
Fim de Semana na Fazenda
Passei o final de semana no Hotel Fazenda Capoava em Itu-SP. Confesso que eu sempre fui resistente à lugares campestres, bucólicos, até esse final de semana memorável.
Para tudo! Gentemmm, mudança total no meu conceito de ecoturismo, turismo rural, e similares! Que lugar fantástico!!!!! (Com muitas exclamações!!!!).
Infraestrutura incrível! Belezas naturais de tirar o fôlego! Tudo lindo, limpo, bem cuidado! A fazenda oferece vários tipos de hospedagem: Chalés na colônia, hospedagem na senzala e chalés no lago, que foi onde ficamos. Por dentro é uma graça e tem tudo que você precisa para ter certeza de que o rústico pode ser um luxo! Olha que coisa mais linda de lugar, ao lado da mata e do lago:
Vale ressaltar que se você é do tipo “rato de cidade” sugiro ficar hospedado mais perto da sede. Eu que tive uma infância bastante cercada de natureza, fiquei com medinho das capivaras e do calango enorme (devia ter 1 metro) que cruzou nosso caminho em uma das idas noturnas até o restaurante na sede. Também atormentei o marido por causa dos barulhos de bichos entre o forro e o telhado do quarto. Imaginava panteras negras de olhos vermelhos sorrateiras e famintas caminhando por lá hahaahahaha, mas ó, depois do primeiro dia eu já me sentia o Richard Rasmussen e nem tinha mais medo. Achava tudo lindo! E no último dia as panteras negras se revelaram:
Dada a quantidade de casais com filhos que estavam hospedados, imagino que a Fazenda Capoava seja um paraíso para os pequenos. O contato com animais é constante no local (a ilha dos macacos é fofa) e tem monitores brincando o tempo todo com a molecada.
Estou completamente apaixonada pela família de saguis. Embora sejam criados em cativeiros, são muito bem cuidados, em um local espaçoso com árvores e lago, tanto que se reproduziram. Gente os filhotinhos são a coisa mais amada do mundo, olha isso:
Ao contrário do que eu imaginava, tem muitas opções de lazer e muita coisa para se fazer na fazenda. Passeios à cavalo ou de charrete, andar de caiaque nos lagos, fazer trilhas, degustar caipirinhas maravilhosas com cachaças artesanais, curtir uma massagem ou sauna, visitar espaço memória que é um tipo de museu muito bem montado e bem bacana para conhecer a história da fazenda.
Agora a melhor parte. A gastronomia! Sugiro que você faça as trilhas para compensar a comilança porque não vai ser fácil sair de lá com o mesmo peso. No lindo restaurante que fica na sede são servidos café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Comida caseira, mas com uma apresentação impecável! Pratos lindos e deliciosos!
Fotografei o almoço de sábado que foi uma feijoada maravilhosa! A mesa de sobremesas também é farta, mas o destaque vai para o melhor pudim de leite condensado que eu já comi na vida (eles servem a versão diet também).
E o almoço é emoldurado por esta vista magnífica:
Fazenda Capoava ganhou um lugar especial no meu coração como roteiro eco-gastronômico! Pertinho para quem mora em São Paulo (capital) e Sorocaba, perfeito para relaxar e esquecer que existe mundo lá fora.
É possível ir à fazenda apenas para almoçar e apreciar a natureza exuberante. Também tem o day-use para quem quer utilizar piscina, sauna, etc.
Minha única crítica é quanto à sinalização para se chegar à fazenda. Conheço Itu porque já trabalhei lá, mas a sinalização na estradinha de terra que dá acesso à fazenda deixou à desejar (bora colocar mais plaquinhas pela estrada produção?).
Resumo: amei ao cubo e vou voltar! http://www.fazendacapoava.com.br
15 comentários abaixo sobre Fim de Semana na Fazenda
Fiquei com muita vontade de ir, E é tão pertinho.Beijos
que delicia!!! fiquei com vontade de passear nas montanhas
Visitei a Fazenda Capoava em 2002 para um trabalho de sociologia da faculdade e realmente é muito lindo o local! Se não em engano é tombado pelo CONDEPHAAT, sendo patrimônio histórico por possuir paredes de taipa de pilão no Espaço Memória.
Nossa, eu amo passeios assim! Fiquei louca de vontade de ir nesse lugar, e já avisei o namorado que no ano que vem teremos que arrumar um tempinho para irmos! Agora… Essas fotos de comida deixaram minhas lombrigas em polvorosa… Isso que almocei faz pouco tempo!!
adorei. estou louca para viajar para um lugar assim, mas meu marido ainda resiste, fazer o que, quem sabe um dia, bjs casadafafis.blogspot.com
Que passeio maravilhoso! fiquei com vontade enorme! nos conte mais ou menos , a partir de quanto é a diária?
Sugiro que vc entre no site da fazenda e envie sua pergunta a eles, porque conforme a data, a quantidade de pessoas e o tipo de hospedagem os valores mudam.
Bjs
Delícia de fotos!!!! babei rsrsrsr
Adorei este post Tati,….as fotos são lindas e concerteza que passar uns dias neste local, até dá saúde.
Beijinhos,
Espero por ti nos meus cantinhos: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá Tati!!! Eu também já estive na Fazenda Capoava, mas não me hospedei, fiquei apenas o período da manhã, uma pena…mas pretendo voltar.
É tudo muito caprichado, fui recepcionada com um maravilhoso café da manhã, uma delícia!!!
Assim como você, não sou muito adepta ao turismo rural rs, porém lá é um caso à parte, é um lugar lindo demais, vale muito a pena visitar 😉
Recomendadíssimo!!!!!
Oi Simone, olha, Itu é uma cidade histórica e por isso turística, mas a cidade em si eu não vejo muitos atrativos além de igreja, museu, mas tem muitos lugares bacanas em volta. Várias fazendas históricas bacanas!
Oi Tati, que lugar lindo!! Na diária tudo é incluso? Tipo refeições, passeios á cavalo?
Oi Priscila as refeições são inclusas bem como monitores para crianças, caiaque, sauna, piscina… mas os passeios a cavalo, aula de equitação e massagem são pagos.
Bjs
Bom dia Tatiana ! Que lugar lindo ! Merece ser visitado mesmo ! Obrigada por compartilhar conosco. Bjs
Olá! Adorei a sua dica de passeio. Amo lugares assim!
Já avisei meu marido e vamos marcar um final de semana para ir lá. Assim aproveito e conheço Itu. Nunca fui!
Adoro seu blog!
Beijos!