Músculo ao Vinho Tinto

Em casa eu faço muita sopa de legumes com carne e para essa finalidade gosto de usar músculo. Só que da última vez que comprei essa carne, achei tão linda que decidi fazer uma outra receita (fiquei com dó de usar na sopa). Se você preferir pode usar outra carne (a de sua preferência).

Eu amo receita que a gente coloca tudo na panela de pressão e quando abre tá pronta, essa é assim. Você vai colocar no fundo da panela:

2 cebolas picadas
1 colher (sopa) de alho triturado
1 cenoura grande em cubos
1 talo de salsão picado (opcional)
2 tomates sem semente picados

Por cima desses ingredientes você coloca a carne, no caso eu usei 7 medalhões grandes de músculo, mas não me recordo o peso (desculpe a minha falha!).
Por fim, você adiciona 1 cálice de vinho tinto seco, 1 cálice de água e 1 envelope de caldo de carne em pó.

Tampe a panela de deixe por 20 minutos em fogo baixo após pegar pressão. Como esta carne estava molinha, esse tempo foi suficiente para ela ficar desmanchando, dependendo da carne que você usar, pode  precisar de mais uns minutos na pressão.  Prove o sal e se achar necessário adicione.

Depois desta etapa você retira os medalhões do molho e coloca na travessa que vai servir. Ao molho que ficou na panela de pressão você adiciona umas batas descascadas e cortadas em pedaços grandes, se necessário coloca mais um pouquinho de água e volta para a pressão por 5 minutos. Depois disso é só colocar sobre a carne e servir com arroz feito na hora.

Salpiquei folhinhas de manjericão porque achei que combinaria bem, mas pode ser cheiro verde tá? Óh colegues, esse papo de carne de segunda, de terceira ou sei lá do que, aqui não rola. O importante é ter a receita certa para cada tipo.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

17 Comentários

  1. Fernanda Almeida disse:

    Só pode ser com vinho tinto?

  2. erica disse:

    será que sem o caldo de carne fica bom???

  3. Provei e adorei…obrigada! 🙂

  4. Mari Sabel disse:

    Tati, eu estou passando mais tempo aqui no Panela do que em qq outro lugar! Amo tuas receitas e a forma como publicas cada uma. Essa é mais uma que vamos testar (eu e o marido, ou melhor, o marido e eu; porque é ele quem está aprendendo a cozinhar). 😉

    Bjks

  5. Adorando a maneira que descreve suas receitas!=D bj

  6. Nossa!!! De comer com os olhos Tati..
    Linda demais..
    Beijos
    Sheila

  7. Miriam, isso mesmo, uns 150ml!

  8. bem assim nao da babei sem babete nao pode ser rsrs esta 5* mt bom de aspcto adorei bjs bom domingo

  9. Gostei imenso do aspecto!

  10. Nossa, que delícia. Um cálice é um copo, ou 150ml?

  11. Tia Rose disse:

    Olá Tatiana, aqui em casa faço sempre músculo parecido com essa sua receita. Mas depois da carne cozida (uns 20 min), epero sair a pressão, coloco as batatas mas não tiro a carne. Depois de uns 5 minutos tá tudo uma delicia.
    Ah, e minha dica, já que vc gosta de sopa. Quando faço esta receita, sempre sobra um pouquinho para o dia seguinte. Então eu amasso as batatas, coloco mais água, um tablete de caldo de carne, macarrão, adoro conchinha, e deixo cozinhar, mexendo sempre para não grudar, e fica uma sopa deliciosa. Aqui em casa é a única sopa que meus filhos comem. Faz muito sucesso !!!
    Experimente, vc vai gostar…
    bjs

  12. Lyn disse:

    Tati que receita maravilhosa.. com toda certeza é oq há nesse friozinho hein!!

    Bjinhos e passa lá em casa..
    lyncompletissima.blogspot.com

  13. Adoro receita assim também! Essa semana fiz uma parecida, e ficou muito delícia!
    Beijos, Tati

    http://www.brisandonacozinha.com

  14. Nossa, parece que ficou delicioso!! Vou experimentar aqui em casa, pois o maridão é fã de músculo!!! Ótimo fds para vc, Tati!!