Primeiramente é preciso esclarecer que o termo “gourmet” no brigadeiro se refere ao uso de ingredientes nobres, portanto, se você quer fazer brigadeiro gourmet vai ter que gastar um pouco a mais.
Por mais que o brigadeiro seja uma receita até infantil, no sentido de que é uma das primeiras receitas que a gente aprende, acreditem, tem muita gente que tem dificuldade no preparo (né Flávia?), acertar o ponto, etc. Então, se você é uma dessas pessoas, sugiro que aprenda primeiro o tradicional (aquele que a gente usa até achocolatado), fique craque e depois parta para a versão gourmet, assim você não corre o risco de estragar ingredientes caros.
Vamos à receita, que rende cerca de 40 a 50 brigadeiros, dependendo do tamanho.
- 1 lata de leite condensado;
- 1 gema (sem a pelinha);
- 3 colheres de gotas ou raspas de chocolate branco;
- 50 ml de suco de limão (de 2 a 3 limões);
- Mais ou menos 100g de raspas de chocolate (para enrolar).
Misture o leite condensado com a gema e as gotas de chocolate, leve ao fogo baixo mexendo sempre até ferver. Junte o suco de limão. Depois que começar a ferver e fazer bolhas, mexa por mais uns 6 minutos.
Por levar chocolate na massa, ele não ficará muito consistente enquanto quente, mas depois de frio endurece bem. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.
Dicas importantes:
– Para enrolar, passe água gelada nas mãos em vez de manteiga e em seguida passe nas raspas de chocolate.
– Em vez de granulado eu usei raspas de chocolate branco da Callebaut, marca Belga (procurem na internet, tem em lojas virtuais). As gotas também são dessa marca.
– Façam bolinhas bem pequenas porque elas aumentam muito ao passar nas raspas de chocolate.
– Se você não quiser usar chocolate branco na massa do brigadeiro, substitua por 1 colher (sopa) de manteiga sem sal.
– Troque o suco de limão por suco da polpa do maracujá para variar o sabor.
71 Comments