
Falso Molho Madeira
Esse molho é delicioso para acompanhar carnes cozidas. Nesta ocasião eu usei carne suína em cubos, mas pode ser uma carne bovina de sua preferência.
Não vou ensinar a receita do prato completo porque no dia eu estava com pressa e nem anotei os ingredientes, mas achei que seria uma boa explicar como faço esse molhinho para dar uma cara nova à carne de panela.
Sempre que faço carne de panela, faço da mesma maneira: fora do fogo espalho no fundo da panela de pressão umas 3 colheres (sopa) de azeite, sobre ele espalho cebola picadinha (umas 2 cebolas), junto a carne em cubos sem tempero (cerca de 800g), 1 colher (sopa) cheia de alho picado, salpico 1 envelope de caldo de carne em pó, 2 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (café) de sal e 1 folha seca de louro. Cubro tudo isso com 1 xícara de água fervente, tampo a panela e levo ao fogo. Depois que pegar pressão, abaixo o fogo para o mínimo e deixo cerca de 20 minutos (tempo que pode variar dependo se a carne é mais mole ou mais dura).
Passado o tempo da pressão (e após sair a pressão da panela), retiro a carne e geralmente sobra no fundo da panela cerca de 2/3 de xícara de líquido. Retiro a folha de louro, junto 1 colher rasa (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1/3 de xícara de água e levo ao fogo para ferver e engrossar. Acerto o sal, somo pimenta e acrescento champignon em lâminas. Cubro a carne com o molho e salpico cebolinha verde (opcional). Fica show de bola!!!
22 comentários abaixo sobre Falso Molho Madeira
A minha falsa receita leva margarina, azeite, cebola, molho barbecue, shoyu, molho de tomate e água… Fica muito bom também!!!!
Adorei essa receita, hoje a noite quando chegar em casa vou fazer, deve ficar uma delicia.
Tati hoje fiz essa carne ficou DELICIOSA 'Sá sinhora' rsrs amo as dicas e suas receitas meu marido fica doido pq eu quero fazer tudoooo e ele vive de dieta. Marido fala:
Amor vc para de entrar no panela terapia e me ajuda emagrecer.
Eu digo:
– tá bom, projeto. Mas eu não resistooooo.
Beijos
Hahahaha, tem bastante receita light também!
:))
Oi, Tati.
Fizemos esse molho aqui em casa ontem e ficou divino.
Adoro suas dicas.
Beijos.
Eu fiz e ficou tudo de bom!!!! Fiz com paleta bovina e substitui o loro pelo ramo de alecrim (amo alecrim). Ficou uma delícia!
Muito bom, fiz essa carne ontem e nossa que delícia de molho… Farei muitas outras vezes com certeza… Parabéns pelo blog, to sempre aqui buscando inspiração… Rss
Oi Tati, adorei sua sugestão de molho para acompanhar carnes.Delicioso.
Beios e bom final de semana.
Tati, vc que é daqui de Sorocaba, me responda… Esse molhinho fica parecido com o filé Chan Chen que servem no restaurante do Esplanada? Sou APAIXONADA pela comidinha de lá, acho que tem os melhores pratos executivos *-*
Você podia fazer um post recomendando restaurantes aqui da região, também =))
Sou leitora assídua mas é a primeira vez que comento, conheço o blog de cabo a rabo! hahaha obrigada por estar sempre compartilhando uma receita mais assertiva que a outra!
Oi Jackeline, tudo bem?
É parecido sim, mas aquele lá é mais carregado no alho e no caldo de carne industrializado.
Eu penso em fazer postagens sobre restaurantes mas tenho um pouco de vergonha de ficar tirando fotos quando saio para comer fora kkkkkk….. quem sabe?…vou amadurecer a ideia.
Bjs
Tati
Olá Tati, qual a carne que vc usa???
Helena, só com o tempo mesmo a gente aprende a comprar carne. Mas o importante é um bom açougue. Eu nunca vou ao açougue e peço uma determinada carne, eu vejo e pergunto o que está mais bonito e fresco. Para carne de panela a mais gostosa na minha opinião é a paleta bovina, mas já fiz até com músculo e ficou uma delícia!
Bjs
Oi Tati, só uma duvida……que carne vc usa? Sou super inexperiente em compra de carnes……. Obrigada, Bjo
ai q delicia!
adrei esse molho.
eu sou mto fã do molho madeira.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
1 xícara de aguá só ?
só
O fome, vou tentar fazer na janta hoje adoro carne de panela.
A boca tá aqui cheia d'água !!! Judiação =(
Caramba! Com tanta coisa boa junto, só pode ficar show de bola mesmo! Beijos Tati!
Tati, atiçando nossa fome todas as manhãs!! Que molho lindoooo!!! kkk
Bjoss
http://www.brisandonacozinha.com
Gostei imenso do aspecto, deve ser uma maravilha!
Boa ideia!