Patê de Espinafre e Alcachofra

Quem me acompanha aqui e nas redes sociais já deve ter visto meus apelos pela receita do patê de espinafre e alcachofra do Applebee’s que eu sou apaixonada (esse aqui).Achei várias receitas na internet (sites americanos), mas resolvi testar na intuição mesmo. Gente ficou delicioso! Muito bom mesmo! No final do post tem algumas considerações importantes.

Os ingredientes que eu usei foram:


* Usei também 2 colheres (sopa) de leite (que vão entrar no final da preparação.

Vamos começar pela preparação dos ingredientes:

  • O espinafre congelado vem em bolinhas, o pacote tem 350g e vem 10 bolinhas, eu usei metade. Descongelei no micro-ondas e espremi bem para tirar o líquido.
  • Ralei 1/2 xícara de parmesão e 1/2 xícara de muçarela.
  • Piquei 2 unidades de fundo de alcachofra.
  • Piquei 1/3 de uma cebola.


Preparação do patê:

Refoguei a cebola no azeite até murchar, juntei 1 colher (café) de alho espremido, o espinafre e a alcachofra. Refoguei por alguns minutos, juntei 2 colheres (sopa) bem generosas de requeijão (do mais durinho tipo catupiry), a muçarela e metade do parmesão. Misturei bem e como a consistência estava muito grossa, somei 2 colheres (sopa) de leite. Adicionei sal e pimenta do reino. Coloquei o restante do parmesão por cima. Eu fiz na panela de ferro porque achei que ia precisar levar ao forno, mas como comi na hora, não foi necessário. Se fizer com antecedência na hora de servir é bom esquentar no forno, pois este é um patê para ser servido quente acompanhado de nachos (Doritos). Rende 4 porções.


CONSIDERAÇÕES:

  • Sem querer sem pretensiosa, mas realmente não sei dizer qual dos dois é melhor (o meu ou do Applebee’s). Ambos são maravilhosos e muito parecidos.
  • Eu acho que o do Applebee’s tem algum componente mais “azedinho”, imagino que possa ser cream cheese que é mais ácido, ou o sour cream. A Adriana, uma leitora que mora na Florida me mandou uma receita com estes 2 ingredientes.
  • Acredito que no Applebee’s eles não refoguem o patê e não usem a cebola, apenas misturam tudo e levam ao forno. Também acho que eles usem o “coração”, mas eu só achei fundos de alcachofra. O sabor é igual mas o coração tem fibras mais longas e o fundo tem uma textura mais firme.