
Pão de Fibras
Esse pão é ótimo para quem precisa aumentar a ingestão de fibras. Eu faço com farinha branca e adiciono as fibras porque gosto dele bem macio. Quem quiser fazer com farinha integral minha sugestão é que use metade integral e metade branca para não ficar muito pesado.
Ingredientes (para as medidas abaixo use copo medidor de 200ml):
- 2/3 de copo de água em temperatura ambiente;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina amolecida;
- De 2 a 3 copos de farinha de trigo comum;
- 1/3 copo de farelo de trigo;
- 1/3 copo de aveia;
- 2 colheres (sopa) de linhaça;
- 1 colher (sopa) de fermento seco granulado (próprio para pães).
Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos e vire uma bola uniforme. Essa massa tem que sovar por uns 5 minutos galera (ai que fadiga!). Sovar é fazer aquele movimento em que você puxa a massa em sua direção com os dedos e empurra com a palma da mão.
Deixe descansar, em uma vasilha, de preferência em local abafado e sem vento (dentro do forno desligado ou micro-ondas) por cerca de 1 hora e 1/2, ou até dobrar de volume (esse tempo pode varia dependendo da temperatura ambiente). Quando a massa estiver bem crescida, dê uns murros (uns 4) de leve para sair o ar. Ela vai murchar.
Modele os pães no formato que preferir (eu coloquei na forma de bolo inglês) e deixe crescer mais 1/2 hora.
Até ficar grandão assim:
Leve ao forno preaquecido em 180º (no meu que é fraco eu coloco em 200º) por cerca de 40 minutos ou até que fique bem assado. Lembrando que cada forno tem suas peculiaridades e o tempo pode variar.
Eu amo esse pão! A casca fica crocante e dentro fica MUITO macio!
51 comentários abaixo sobre Pão de Fibras
Olá Tati
Passando para parabenizsr o site e dar uma dica às suas leitoras queridas.
Tenho por hábito ANTES de fazer a pergunta ler toooodos os comentários, pois, normalmente, a minha dúvida está num deles, e, também, sempre surgem dicas interessantes de troca de ingredientes que dão certo, feitas pelas leitoras!!
Também, no site tem o mecanismo de busca! E dicas preciosas como usar o forno com vapor para crescer a massa e tipos de fermento e outras!
Assim, não se perde tempo aguardando sua resposta que sempre vem e a receita pode ser feita sem susto!
Um abraço e respeito pelo trabalho que empreende.
Fique na Paz e na paciência!!
S O.
Rio
Em tempo, a receita é chatinha para manuseio com as mãos, nas fica ótima!!
Poxa o meu deu muito errado =\
Deu pouco de “parte úmida” e não chegou a incorporar nem o segundo copo de farinha. Ficou muito pesadão e pequeno e depois de crescer ficou em metade da forma de bolo inglês.
Oi Tati, amei a receita do pao, posso fazer na batedeira com o gancho?
Pode sim
Olá Tati sua máquina é da home leader se for teria como me enviar as receitas do manual perdi o meu a anos e uso a máquina só no ciclo de sovar hoje estou testando duas receitas aqui do site o pão de leite fofinho e o pão de fibras depois volto para dizer se deu certo ,uma prima que mora no Japão que me indicou seu blog pelo face e you tube agradeço e desejo a cada dia mais sucesso bjs
Agradeça sua prima pela indicação e vc pelas visitas!
Minha máquina nao é essa, é a Multipane http://panelaterapia.com/2011/12/minha-maquina-de-fazer-pao.html
Olá Tatiana! Estou flertando com esse pão desde que comprei seu primeiro livro (já estou com os dois ). Minha dúvida está no copo. Tenho o hábito de pesar todas as receitas que faço, principalmente pao e bolo. Seria possível você me dizer quanto seria o peso ou se posso utilizar a xícara medida? Obrigada!
Pode usar a xícara medida.
Acabei de fazer, como não tinha farelo de trigo aumentei a aveia. Modelei em forma de bolinhas. Receita maravilhosa, muito fofinho!
Meu primeiro pão foi sua receita de pão de leite fofinho. Adoro seu blog!!
Olá… quero fazer esse pão que parece uma delícia!!! Posso substituir o mel por açúcar mascavo? Se sim, em que quantidade?
Pode sim, eu colocaria uma ou duas colheres de sopa (dependendo se quer mais ou menos adocicado).
Eu fiz n deu certo
Tati, tem algum pão desse estilo que você faz em máquina de pão… me dá uma preguicinha de sujar toda a cozinha fazendo pão hehehe.
Ué, qualquer pão dá para fazer na máquina 🙂 Esse eu faço sempre.
Não gosto muito de aveia, posso substituir? Obrigada!
Vc pode sormar as quantidades de farelo de trigo, aveia e linhaça e usar as fibras e outros ingredientes que quiser, na proporção que quiser, desde que a quantidade final seja a mesma.
Bjs
Olá… #dicapravida… colocar a massa em uma vasilha, cobrir com filme de PVC e colocar no forno. Cresce q é uma beleza e fica maravilhooosooooooo…
nossa Tati que fofinho … meus pães nunca crescem e ficam duros , agora por exemplo to assando um pão australiano que não cresceu nem com oração forte … sempre sigo direitinho as receitas , não sei o que acontece , mas eu prefiro fazer pães com fermento fresco, dá menos errado … bjs
Oi Tati, tudo joia?
