Cuca de Banana do Rodrigo Hilbert

Começou a nova temporada do Tempero de Família, um programa de culinária onde o Rodrigo Hilbert reproduz algumas receitas da sua família. Eu curti a primeira temporada! Ele se atrapalhou em alguns momentos, sentou na pia, lambeu o dedo, mas tudo bem, eu gostei, achei bem descontraído e a fotografia do programa é um primor!

Fico babando no ambientes rústicos que servem de cenário para o programa! Mas o que eu queria mesmo dizer é que testei uma receita dele, a Cuca de Banana, e  ficou uma delícia!

A cuca basicamente é uma massa de bolo, uma camada de banana e uma farofinha crocante por cima. Bem simples de fazer. A receita original você encontra AQUI.
Fica assim antes de ir ao forno:

Eu cortei  as bananas em rodelas em vez de fatiá-la como indicava a receita e acrescentei uma colher de licor de banana à massa.

Algumas considerações:

  • A massa cresce bastante.
  • Se sua banana não estiver bem madura, sugiro colocar 2 colheres (sopa) de açúcar a mais na massa, pois ela não ficou muito doce (mas depende do paladar de cada um).
  • Usei fermento químico de bolo.
  • Com chantilly ou sorvete de creme fica deliciosa!

48 comentários abaixo sobre Cuca de Banana do Rodrigo Hilbert

  • Avatar Tonn Maia disse:

    A Receita não não está mais na página da GNT. sniffff. se puder me poste a receita

  • Avatar Ana disse:

    Tati! Fiz a cuca duas vezes, com fermento biológico e químico e nas duas a farofa afundou!!!!!!

  • Avatar Simone disse:

    eu fiz e a receitas original é com fermento biológico

  • Avatar Alice Lira disse:

    Tati, suas receitas hoje estão bem resumidas
    resumidas. Gosto mais quando você detalha pra nós… Suas dicas fazem toda diferença e outra quando você coloca a imagem da receita pronta, isso nos guia como deve ficar. Essa é minha opinião tá. Bjos.

  • Avatar Amanda disse:

    Oi Tati!!
    Faz pouco tempo que tenho acompanhado teu blog, e tenho gostado muito!! Coisas práticas, pro dia a dia, em que a gente quer cozinhar algo gostoso mas às vezes não tem todo o tempo que desejaria pra isso.
    Eu fiz a cuca hoje, e, não sei pela questão do frio, moro no interior de SC e aqui faz frio mesmo (rss), a cuca não cresceu muito…Deixei a meia hora, mas tô pensando em fazer outra vez e deixar mais tempo, pra ver se interfere, será? Ah, e eu acrescentei uma caldinha de chocolate e coloquei na cuca, sobre as bananas e farofa, eu adorei. rss
    Beijos!!

  • Avatar Fernanda disse:

    Delícia!!!!!! meu marido que não come nada feito com banana amou. Realmente é necessário colocar duas colheres a mais de açúcar, mesmo que a banana esteja bem madura. E o ideal é fazer com banana prata, fiz com a nanica e demorou bastante pra assar, pois ela solta muita água.

  • Tati, eu fiz essa cuca semana passada. Minha mãe adorou e eu tbm. Super prática e uma delícia !

  • Avatar As Pobretonas disse:

    Tati, fiz a cuca e ficou mara!!
    usei fermento biológico mesmo conforme diz a receita e ainda coloquei umas passas e nozes quebradas em cima.
    Muito delicia!

  • A minha cozinha está cheirando a canela com banana… delicia! Obrigado por compartilhar mais essa maravilha de receita.

  • Avatar Kenia Souza disse:

    Oi, gente!

    Eu fiz a cuca em uma versão um pouco mais saudável, digamos assim, usei farinha integral (quem não tá acostumado pode usar meio a meio), açúcar demerara orgânico (usar o mascavo tb dá certo), usei açúcar de baunilha tanto na farofa como na massa, pra dar um toque. E aqui eu fiz meia de morango e meia de banana. Usei fermento biológico, ficou uma delícia! Mais uma receita que eu achei aqui que está super aprovada!

  • Avatar Mari Milanezi disse:

    Ficou parecendo bolo pq vc usou fermento quimico. Já tentou com o biológico? Faz toda a diferença.

