
Ossobuco ao Vinho Tinto
Eita coisa saborosa que é esse prato! Só provando mesmo!Dessa vez optei pelo cozimento lento, não usei panela de pressão, usei a panela de ferro que é maravilhosa para essa finalidade, pois tem o fundo bem grosso e a tampa bem pesada, o que faz com que não escape o vapor, deixando a temperatura interna bem elevada.
Minha intenção era fazer um ragu (carne desfiada), mas no meio do processo resolvi deixar os pedaços inteiros, por isso não tirei a membrana, mas o ideal é tirar essa “pelinha” que fica ao redor do ossobuco para ele não encolher quando cozinhar. Comecei fritando em azeite 4 pedaços que estavam temperados apenas com sal e pimenta.
Depois de fritos dos dois lados, retirei da panela, e adicionei (na panela usada mesmo) 1 cebola picada e 2 dentes de alho triturados.
Somei 1 folha de louro, 1 cenoura picada em pedaços bem pequenos e 1 lata de tomates pelados. Juntei 1 envelope de caldo de carne em pó, misturei bem e voltei os pedaços de ossobuco para a panela.
Um talo de salsão também daria muito sabor, mas eu não tinha em casa no dia.
Acrescentei cerca de 1 cálice (uns 150ml) de vinho tinto seco de boa qualidade (vinho que não se bebe, não se usa na cozinha colega!), tampei e deixei cozinhar em fogo lento por quase 2 horas ou até a carne estar soltando do osso.
Servi com couscous (tipo marroquino) só hidratado no caldo de legumes e polvilhado com salsinha. Se liga na dica: se você desfiar essa carne, voltar para o molho e servir sobre uma massa, nunca mais vai querer outro molho, vai por mim!
26 comentários abaixo sobre Ossobuco ao Vinho Tinto
Bom dia Taty,
Não é necessário acrescentar água no cozimento? só o vinho basta?
Não precisa, a carne e os ingredientes vão soltar líquidos suficiente.
Olha, eu acho que jiló recheado com bacon seria a combinação perfeita para este prato suculento!!
Parabéns pelo conteúdo do site, já assino o feed a um tempão, mas nunca tinha deixado minha gratidao aqui 🙂
Vi um hangout seu esses dias e super curti ^^
Adorei a politica do site, parabéns mesmo !!
Bjs Pris
Fb.com/coisademeninaindecisa
Tati, eu fiz e servi com arroz branco. Fiz umas alterações: Como não bebo, usei suco de uva integral, que não pode faltar aqui em casa, com um pouco de vinagre balsâmico. Passei o ossobuco na farinha de trigo antes de fritar e coloquei um pouquinho de mostarda dijon.. Fiz numa panela normal.
Ficou maravilhoso!! Já fiz 3 vezes.
Hummm, essa dica da farinha é ótima mesmo!!!
:))
Não se preocupe com o álcool do vinho, pois ele evapora durante a cocção. O que fica é o sabor do vinho.
Sim, esse osso é a perna do boi;
=)
Esse ossobuco é tipo músculo?
Ok Tati! Valeu pela super dica vou fazer a receita do ossobuco e a do cuscuz e aviso como ficaram! Bjs…
Oi Tati! Entro no panela… diariamente e amo de paixao o seu blog, suas dicas e receitas são maravilhosas, essa então sem comentários. Gostaria d saber como se faz esse cuscuz marroquino, depois você ensina? Bjs…
Oi Fernanda, que bom que curte o blog!! Olha só, o couscous é o nome "genérico" para um tipo de grão de trigo duro que se hidrata em qualquer líquido. Esse aí eu hidratei no caldo de legumes, as proporções de líquido e grãos vem escrita na caixinha.
O couscous marroquino na verdade é um prato com esse grão que leva carne de cordeiro, frango e vegetais. Veja aqui: http://gnt.globo.com/receitas/O-verdadeiro-cuscuz-marroquino.shtml
Bjs
So faltou acrescentar a receita raspas de limao siciliano.
Nossa parece otima,,a combinação deve ficar mto boa com uma polenta tbm,,,hum ,,,a gulosa aqui se acaba!Vou tentar fazer!
Engraçado … Aqui na minha terra (Brasília), essa carne se chama "Chambaril" rsrsrs
Legal a receita! 🙂
Namorido vai amar essa receita e a namorida gulosa aqui também!
bjosss
Salivei! Que maravilha…amo fazer a carne desse jeito pra ficar com esse molhinho tipo graxinha…hum! Delícia!
Que aspecto tão bom! O osso buco é uma carne muito apreciada cá por casa, e o molho que acompanha é sempre tão bom!
Sabe o que me encanta em vc? TUDO!!! rrsrsr em especial a falta de frescura ao assumir um "envelope de caldo de carne". bjo grande!!!
Eu já assumi faz tempo a minha preguiça de fazer caldo caseiro, kkkkkkk.
Nossa… to aqui babando de vontade!
Bjo!
Amo!!! Vou fazer!
Hummm delícia!
meu Deus….essa de nunca mais querer outro molho na vida…me deixou extremamente tentada…
Como eu compro essa carne?…chego no açougue e peço ossobuco? e se eu não tiver essa linda e maravilhosa panela de ferro? me dá outra opção hehe…
Beijos:!
Isso Lidy, assim mesmo que pede rs….rs….
Se não fizer na panela de ferro eu aconselho na pressão. Faz do mesmo jeitinho e deixa 30 minutos (se necessário você volta para a pressão).
Bjs
morri! Tati, vc mata a gente com essas fotos! 🙂
Beijao