O Shitake ou “Shiitake” é um cogumelinho danado de saudável! É rico em proteínas, possui aminoácidos essenciais, controla a pressão arterial, diminui o colesterol, fortalece as defesas do organismos, inibe tumores, e mais um monte de coisas boas! Não é por acaso que é o cogumelo mais consumido no mundo todo! Já adianto para quem não come carne, que o filé pode ser excluído da receita e ela continuará deliciosa. Basta dobrar a quantidade de cogumelos.
Vamos começar preparando o Shitake.
Ele só deve entrar no final da receita porque se cozinhar demais fica borrachudo.
Refogue 1 dente de alho picado ou espremido em 1 colher (sopa) de manteiga. Faça isso em fogo bem baixo para o alho não dourar. Junte 100g de Shitake, 1 colher (sopa) de shoyu, sal e pimenta do reino de acordo com seu gosto. Quando o cogumelo murchar, desligue o fogo e reserve.
Agora vamos para o Risoto, os ingredientes são:
- 1,5 litros de caldo de legumes ou de carne que pode ser caseiro ou industrializado, neste caso, dilua 1 tablete ou 1 envelope em 1,5 litros de água;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1/2 cebola picada;
- 150g de filé mignon em cubinhos temperado com antecedência de pelo menos 1 hora;
- 1 xícara de arroz próprio para risoto (arbóreo ou carnaroli);
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde;
- sal e pimenta à gosto.
Mantenha o caldo fervendo ao lado da panela que vai fazer o risoto.
Refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar, apenas para murchar, junte a carne e mexa até dourar. Junte o arroz e misture bem. Adicione uma concha do caldo e mexa sem parar (em fogo baixo) até quase secar. Repita esta operação, concha por concha, até o arroz ficar bem macio. A quantidade de caldo usado pode variar dependendo da panela usada e do fogão. Eu usei mais ou menos 1,2 litros.
Misture o shitake, adicione cheiro verde. Corrija o sal e polvilhe pimenta do reino.
Opcional: parmesão ralado e folhinhas de tomilho.
Para quem curte cogumelo segue mais duas sugestões de risoto: Funghi e Shimeji
Esse prato branco luxo é daqui: http://www.poloviporcelanas.com.br/
32 Comments