  • Tati, muito obrigada! Você é um amor <33

  • Oi, Tati! Vivo lendo teu blog (e adoro!), mas nunca comentei. Sou uma "cozinheira" iniciante e em fase de experimentação, então não repara nas pergunta bobas, rs. São duas: precisa tampar a forma quando a massa estiver descansando? E o forno, precisa ser pré-aquecido (e em qual temperatura)? Beijo e obrigada por compartilhar tudo isso!

    • Não precisa tampar. O forno é bom preaquecer por uns 10 minutinhos. Meu forno é fraco então eu coloco em 200º mas só vc pode conhecer seu forno. Muda muito de marca para marca, pode ser que em 200º seja forte para o seu forno.
      Bjs

  • pode fazer a massa na batedeira??

  • Avatar lina oliveira disse:

    eu fiz a receita dele ao pé da letra: ficou um espetáculo. A farofa é muito boa, mas é preciso ter um cuidado: usar manteiga sem sal, e nunca margarina.

  • Essa receita é maravilhosa!
    Assim como no "Tempero de Família", procuro fazer as receitas do caderninho da minha avó- era uma excelente culinarista- e, se derem certo, faço a divulgação, no sobnossaoptica.com, blog voltado para o público feminino jovem.
    Não sei se você ja conhece, mas há um versão, também prática, feita com banana, maçã e passas e que eu conheço pelo nome Torta Carioca. Fica uma delícia, também! Vou colocar o link, onde mostro como faz. Já adianto que o capricho das gostusuras não é igual ao seu, até porque não sou boa na cozinha e o blog não é voltada para a culinária somente, mas afirmo que ficou muito apetitoso e sugiro que você experimente, caso não conheça.
    Parabéns pelo capricho, dedicação e bom gosto na sua cozinha. Sou fã daqui há um tempo e, sempre que possível, tento fazer na minha cozinha as delícias que aparecem no panelaterapia.
    Bj.

    http://sobnossaoptica.com/2012/06/04/cuca-de-banana-e-maca/

  • Fiz com fermento químico e cresceu bastante. Ficar ou não corada é mais uma questão do forno mesmo. Bjs

  • Avatar Cris disse:

    Tati, fiz a receita agora de noite, to comendo agorinha mesmo, que delícia!!!
    Não consegui nem esperar esfriar.. nham nham… vou lá servir mais!!!

  • Corri pra fazer assim que vi lá no face! Ficou ótima, mas, a farofa ficou bem grudenta; tive que ir colocando mais farinha até dar o ponto de farofa mesmo. Talvez seja porque eu usei essência de baunilha, que é líquida! Ah, também usei fermento químico, mas como eu queria uma massa mais fininha, coloquei numa forma maior! 😉

    Beijos, Tati!
    😉

  • Amei essa receita… cresci comendo a cuca que meu saudoso paizinho fazia para nós todo sábado. Lembro bem dele amassando a "farofa" com as mãos grandes dentro da tigela onde havia batido a massa. Ele fazia só com farofa, sem frutas e com o fermento químico! Ah, e sempre colocava essência de baunilha… que saudades que me deu! A família toda amava a cuca do tio Miro!

  • Avatar Bruna Souza disse:

    Bom dia Tati!
    Gostaria de saber, se usar fermento de bolo (quimico) tem que deixar descansar igual?
    Obrigada beijos

    • Eu deixei descansar. Montei a Cuca com as 3 camadas (massa, banana e farofa) e deixei descansar, mas acho que nem deu meia hora, no máximo uns 20 minutos.
      Bjs

  • Avatar mara ramos disse:

    uma del´cia, simplesmente amei!

  • Como eu moro aqui na Alemanha, posso dizer que a cuca pode ser tanto na versao com fermento biológico, quanto com fermento químico. Consideracoes, se for fazer com o fermento de pao (biológico)tem que deixar a massa descansar duas vezes, a primeira apenas espalhada na forma, depois da primeira fermentacao, abaixa a massa suavemente com a mao e acrescenta as frutas e a farofa e deixa fermentar novamente para ir ao forno. Se for a massa de fermento de bolo (químico) a massa nao pode ser muito líquida, ou as frutas afundam e a farofa tb. Se quiser a farofa perfeita usa a mesma medida (xícara, por exemplo) de manteiga, acúcar e trigo, e a manteiga tem que estar em temperatura ambiente (meio molenga) que a farofa fica perfeita.

  • Avatar Joice disse:

    Oi Tati, tentei fazer o Brownie e não deu certo, ficou extremamente oleoso e não fez a casquinha crocante, eu usei 150g de margarina Qualy, e o chocolate em pó que usei é um de 50% cacau, então ele fica meio amargo, por isso usei o chocolate ao leite.

