Risoto de Mignon com Abobrinha e Mostarda Dijon

Risoto (ou risotto) é uma comida “gororobenta”, difícil de sair bem na foto, mas é um dos meus pratos preferidos. Adoro também a ideia de prato único que suja apenas uma panela! Mais prático impossível né colegues?

Para este risoto que rende 2 porções bem generosas eu utilizei:

  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1/2 cebola picada;
  • 300g de filé mignon picadinho (que já estava temperado dessa maneira –> aqui);
  • 1 abobrinha com casca cortada em cubos (desprezei parte do miolo por sem muito mole);
  • 1 colher (sopa) de mostarda dijon;
  • 1 xícara de arroz para risoto (usei o arbóreo);
  • 1,5 L de caldo de carne que pode ser caseiro ou 1 tablete dissolvido na água;
  • 1/2 xícara de parmesão ralado (se for de saquinho, use menos porque ele é mais forte).
  • Sal e pimenta do reino à gosto.


Sempre que for fazer risoto a primeira coisa é deixar uma panela ou canecão com o caldo fervendo ao lado. Pode ser que você não utilize todo o caldo, neste caso, pode congelar para usar posteriormente.

Refoguei a cebola na manteiga em fogo baixo para murchar e não dourar. Juntei a carne e deixei fritar bem. Somei a abobrinha picada e o arroz. Refoguei alguns minutinhos e juntei 1 concha do caldo que estava ao lado. Mexi com uma espátula de silicone até a água quase secar. Fui repetindo este processo até o arroz estar bem cozido, sempre em fogo baixo. É necessário mexer constantemente para liberar o amido dos grãos e deixar o risoto bem cremoso.Ao final, acertei o sal, coloquei pimenta do reino, juntei a mostarda e o parmesão. Ficou muito bom! A mostarda deu uma cor e um toque especial!

* Mostarda Dijon: “É uma variedade de mostarda forte muito usada na culinária francesa. Ela é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico“. Ela tem esse nome porque é típica da cidade francesa Dijon, é muito saborosa, (nem de longe lembra aquela mostarda ácida do hot dog) e hoje se encontra na maioria dos grandes supermercados. Adoro!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

12 Comentários

  1. Tati, será que essa receita fica boa com a abóbora laranjinha aquela cabotian?

    Amo ela de paixão…

    Beijos, Danie

  2. Fiz este fim de semana e posso afirmar que a receita é um sucesso! Como eu não tinha arroz arbóreo em casa, usei uma mistura italiana para risoto de aspargos da Pastarotti. Ficou bom demais!!!!

  3. Julia Baêta disse:

    Essa receita é uma delícia!!! Acabei de fazer e só substitui o parmesão por queijo minas padrão sem lactose porque tenho intolerância à lactose, ficou muitoo gostoso o risoto!!! Adoro suas receitas!! Bjos e parabéns!!!

  4. sonia disse:

    Adoro seu blog, apesar de nunca comentar entro todo dia pra ver as receitas novas (geralmente to no serviço então tem que ser vapt vupt..srsr). Já testei várias e sempre dá certo. Vc explica tudo muito bem e as fotos ajudam demais. Parabéns pelo blog, é o melhor de culinária. Vc teria alguma receita de cheescake? vi que vc já fez um salgado, mas to procurando uma fácil e gostosa de cheescake doce. Obrigada pela sua atenção e pelos posts !!

  5. Nah disse:

    Não tenho dijonnn… ;// uso o que pra substituir??

    Obrigada

  6. Hummm, que delícia!
    Adoro receitas de risoto.
    😀

    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

  7. Tem um aspecto tão bom 🙂