Tour Gastronômico em Pomerode

Na minha estadia em Blumenau para acompanhar a SC Gourmet tive oportunidade de conhecer alguns locais e empresas expositoras que participaram da feira. Em um destes momentos visitamos Pomerode, uma cidadezinha linda de colonização Alemã, para conhecermos os chocolates Nugali e a cervejaria Schornstein.

Chocolates Nugali

“Nugali é uma das poucas marcas do Brasil a realmente fabricar seu próprio chocolate. Trabalhando do cacau ao produto final, podemos garantir a mais alta qualidade e exclusividade nos ingredientes, formulações e processos.

Feitos a partir de um blend selecionado de cacaus e somente com a mais pura manteiga de cacau, os chocolates Nugali são fabricados como fazem apenas os mais tradicionais chocolatiers belgas e suíços.”  (texto do site da empresa).

Maitê Lang, proprietária da Nugali, nos recebeu com toda sua simpatia e nos explicou sobre todo o processo de fabricação. Fiquei muito bem impressionada com a qualidade destes chocolates. São realmente incríveis! Todos são deliciosos, mas fiquei feliz com a qualidade dos “Zero Açúcar”. Eles não são mais gordurosos do que os tradicionais, como acontece na maioria dos produtos disponíveis no mercado, e ainda possuem adoçante natural. Perfeitos! Um dos melhores chocolates sem açúcar que já provei.

A fábrica fica em Pomerode, mas existem vários locais de venda (veja aqui) e também a loja virtual

Cervejaria Schornstein


“Localizado na cidade de Pomerode,  em Santa Catarina,  o  Schornstein Kneipe é uma  das atrações da rota turística da cidade mais alemã do Brasil (como Pomerode é conhecida). O bar foi construído anexo à fábrica matriz da Cervejaria Schornstein e funciona como um ponto de celebração à cultura cervejeira na região.

Em  um ambiente tipicamente germânico, o visitante saboreia o melhor da culinária alemã, harmonizado com os 6 tipos de chope  fabricados na cervejaria: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.”  (texto do site da empresa).

Além da aula do mestre cervejeiro sobre o processo de fabricação a Cervejaria Schornstein nos ofereceu um almoço Alemão delicioso.

* Pão feito com resíduos da produção da cerveja:

* Linguiça caracol, salsichas cozidas no chopp, saladinha de manga e spätzle (e ainda tinha vários outros pratos que não fotografei):

* Para finalizar, sorvete feito com a cerveja Imperial Stout, delicioso! Surpreendente!