Arraial D’ajuda-BA – Hospedagem e Passeios

Meu marido não consegue tirar mais do que 1 semana de férias de uma vez só devido ao trabalho dele, então nessa mísera semaninha precisamos escolher bem o destino porque senão a viagem cansa mais do que descansa. Dessa vez não queríamos badalação, agito, nem aquelas viagens cheias de “obrigações” de ter que conhecer mil atrações e os arredores.

Escolhemos Arraial D’ajuda e não nos arrependemos. A ideia era conhecer Trancoso também, que fica bem ao lado, mas como o tempo ficou nublado depois do segundo dia, achamos que não valeria a pena.

Nunca vi uma cidade praiana tão pequena com tantas boas ofertas de hospedagem como Arraial! Tem Hostel, pousadas, hotéis, Resorts, para todos os gostos e bolsos.Escolhemos ficar em um lugar com cara de casa e de frente para o mar. Acertamos muito na escolha. O Residence Pé na Areia é um lugar muito agradável!

É um condomínio de casas rústico, simples, mas muito bem cuidado. Higiene nota mil! Lá tem casas de diversos tamanhos, a nossa tinha uma quarto, banheiro, sala, lavanderia e cozinha completa. Tudo limpinho, cheiroso, uma graça mesmo! Recomendo muito. O preço também é bem bacana.
 

O inconveniente é que ele fica numa praia sem muita estrutura de turismo. Para ir para outras praias ou para o centro é só sair na rua que passam as vans que levam à diversos pontos com preço de R$ 2,50 para qualquer lugar. O transporte é bem eficiente para ir e voltar à qualquer hora do dia ou da noite.

Por ser um residencial ele não oferece serviço de restaurante, mas a cozinha da casa é super completa então basta abastecer a geladeira no primeiro dia e tudo certo.

Arraial fica entre Trancoso e Porto Seguro então tem muitos passeios para se fazer. Confesso que não tive muito ânimo para ficar rodando, então nos limitamos a ficar “lagarteando” na praia e ir ao centro da cidade para comer de noite.

As praias são lindas, água azul esverdeada, morna e sem muitas ondas.

O centro da cidade é fofo. Na igreja Nossa Senhora da Ajuda fundada pelos jesuítas data de 1549, tendo sido reconstruída em 1772,  tem um mirante na parte de trás com uma vista de tirar o fôlego. Cada fitinha colorida amarrada representa um pedido feito a Nossa Senhora da Ajuda.

As ruas mais famosas são a “Brodway” que tem até esquina com a “5th avenue” hahahaha. Lá tem muitas lojinhas de artesanato e artigos de praia. A Mucugê é a rua dos restaurantes das lojas mais “chiquetosinhas”. É considerada uma das mais charmosas do Brasil. Parece muito a Rua das Pedras em Búzios e a Pituba em Itacaré.

 

Estando em Arraial D’Ajuda você ainda pode passar um dia do Eco Park (acho que para crianças deve ser muito bom, eu tô véia para isso), passear em Trancoso ou Porto Seguro, se curtir história pode visitar os pontos turísticos da época do descobrimento, ver as baleias Jubarte de perto em Abrolhos, mergulhar no Recife de Fora, enfim, tem muitas opções que com certeza vão lhe oferecer quando você chegar no seu hotel.

Eu posso dizer que passei todos esses dias “parasitando” na praia de dia e comendo na rua Mucugê de noite e foi ÓÓÓtemo!!! Amanhã tem um post sobre os restaurantes que conheci!