Tiramisù

Eu tinha um pote de mascarpone em casa e comecei uma verdadeira cruzada para encontrar a receita tradicional de Tiramisù, que para quem não conhece é uma sobremesa de origem Italiana, tipo um pavê que intercala um creme delicioso com biscoitos umedecidos no café. Muitas receitas levam creme de leite fresco batido ou claras em neve, mas pelo que li o tiramisu tradicional não tem esses ingredientes e tem formato redondo (o que eu não segui).

Já prevendo as perguntas que virão se você não encontrar o queijo mascarpone na sua região, sugiro pegar a receita dele no google (tem várias), é facílimo de fazer! Ele tem gosto de nata, de creme de leite levemente adocicado e consistência de queijo cremoso.

Se você também não tiver o vinho Marsala você pode usar vinho do porto ou não usar nada, uma vez que na receita tradicional tb não tinha esse ingrediente (mas eu usei porque… ah porque sim! kkkkk).

No fim do post tem um vídeo de um Italiano fazendo a receita (se você estiver lendo por e-mail só vai ver o vídeo se acessar o blog) que foi o que eu usei para me orientar.

Também preciso dizer que fiz uma receita pequena, que renderam 3 potes desse da foto. O pote é grande para porção única, então considere que esta quantidade rende 4 porções generosas.

Primeiro de tudo é fazer uma xícara grande de café muito forte! O ideal é café espresso, mas você pode fazer um coado bem forte ou diluir uma colher (sopa) de instantâneo em uma xícara de água beeem quente. Deixe esfriar para usar. Misture um cálice pequeno (usei uns 50ml) do vinho Marsala e reserve (lembrando que o café é sem açúcar).Agora o creme.

Bata 3 gemas pequenas ou 2 grandes com 125g de açúcar. Eu usei o batedor de arame mesmo. Bata até virar um creme claro e fofo. Junte 250g de mascarpone e está pronto o creme. Sim, vai gema crua, por isso os ovos devem estar muito frescos. E para não ficar cheiro de ovo tem que tirar a pelinha ou passar por uma peneira. Se você não come gema crua, não vai comer Tiramisù, não tem jeito, sorry!


A montagem é muito simples. Mergulhe o biscoito de champagne no café. Mas tem que ser MUITO rapidamente, coisa de 2 segundos, senão fica molenga demais. Coloque uma camada de biscoito molhado no café e cubra com uma camada de creme, repita a operação e no final polvilhe cacau em pó, que como eu não tinha foi o chocolate do padre mesmo (Dois Frades).


Mantenha refrigerado até o momento de consumir.

Minha sobremesa preferida do momento! Simples e tão espetacular! Ah! Já ia esquecendo o vídeo do “tio do tiramisù”:

40 comentários abaixo sobre Tiramisù

  • Avatar gabi disse:

    Procurando receitas de Tiramisu eu cheguei a esta aqui: http://ricette.giallozafferano.it/Tiramisu-senza-uova.html . É uma receita sem ovo, onde o creme de ovos com açúcar é substituído por leite condensado e creme de leite fresco batido. Acho que essa receita além de servir pra quem tem medinho de ovo cru (como eu :p) também deve agradar mais ao paladar do brasileiro por conter leite condensado. A página tá em italiano mas é só jogar no google tradutor 🙂

  • Avatar matheus abreu disse:

    Maravilhosa essa receita já fiz varias vezes, para o pessoal dos comentários dá para substituir o mascarpone por creme de ricota que tem textura bem parecida e um gosto mais leve que o cream cheese.

  • Avatar Rosane disse:

    Usa cream cheese, fica bom tambem.

  • Avatar LEONICE QUEIROZ disse:

    ME DESCULPE, ESQUECI DE ASSINAR E AGRADECER.

  • Avatar LEONICE QUEIROZ disse:

    BOA NOITE. QUANDO ESTIVE EM VIENA/ AUSTRIA, EU COMI TIRAMISSU E ME APAIXONEI PELA CIDADE E PELA SOBREMESA. TROUXE A RECEITA. FIZ COM CREME DE LEITE, NÃO CHEGOU NEM PERTO. LÁ É VENDIDO EM UNS POTINHO E TEM CONSISTÊNCIA DE UM IOGURTE BEM CONSISTENTE. TENHO PROCURADO AQUI NO RIO-RJ E SÓ ENCONTRO , “QUEIJO TIPO
    MASCARPONE” GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR O ORIGINAL.

  • Avatar Rozianne Aquino disse:

    Olha, deu um trabalhão achar o tal do queijo Mascarpone, mas super valeu a pena. Adorei a receita descomplicada e deliciosa. Não tenho costume de acompanhar blogs, mas é muito normal eu me aventurar na cozinha aqui de casa. Muita agradecida por compartilhar essa maravilha de sobremesa. Beijos, Rozianne 🙂

  • Tatiiii… posso usar Nata (Creme de leite mais concentrado).. aqui em Blumenau eu nao encontro o Mascarpone… vcs acha que dá certo?? a textura da nata é mais firme que do creme de leite…. Beeeijos

    • Eu não testei, mas acho que dá certo sim. Aliás se eu provar mascarpone de olhos vendados sou capaz de confundir com Nata 🙂

  • Avatar Gabibis disse:

    Eu comia tiramissu na Inglaterra e não era feito com bolacha champanhe… eles faziam com bolo, tipo um pão de ló, mas bem levinho e fino. Era uma delícia! Morro de saudade de comer tiramissu. É muito bom!!