Passei os olhos nos comentários e vi que vc sova o pão na máquina, e queria saber em que momento você o tira da máquina. Assim que mistura está homogênea ou somente na hora de assar? Eu tbém não gosto do formato da máquina, mas não sei a hora "H" de mudar para o processo "manual".
Obrigada e grande beijo
Minha massa tem um ciclo (nº8) que é só para sovar. É só colocar ingredientes lá, apertar o 8 e esperar ela terminar. Toda maquina tem isso, procure no manual da sua para saber como é.
Bjs
Obrigada, Tati.
Vou procurar.
bj
Oi Tati, fiz esse pão, a 1ª vez não ficou tão macio, bati na máquina e assei no forno convencional, na segunda vez fiz algumas modificações, troquei a água pelo leite desnatado, fiz na máquina tb mas primeiro fiz uma esponja com o leite, fermento e farinha, ficou ótimo. Agora deixarei de comprar pães integrais e farei sempre esse.
Ola Tati, entrei no seu blog hj, já me cadastrei e já estou adorando as receitas mesmo sem ter feito, só pelos comentários. Obrigado por compartilhar
Oi. bom dia, adoro o site! Gostaria de saber se esse pão delicioso pode ser feito da maquina de pão.
Pode, eu bato sempre a massa na máquina, depois asso no forno.
Bjs
Oi, Tati,
Eu já tentei 3 vezes e nunca cresce… Você tem alguma ideia do que pode ser?
Esse fermento que você usa é aquele do envelope, biológico seco instantâneo?
Obrigada,
Patricia
É esse mesmo o fermento. Se estiver frio no local ou tiver vento ele não cresce. Tente o seguinte, ligue o forno em 200º por 3 minutos. Desligue e coloque o pão lá dentro. Se não crescer o fermento está velho. Lembrando que se aí for um local quente, é só deixar dentro do microondas ou em local abafado que já cresce.
Bjs
Olá,
Gostaria de saber se a aveia é flocos ou… e caso eu use a farinha integral, retiro a aveia e o farelo e qual é a quantidade dos dois tipos de farinha.
Obrigado
Helena
Avei em flocos, mas tanto faz. A farinha integral vai no lugar da farinha comum e não dos outros ingredientes. Mas não testei.
Abs
Tati,
dá pra usar o fermento fresco?
Dá sim, mas procure uma tabela de equivalência, pois como não uso o fresco, não sei a quantidade.
Bjs
O meu não cresceu! O que eu fiz de errado? 🙁
Infelizmente não tenho como te ajudar à distância. Uma receita pode dar errado por 1000 motivos diferentes, entre eles, fermento vencido, temperatura ambiente inadequada, não deixou tempo suficiente para crescer, etc, etc.
Boa sorte na próxima.
Abs
Ei Taiti! Minha comadre faz esse em casa, muito bom.
Mas sabe o que a nutricionista dela disse? Que, para a gente aproveitar a fibra e os ingredientes da linhaça, é preciso passá-la no liquidificador – ou usar a farinha! Porque nosso organismo não quebra o grão da linhaça, então a gente praticamente não aproveita qd ele está inteiro…
Delícia de receita!
beijão 🙂
Tati, vou fazer esta receita! Amo pãozinho caseiro, ainda mais integral!
Bj!
http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Hey Tati…gostei muito. Deu certo!…pela primeira vez na vida o pão cresceu!!!….Gostaria te mandar uma foto…tem jeito?
Que bom! Manda a foto para [email protected]
Abs
Adorei!!!! correndo pra cozinha…..fui
Dá para fazer, com esta receita, na máquina de pão……pois esta parece melhor do que as que tenho (para máquina). Adoro suas receitas. Grata
Sim, eu fiz na máquina, só não assei nela porque não gosto do formato, mas é só escolher o ciclo integral.
Abs
O teu pão ficou mesmo bonito e que bom deve ser, kiss
P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html
mas que pao tao fofinho humm bjs
Boa tarde!
Acompanho diariamente, e simplismente adoro o site pelas receitas deliciosas e praticas.
Gostaria de saber quantos pães rendem a receita.
Obrigado, bjos.
Oi Suélen, que bom que curte o Panelaterapia. Rende 1 pão grande.
Bjs
Tati, Tati… certas horas leio uns comentários e penso quem nem vc… ai q fadiga!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk
Bjs, querida!!
Hahahahaha, faz parrrrte!
Bjs
Oi Tati! Tudo bem? Sempre estou por aqui e adoro suas receitas… parece muito gostoso esse pão. Apenas uma dúvida, não vai ovo? Bjão!
Não vai.
Bjs
Achei super interessante essa receita. Quero faze-la , mas gostaria que vc dissesse se a forma deve ser untada e enfarinhada ou não !
Vou ficar no aguardo !
Bjsss…
Para pães não precisa deste processo.
Abs
Que interior delicioso tem esse pão, fantástico mesmo!