    • Que pena, não sei dizer porque aconteceu isso. Não tenho hábito de usar margarina, então não sei dizer se é por esse motivo. Normalmente não fica nada oleoso.
      Bjs

  • Avatar lilian vieira disse:

    meus filhos adoram o programa do Rodrigo,eu também,acho bem descontraído,vou tentar fazer esta cuca,parece ótima,bjos.

  • Excelente!
    Minha sugestao para acomphar é usear um ingrediente muito usado no sul: NATA!
    é uma especie de creme de leite bem denso!

  • Excelente esta cuca!!!! Mto saborosaaaa!!!! Bora lah gente aos preparativos!!!! Recomendo!!!! Bjssss

  • Avatar Aninha disse:

    Cuca é realmente muito gostoso, fácil de fazer e não fica muito enjoativo.
    Uma sobremesa boa pra se ter em casa 😉

  • Avatar ANA CASTRO disse:

    Olá boa tarde, dá para usar maçã no lugar da banana? o que deve ser feito precisa cozinhar a maçã ou pode estar crua? obrigada bjs

    • Eu acho que sim, mas nunca testei. Eu usaria maçã crua cortada em fatias finas.

    • Avatar g.marian disse:

      Oie, Sou do sul, e aqui temos os dois tipos de cuca a "cuca crescida" que é com fermento biologico e tem a de fermento quimico depende muito dq tiver em casa rsrs..Na cuca vc pode por qualquer fruta. aqui no sul é comum termos de morango, de uva, de abacaxi, mamão, coco ( a de coco vc nao usa farofa) tem a de banana caramelada igual a um bolo que a Tati fez a um tempo atras. tem só de farofa ai a gente capricha na manteiga e faz uma farofa bem úmida com bolotas maiores, E tem a de queijinho que é feita de queijo quark que é amor no verão rs.. Aqui é tradição pq é a mesma massa ever só muda os recheios..rsrs

  • ai delícia!! mas o que é esse de açúcar de baunilha do farelo?? encontra no mercado, nunca tinha ouvido falar, deve dar pra colocar açúcar comum né? abs

    • É só guardar as favas usadas (lavadas) em um pote com açúcar ou processar as favas com o açúcar. Mas hoje já se encontra em alguns lugares o industrializado. Se não achar pode usar o comum e colocar um pouco de essência de baunilha na massa.
      Bjs

  • ***** MENINAS****** Nem me atentei ao fato da receita ter pedido fermento biológico! Usei o químico na quantidade indicada e deu certo!!!!

  • Avatar Rúbia disse:

    Tati, obrigada pela dica! Eu sou maluca por Cuca! Mas estou com uma dúvida: rola uma substituição do fermento biológico por químico? Mantenho a mesma proporção?

  • Amei, providenciar pra já!! Mas sobre a questão do açucar, vai a gosto de cada um, mas cucas não são doces como bolos, elas tem mais a doçura de um pão doce, por exemplo!!

  • Avatar Craft Room disse:

    Tati, o fermento biológico é aquele usado para pães? Minha dúvida
    bjos Denise

  • Olá Tati, que receita de cuca maravilhosaaaaa, essa nao posso deixar de experimentar.Por falar em experimentar, fiz a receita do seu nhoque de batata, segui à risca as suas dicas e o resultado foi um nhoque delicioso, firme, porém leve, do jeitinho que eu gosto, essa sua receita é de longe, a melhor receita de nhoque que eu já fiz:, postei no meu blog, claro que te dei todos os créditos, viu? Muito obrigada por mais uma receitinha nota mil!!! BEIJINHOS

  • Avatar Clara Maria disse:

    Estranhei o fermento ser Biologico… Será isso mesmo?

    • Avatar Luana Mendes disse:

      É que para os alemães, a massa de cuca é feita com fermento de pão mesmo, mas eu também uso fermento de bolo 😉

    • Avatar Lee disse:

      Eu usei o biológico e ficou ótimo igual. Eu já tinha feito uma receita parecida com esse e resolvi testar a do Rodrigo Hilbert, todas com fermento biológico.

  • Avatar *Milena* disse:

    Eu gosto muito do programa e já fiz algumas receitas. São sempre práticas e gostosas. Vou tentar fazer a cuca também! Valeu pela dica!