Risoto de Tomate e Calabresa

Essa receita é tão simples, mas acho que é uma das minhas preferidas. Eu sempre tenho uma lata de tomates pelados e alguns gomos de calabresa congelados, então quando vai chegando perto da data de ir no supermercado, quando a geladeira já está quase vazia, esse risoto sempre me salva o almoço.
risoto1
Para 2 porções generosas você vai precisar de 1,5 litros de caldo de carne (pode ser água com 1 sachê de caldo em pó ou tablete ou o caldo caseiro que você está acostumado (a) a fazer). É necessário que este caldo fique fervendo em fogo bem baixo em uma panela ao lado da que você vai preparar o risotto.
Refogue 1/2 gomo de calabresa picadinho, adicione 1/2 cebola e 2 dentes de alho picados. Some 1/2 lata de tomates pelados e mantenha no fogo por alguns minutos mexendo para que o tomate comece a se dissolver. Junte o arroz próprio para risotto (1 xícara) e misture bem. Adicione 1 concha do caldo. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre até a água quase secar. Repita esta operação até o arroz estar cozido. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) de manteiga (usei aquela de ervas, receita –> AQUI) e 1/2 xícara de parmesão ralado. Na hora de servir eu gosto de regar com azeite e salpicar tomilho, orégano e manjericão.