e sem nenhum criterio de resistencia agregada, aconselho a comprar as de aço mesmo, caso contrario voce estara pagando mais por um produto inferior ao aço!
    Apenas nao sei se kyocera tem apenas produtos de primeira linha ou nao!

  3. Lucélia Lau disse:

    http://www.araujogrill.com.br temos a faca e a chaira de porcelana;;

  4. Arlete disse:

    Comprei uma no DealExtreme, é barato mas chegou com o cabo quebrado…

  5. No mercado livre tem uma promoção de um kit com 3 facas de tamanhos diferentes com um lindo suporte acrílico por apenas R4 129,00 podendo parcelar…comprei e estou muito satisfeito com o produto !!! Recomendo…

  6. Grazy disse:

    Comprei pra o meu amor uma grande somplesmente linda, mas infelizmente quebrou! Agora comprei um conjuto de 3 facas, alem de lindas ainda veio com um suporte acrilico, pra deixar a cozinha mas bonitinha!!

  7. Yakisobe disse:

    essas facam tem vida util de no maximo 2 anos, depois perdem o fio.

    Claro, se for ficar apenas cortando legumes, ai o fio dura pra sempre, mas se começa a cortar carne… ai nao presta.

    Boa mesmo são as de lamina damasco.

  8. Patrícia disse:

    Não tenho uma, ams estou namorando, e numa dessas andadas, numa loja, a moça tinha a faca e uma chaira própria pra ela. Foi na toolbox, no Diamond Mall, em Belo Horizonte. Olhem aqui: http://tbox.com.br/Loja/Compra/Detalhe.aspx?pno=2571

  9. Paulo Elifaz disse:

    Comprei várias pra casa aqui neste site: http://www.dealextreme.com. Eles são da China, mas entregam no Brasil, com frete grátis (demora um mês). Tem faca lá que começa nos 10 doletas.

  10. Gabi disse:

    Olá!

    Eu tenho dessas facas há alguns anos. A primeira veio do Japão, na bagagem da minha sogra 🙂

    No dia em que fomos desossar uma costela, a lâmina bateu no osso e quebrou em forma de meia lua, no meio da lâmina.
    Ficamos tristes com a perda da faca, aprendemos sobre o osso, mas logo providenciamos outras duas lá na Liberdade.

    São caras aqui sim, principalmente, pq o imposto incidente sobre esses produtos é absurdo, pq elas nem custam tão caro assim nos países de origem.

    Os cuidados que você deve ter:

    -NUNCA use em tábuas de vidro ou pedra, pois elas provocam micro fissuras na lâmina.

    -Use as tábuas de madeira ou bambu, para não diminuir a vida útil delas.

    -Cada tamanho de faca é apropriado para um tipo de coisa. Tem as facas para frutas, legumes, as para carnes e NENHUMA delas corta ossos… Nem de frango.

    Eu nem uso mais qualquer outra faca, apesar de tê-las.

    É tão simples e fácil de mantê-las, que basta passar água logo após o uso para não manchá-las. Depois, lave-as normalmente. Eu tb nunca uso o lado abrasivo da esponja, o lado verde.
    Se ficou algum resíduo que grudou na faca, deixe-a de molho por um minutos que fica fácil de lavar.

    E como tudo na vida, a faca gasta e tem vida útil, mas mesmo não podendo afiar, elas duram muito mais, com os cuidados básicos, do que as facas de metal. E claro, mesmo as facas de metal, tem que ser e estar bem afiadas para fazerem bem o trabalho e não provocar acidentes.

    Não me arrependo NADA em ter investido nessas facas. Cortar e descascar legumes (como abóbora por exemplo) agora é muito mais fácil e simples.

  11. Miriam comprei em um supermercado bem na rua principal do centro (não lembro o nome). Suuuuper barata!

  12. miriam disse:

    Tati
    Estou indo para o Uruguai no próximo mês. Será que vale a pena esperar e comprar lá? Onde você comprou a sua?
    bjk

  13. Paula Alvarez disse:

    FELICIDADE, isso mesmo!!! Faca de cerâmica é tudo de bom na cozinha hahahaha ganhei uma pequena, pretinha do meu irmão. INCRÍVEL!!!
    Mas como corta hein?!!!! corta, unha, mão , tudo que vê pela frente hahahahahaha mas infelizmente, fizeram o favor de quebrar a ponta dela lá em casa =((

    beijãozão*

  14. Liz Rodrigues disse:

    São lindas e acho que devem ser usadas apenas com alguns tipos de alimentos… Eu quero!!!!!

