Banana Caramelizada

Eu nunca sei se é caramelizada ou caramelada, acho que dá no mesmo. Gente essa é uma sobremesa de 5 minutos. Facílima de fazer!!! Só que o caramelo é aquela coisa né? Tem gente que não acerta nem com promessa! Vou tentar explicar bem detalhadamente para todo mundo conseguir fazer, porque vocês merecem provar essa gostosura!


Quantidade para 2 porções:

  • Ferva 1/2 xícara (100ml) de água e mantenha ao lado da frigideira em que você vai preparar as bananas.
  • Leve ao fogo baixo 4 colheres (sopa) de açúcar em uma frigideira. O açúcar deve estar bem espalhado porque se deixar um “montinho” no centro vai demorar para derreter e queimar. Não fique mexendo, deixe derreter naturalmente.
  • Quando o açúcar estiver quase todo derretido junte 1 colher (sopa) de manteiga sem sal e a água fervente. É normal que nessa hora o açúcar empelote um pouco, mas é só manter no fogo baixo que vai derretendo novamente.
  • Junto com a água eu adicionei 1 colher (sopa) de licor de banana que eu trouxe de Blumenau, mas você pode usar rum, conhaque ou não usar nenhuma bebida.
  • Quando estiver novamente em forma de calda junte as bananas. Eu usei 2 bananas nanicas cortadas ao meio, mas vocês podem cortar em rodelas.
  • Não deixe cozinhar demais para não derreter as bananas. Deixe 1 minuto no fogo e desligue.
  • Sirva com sorvete, chantilly ou creme de leite.

Obs: Pode guardar com a calda na geladeira por até 4 dias. Para fazer uma quantidade maior é só ir dobrando todos os ingredientes.

Quem tem as manhas de flambar pode mandar bala que fica uma delícia! Não flambei porque usei pouca quantidade de álcool.

25 comentários abaixo sobre Banana Caramelizada

  • Avatar Kari silva disse:

    Pode ser qualquer banana?

  • Avatar Nicole disse:

    Eu fiz Tati e ficou deliciosaaaaa!! Fiz com açucar mascavo, até achei que fosse queimar, mas não ficou uma delícia!!!

  • Avatar twinfishing disse:

    Amo essas bananas!!! Adorei as dicas assim que fizer faço uma foto e marco você no instagram. Parabéns e Obrigado!

  • Avatar Ana Cláudia disse:

    Oi, Tati!
    Eu queria te agradecer imensamente porque, graças a sua receita, PELA PRIMEIRA VEZ a minha calda caramelizada deu certo! uhuul! Nem acredito! E olha que não foram poucas as vezes que tentei sem sucesso. rs
    Só queria tirar uma dúvida: se eu guardar na geladeira, depois, para servir, devo levá-la ao fogo novamente? Ou dá pra esquentar no micro-ondas?
    Bjs

  • a minha calda ficou meio rala..
    como faço pra ela ficar mais caramelizada??

    • Teria que ter deixado o açúcar mais tempo. Mas você pode ferver mesmo já tendo misturado a água, ela vai engrossando.
      Bjs

  • Avatar ELI disse:

    tenho uma amiga baiana que faz caramelo vapt vupt…..com KARO,sabe aquele QUE VENDE NOS MERCADOS….ATÉ PRA PUDIM ELA USA ELE….E EU COMO NAO SOU BOBA APRENDI…..E DÁ CERTO CONFIRA……O RESTO FACO DO MESMO JEITO ,COM MANTEIGA E TUDO MAIS…..RSRSRSRSRSRSR

  • Avatar Juliana Gulka disse:

    Oi Tati!
    Inspirada pela sua receita, fiz um pouquinho diferente hoje. Em vez do caramelo, preparei aquela calda de chocolate bem simples que colocamos por cima de bolos, e coloquei as bananas no mesmo esquema da sua receita. (Foto: http://instagram.com/p/ddAewvgUrZ/. Ficou uma delícia!

    Beijos!
    Juliana
    http://vidasingular.wordpress.com/

  • Avatar Patrícia disse:

    Também coloco suco de laranja!! Essa receita é tudo de bom, rápida, simples e barata.

  • Olá Tati,
    Hummmmmmmmmmm!!!! Com muitos mmmmmms mesmo. Amo esta sobremesa prática, fácil, sugestiva, rápida. Vai bem com qualquer acompanhamento, sorvete, bolos, etc ou até mesmo sozinha.

    Beijos

    Tânia Camargo

  • Avatar Carol Wruck disse:

    Oi Tatiana!
    Também sou de Presidente Prudente, parabéns pelo blog! Li hoje a sua página "Quem escreve" e achei super original!
    Mas vamos ao que interessa, rsrs…
    1-Curiosidade: por que a manteiga?
    2-Dúvida: vi algumas leitoras falarem de colocar laranja; se eu escolher usar, em que quantidade devo acrescentar?
    Desde já, muito obrigada!

  • Avatar amoreconcuore disse:

    Ai Tati , deu água na boca , que delicia e super simples de fazer.

    bjs,

    Deborah

  • Avatar Leni disse:

    Tati, tudo bem?

    adoro essa sobremesa, com sorvete de creme é tudo de bom, mais pode colocar todas gordices que vc citou juntas que amo tbem!!! rsrs…..banana já é uma delícia com caramelo e sorvete melhor ainda, sempre peço essa sobremesa quando saio pra comer por aí, é pareo duro pro creme de papaya com licor de cassis!!! rsrs
    já fiz em ksa quando recebi umas pessoas pra jantar é super rapida de fazer e marravilhosa!! eu gosto de flambar a bichinha!!! rs

    beijos
    LEni

  • Avatar Ana Paula disse:

    Nossa amo,fiz semana passada,,,mas amei as dicas!Parece deliciosa!

  • Huuummm,amo! Lembra a minha infância. Minha mãe, que adorava qualquer coisa feita com bananas, fazia sempre. Só que sou daquelas que não acerta o caramelo nunquinha. Agora, depois do seu incentivo, vou me aventurar.
    Thanks!
    Bjs

  • Avatar Carol Sena disse:

    Tati eu faço assim também, mas coloco suco de laranja! Fica uma delicia!

  • Avatar Fernanda Rosa disse:

    Que maldade abrir o e-mail e me deparar com essas fotos!

    Que delícia, Tatiana!! Sempre de parabéns com suas maravilhosas receitas e fotografias 😀

    Beijos

  • Avatar Fernanda Rosa disse:

    Que maldade abrir o e-mail e me deparar com essas fotos!

    Que delícia, Tatiana!! Sempre de parabéns com suas receitas e fotografias 😀

    Beijos

  • Avatar Jana disse:

    E a canela ? Onde esta a canela ? rsrs… eu faço quase assim, mas coloco açucar mascavo,creme de leite fresco,licor de banana e rum, do uma flambada … sobremesa de sucesso, rapido e sucesso

  • Avatar Nanda e Beto disse:

    Taí minha sobremesa predileta!
    Se colocar um pouquinho de suco de laranja também deve ficar delícia né! Sempre vejo colocarem quando peço em restaurante rsrs! 🙂

  • Muito bom aspecto! Não sou muito fan de banana mas estas ficaram mesmo com bom aspecto! vou experimentar.
    Beijinho
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/