Sugestões para o Dia das Crianças

[Imagem daqui]
Longe de mim querer dar dicas de educação, uma vez que nem filhos eu tenho, mas tenho visto por aí algumas coisas que me deixam chocadas. Dia desses na sala de espera do médico vi duas crianças (irmãos) que deviam ter 3 e 5 anos com 2 Ipads. Tudo bem os pais serem ricos e poderem proporcionar o melhor, mas eu me pergunto: essas crianças realmente precisam de Ipads para usufruir dos seus joguinhos?
Vejo crianças que mal sabem escrever com celulares de ultima geração, meninas de 10 anos pedindo maquiagem  MAC de dia das crianças. O mundo enlouqueceu ou eu perdi algum capítulo dessa novela?
Papais e mamães que tal proporcionar algo diferente no dia das crianças? Alguma atividade bacana que vá além de entrar em uma loja e escolher um presente. Separei algumas sugestões:
1. Atividades que envolvam o despertar da consciência ecológica. Esses monstrinhos com garrafa PET cheios de doce vão alegrar e instruir os pequenos (imagem daqui).
2. Que tal presentear seu filho com um animal de estimação? Melhor ainda é levá-lo a uma instituição de adoção de animais para que ele mesmo escolha seu novo amigo! Com isso ele aprende que amor independe de raça ou aparência (imagem daqui).
3. Outra ideia bacana é preparar um bolo junto com seu filho (ou seus filhos). Coloque a criançada para botar a mão na massa, garanto que será gratificante ter na mesa do lanche algo preparado por eles (imagem daqui).
4. Já que os pequenos prepararam o lanche, que tal organizar um piquenique em um lugar bem bacana? (imagem daqui).
5. Propor uma tarde de resgate das brincadeiras mais simples, como as da época dos papais: pular corda, amarelinha, pião, esconde-esconde, peteca, etc. (imagem daqui).
Esse é o meu recado: menos consumo vazio e mais amor e atenção! Feliz dia das Crianças! Outras contribuições para o Dia das Crianças serão bem-vindas, manda bala aí nos comentários!

11 comentários abaixo sobre Sugestões para o Dia das Crianças

  • Concordo plenamente! que bom que tenha esse pensamento e use seu espaço para colocar ponto de vistas bacanas como esse Tenho dois filho, um de 4 outra de 2! logico adora um video-game, mais adora muito mais fazer atividades e brincadeiras em familia, sem brinquedos de luxo ou algo tecnologico! passo isso para eles e eles amam! Vai muito do que os pais ensinam e o costume e habito dos pais!!
    abraços

  • Avatar Sandra Reis disse:

    Boa Tati!!!
    Minha "pequena" agora tem 15 anos, mas posso me gabar de termos sido pais que nunca incentivamos consumismo, pelo contrário, fomos pessoas que nos propusemos a educar com "presença" e não presentes: fiz roupinha de boneca com meias que não serviam, festinha infantil com atividade de decoração de bolinhos de pasta americana (monitorado por mim mesma), cavalinho e chapéu de bruxa feito de caixa de papelão, brincadeiras com pintura facial. Casinha de boneca feita com sucata. Tenho fotos de tudo isso. Li para e com ela antes de dormir, assistimos teatrinho e shows de qualidade, enfim, acho que se a pessoa se propuser a ter um filho deve saber que dá trabalho educar direito, pois alienar com eletrônicos qualquer um faz.
    Adorei o post, muito bacana mesmo, parabéns!
    Beijão

  • amei seu post, e concordo com vc em tudo, e tbm apesar de nao ter filhos "ainda", sinceramente eu espero poder proporcionar e ensina-lo (a) as brincadeiras que eu brinquei pra que ele (a) tenha suas boas lembranças da melhor epoca de nossa vidas!

  • Avatar Jack Lins disse:

    Tati adorei suas dicas, na segunda mesmo vou colocar a mão na massa com a garotada e vamos fazer as garrafas pets monstros, e vou tentar brincar com as brincadeiras da nossa época, acho que vai ser muito legal.
    Muito obrigada pelas dicas.
    Tenha um ótimo feriado.
    beijos
    http://www.meucantinhos.blogspot.com.br

  • Avatar Laura disse:

    Sabe Tati, esses dias eu tava conversando isso com uma amiga.
    Minha infância se deu na época de inflação, plano cruzado, plano cruzeiro e sei lá mais o quê. Não se esbanjava dinheiro e todo mundo vivia na pindaíba.
    Cada um ganhava um presente e depois ia brincar com os coleguinhas.
    Hoje em dia a criança ganha presente do pai, da mãe, da avó, da tia, do padrinho, madrinha etc. E cada coisa cara! Uma boneca custa quase 100 reais.

    As vezes não sei se muito pobre ou muito atrasada mesmo.
    Bjs.

  • Avatar Janrosa disse:

    oiii, Davi tem 3 anos, ñ comprei nada pra ele, ja q vai ganhar brinquedo do dindo, combinei com minhas cunhadas e alugamos uma cama elastica, de tarde vai ter lanche especial, e vai ser isso o presente do dia deles!!!

  • Pois é Tati,hoje em dia vemos muitas queixas de crianças que passam o dia todo nessa onda tecnológica e consumista, e só interagem por esses meios…Os pais acabam dando coisas materiais demais e o lúdico, a verdadeira alegria de se viver e se humanizar vai se perdendo…Acho fundamental resgatar essas atividades de interação com a família, brincadeiras que desenvolvam a criatividade…Tenho uma amiga que passou o dia das crianças com um grupo que promove atividades com crianças carentes ,com comidinhas e brincadeiras…e comentou que os olhinhos brilhavam de alegria ao ver tanta comida…pois vivemos num pais que enquanto algumas tem muito mais do que precisam, outras acham um luxo ter o que comer…

  • Avatar ELI disse:

    SABE DO JEITO Q ANDA AS COISAS….VC FICARÁ PINTANDO SOZINHA AS GARRAFAS PET…..COM O CACHORRO… COM A SUJEIRA DA COZINHA…..TENHO 2 AQUI EM CASA….Q ADORAR TECNOLOGIA….MESMO Q VC PROGRAME ALGO DIFERENTE…..ELES BUSCAR O BOTÃO DO POWER….É A GERAÇÃO….É OUTRO MUNDO….É OUTRO SÉCULO…..FELIZMENTE OU INFELIZMENTE…..ELES ATÉ TENTAM ACOMPANHAR….PORÉM O PENSAMENTO DELES É MUITO MAIS RÁPIDO, MAIS LÓGICO E MAIS EVOLUIDO DO Q O NOSSO…..

  • Avatar Raíssa disse:

    Tati, eu também fico chocada com essas coisas. Outra coisa que me deixa perplexa é minha sobrinha de 8 anos com roupa de moça e sapato com salto. Acho que cada coisa no seu tempo. Adorei o post. Também não tenho filhos mas concordo com tudo.
    Bom feriado.
    Bjs
    Raíssa

  • Avatar LU disse:

    Concordo com vc tudo a seu tempo!
    criança tem que se sujar, tomar agua da mangueira, desenhar na areia mas de verdade e nao no mundinho virtual! feliz dia das crianças pra nos!
    beijocas