  15. E como faz para afia-las ? Alguns amigos meus do curso de Gastronomia possuem mas reclamam pelo fato de nao ter como afialas .. Acho essas facas muito lindass !

  16. Estou louca por uma faca dessas, mas sou muito desastrada. Li que ao mesmo tempo q são excelentes elas quebram com facilidade, por isso ainda estou pensando se devo comprar uma!

    Mesmo assim, continua na minha listinha de desejos! =D

    bjs

    Renata
    http://napanelatem.blogspot.com/

  17. Ana Paula disse:

    Tati, comprei uma há mais de 1 ano na liberdade. Na época era mais cara, agora está mais em conta. Não me arrependi uso muito ela. Acho que vale a pena pela lâmina que vem muito afiada e mesmo tendo perdido um pouco do fio ainda é a minha faca mais afiada. Compraria outra com certeza. A minha nem marca tem.

  18. Sophia Saito disse:

    Eu tenho facas de cerâmica há mais de um ano e posso falar sobre a durabilidade. A minha maior quebrou a pontinha logo no início, pq bateu de mal jeito no escorredor, elas são bem frágeis. E ela também já não tá mais tão afiada quanto antes, e essa eu acho uma grande desvantagem. Eles dizem que não precisa afiar, mas na verdade não dá pra afiar (e não pode). E às vezes ela perde o fio, sim, como aconteceu com a sua mãe e comigo. Uma vez comentei isso na loja em que comprei e disseram que é pq só pode usar em tábua de madeira ou polipropileno (eu uso às vezes a de vidro e a própria bancada de granito da cozinha, na pressa. Então, agora, essa nem é mais a faca que eu mais uso, mas simplesmente pq ela já não tá com o corte tão bom. Mas, ainda assim, acho que vale a pena ter uma.

    • Zuleika Ruivo disse:

      Sophia,elas podem ser amoladas,não sei o lugar mas é em São Paulo,moro em Santos e onde mando amolar eles se encarregam de leva-las,tem que ser pedra especial.Para não perder o corte não use a parte verde da esponja de lavar louça,é uma praga rs

  19. Eu tenho uma!
    Porém coitada… já quebrou a pontinha!
    E dependendo do alimento q corta, achei q mancha um pouco. Tem que usar e já lavar. Mas não sou só eu que uso… então é meio dificil de controlar o "cuidado" dela!
    E o fio da minha diminuiu um pouco também! Uma pena!
    Mas não sei… elas são muito caras, na minha opinião! A que tenho, minha mãe que ganhou de presente!

  20. Clarissa, respondi aí em cima do seu comentário. Mas complementando, eu acho que embora ela seja bem resistente não pode bater porque ela pode trincar, tipo cortar um frango nas juntas onde tem osso não dá. Mas para legumes, fatiar carne, essa coisas eu acho fantástica. Sabe quando o tomate está meio murcho e faca amassa ao invés de cortar? A de cerâmica corta brincando…

  21. Isso! E o fio delas? Duram mais ou menos que as de aço? Como se afiam?

  22. Dark a minha desde setembro não perdeu o fio, acho que com os devidos cuidados elas duram muito… a propaganda é que não precisa afiar. Dei uma para minha mãe e a doida resolveu cortar um frango inteiro com a faca em pedaços pequenos, aí detonou a lâmina, tem que ter cuidado mesmo.

  23. cáh disse:

    super interessante…
    não as conhecia mas a partir de agora irei prestar mais atenção sobre o assunto, quem sabe ate adquiri-la… ai poderei postar minha opinião!

    Bjks

    Cáh

  24. DARK disse:

    Tati, esses seus posts de 'utilidadesquefacilitamavidanacozinha' são o máximo! Tenho uma pequena, de legumes, da Kyocera, há pouco tempo. Amo também. Mas tenho uma dúvida, como faz pra amolar as bichinhas? Elas perdem o fio rápido??
    Bju!

  25. Joana disse:

    Eu já vi dessas facas de cêramica ali na Multicoisas, em frente a Real, mas não era dessa marca. Eu ainda compro uma de cerâmica para mim tb! =D