Gratinado de Frango com Molho de Ricota

Esse franguinho fica uma delícia! Até meu marido que ODEIA ricota ama esse prato! Fica bem leve e muito saboroso. O tempero do frango é responsável por grande parte do sucesso da receita. A receita do meu temperinho você encontra aqui.

Comece temperando os cubos de peito de frango e deixando marinar se possível de um dia para o outro. Não sei exatamente quanto de frango eu usei porque eu tirei da embalagem e esqueci de anotar, mas tinha umas 2 xícaras de peito de frango em cubos médios.

Refogue no azeite 1/2 cebola e 1 dente de alho grande, na mesma panela acrescente:

  • 200g de ricota;
  • 150ml de leite;
  • 1/2 tablete de caldo de legumes;
  • 1 colher (café) cheia de amido de milho;
  • 1 pitada de noz-moscada (opcional).

Bata tudo com um mixer ou leve a mistura ao liquidificador. Volte a mistura no fogo até ferver e engrossar. Vai virar um creme grosso. Prove o sal, se achar que é necessário acrescente mais um pouco. Esse molho pode ser usado em vários pratos (massas, aves, peixes, etc).

Grelhe os cubos de frango até ficarem bem dourados. Coloque em um refratário, cubra com o molho de ricota, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Esse efeito dourado no queijo eu consigo por que meu forno tem dourador (grill), se o seu não tiver, é só colocar uns minutinhos no forno para derreter o queijo. Mesmo sem dourar fica saboroso.

Atenção: depois de ir ao forno o creme ficará com aspecto de talhadinho, mas não é talhado, é a granulação da própria ricota.

43 comentários abaixo sobre Gratinado de Frango com Molho de Ricota