Risoto de Tomate com Lascas de Bacalhau

Com essas chuvas constantes e temperatura mais amena esse prato caiu como uma luva. Ficou delicioso e com uma apresentação bem bacana. Olha que cor linda desse risoto! É muito simples de preparar e com bacalhau Riberalves fica ainda mais fácil, pois já vem pronto para usar.

Para o bacalhau:
– 1kg de lombo de bacalhau Riberalves
– 1/2 xícara de azeite
Descongele o bacalhau, coloque em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno médio por 40 minutos. Depois disso, com a ajuda de um garfo, separe o bacalhau em lascas, descartando a pele e a espinha e reserve.
Para o risoto:
– 1/2 cebola picada
– 1 colher (sopa) de alho triturado
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 xícara de arroz próprio para risoto
– 1 lata de tomates pelados picados
– 1,5 litro de caldo de legumes (caseiro ou industrializado)
Refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e, antes que fique dourado, junte o tomate (use também o líquido). Refogue e quando começar a ferver adicione o arroz, misturando tudo. Junte 1 concha do caldo de legumes, que deve estar aquecido. Mantenha a mistura em fogo baixo, mexendo sempre até que o líquido quase seque. Repita a operação até que o arroz esteja macio e o tomate dissolvido (pode ser que sobre um pouco do caldo de legumes).  Acerte o sal se achar necessário.
Na hora de servir, espalhe as lascas de bacalhau, folhas de manjericão e regue com azeite.
Nível de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 4 porções
Esta é mais uma receita do projeto “Hoje é Dia de Bacalhau”, do qual me orgulho muito de ser tutora. Tem receita nova todos os dias na página www.bacalhauriberalves.com.br e na fan page www.facebook.com/bacalhauriberalves
*Este texto é um artigo patrocinado.