  • Adorei! Vou testar a receita em um jantar com os amigos!
    PS: Adoro seu blog Tati!
    Bjs, Vivi

  • Avatar Gisele Vasfi disse:

    OI, Tati. Amei a receita (também gosto de procurar as receitas originais) e as dicas postadas como resposta aos comentários.
    'Tô levando a receita e deixando uma dica que descobri por acaso. Li o aviso sobre o vídeo que, quem recebe a newsletter, precisa vir ao blog para assisti-lo. Se você colocar o link do youtube abaixo do video, quem tem email do outlook vai poder assisti-lo pelo email mesmo. No Yahoo só aparecerá o link e em outros emails eu não sei. Mas passei a postar o link do video porque meus emails principais são do outlook/hotmail e gosto de assistir ao video pelo email.
    Obrigada pela receita. Bjs, Gisele.
    Receitas de todos nós

  • Vi recentemente na TV a cabo, o programa Cake Boss, onde o mestre fez tiramisu em sua loja nos Estados Unidos e utilizou o queijo Filadelfia, dize ele que é similar, então minha sugestão focada no que o chef fez é substituir o mascarpone por filadelfia. ok.
    Ainda não fiz, mas vou tentar.Sumara

    • Ele foi inclusive super criticado por aquela receita! Não fica legal com cream cheese, eu já testei, tem sal na composição e fica pesado.
      Bjs

    • Não acho que dê pra substituir o mascarpone por creme cheese, o gosto é completamente diferente. alias, mascarpone so tem nome de queijo mesmo, pq pra mim é um creme de leite super concentrado.

    • Avatar Neiva Holtz disse:

      Eu já fiz com os dois tipos e o sabor ficou bem parecido. Eu recomendo.

  • a receita tradicional não leva claras em neve? interessante… e a bebida original é o amareto? sempre faço com ele, fica tão bom, umas das minhas sobremesas favoritas.

    • Na original não leva clara em neve e não tem bebida. Mas eu apoio a ideia de que a receita tem que ser adaptada para o paladar de cada um.
      🙂

    • humm.. Não sabia… a versão com mascarpone, claras e gemas e amareto parece ter se tornado a mais popular, inclusive já comi essa receita em restaurantes na Itália. Vale a pena testar, é realmente muito gostosa.

  • O vinho pode ser qualquer um? Pq aqui na minha região não tem este vinho

  • Bom dia Tatiana, tudo bem ? Adoro tiramisu ! Você conhece a história do Tiramisu ? Tudo começou como um doce típico de Siena, chamado Sopa do Duque. Chegou a Florença há alguns séculos e aí trocou o nome original pelo de Sopa Inglesa, voltando a ser batizado, mais recentemente, como Tiramisu. Existem muitas versões desta sobremesa. Em geral,, prepara-se com Savoiardi, uns pequenos biscoitos fofos e achatados (como os biscoitos champanhe). Fonte: Cozinha País a País – Itália – Folha de São Paulo.
    Ficou muito linda a sua receita ! Parabéns ! Abraços

  • O post é de receita ou língua portuguesa???
    Ótima receita!!!

  • Eu tenho muita vontade de comer tiramisù, mas fico meio receosa justamente por causa da gema crua…meu marido vive me pedindo pra fazer, vou tentar experimentar!

    • Basta que você bata os ovos com acúcar em banho maria, mas tem usar batedeira, ou ter agilidade para nao cozinhar as gemas. Depois de bem fofos basta retirar do banho maria e seguir os demais passos.

    • Realmente, é melhor evitar o consumo de ovos crus/mal cozidos devido à bactéria causadora da salmonelose. Esta é uma boa alternativa, de cozinhar em banho maria (zabaione).

  • Avatar Jill Oliveira disse:

    A outra versao aqui na ltalia é substituir o cafè com o leite , e misturar tantos pedacinhos de morango ou pessego com o creme. Fica mais verao.

  • Avatar Jill Oliveira disse:

    E o cacau tem que ser amargo….

  • Morro de vontade de fazer esta receita… mas existe algum substituto para o mascarpone???

    • Então, minha sugestão é que se não encontrar o mascarpone você faça, veja a resposta acima que eu deixei para a Kelly. O sabor do mascarpone é bem parecido com o de um chantilly, mas a textura é bem densa e macia, levemente elástica, bem diferente do Chantilly, por isso não tem substituto. O Cream Cheese até lemra na textura mas o sabor não tem nada a ver.

    • Avatar Yara disse:

      Fazer o mascarpone é muito fácil!
      Aqueça 500ml de creme de leite fresco e quando começar a borbulhar nas bordas acrescente 2 colheres de sopa, ou 15 [email protected] de suco de limão coado, aos poucos mexendo sempre parar com um fuet, por 3 minutos. Desligue e deixe descansar por 15 minha. Depois forre uma peneira ou escorre dor de macarrão com um pano de prato bem limpinho e despeje para deslocar. Geladeira por 24 horas…fica perfeito e bem firme.

  • adoro e este ele esta 5* ja comia humm bjs bs

  • Parece DELICIOSO!!! Vou fazer.

  • Hmm, deve ser bom ein!!

    Beijinhos ♥

  • Avatar Karen disse:

    Adoro tiramisú, e não uso o vinho marsala, acho forte.
    Comeria fácil esses 3 potinhos.

  • Adorei a receita… Trabalho com um senhor Italiano, que ama essa receita, porem tem que esperar um ano até sua irmã vir ao Brasil para faze-lá … Fiquei com água na boca, quando ele comentou… porem nunca tinha visto a receita… Você poderia nos passar uma receita do Mascarpone ??? … Gosto muito do seu Blog… abraço, Kelly Inácio

  • Amei a receita, vou fazer!
    Mas só para constar:
    Embora comumente encontrada em diversos textos e panfletos promocionais, a palavra "espresso" grafada com "s" não existe na língua portuguesa — ela nada mais é que o italiano para expresso. A palavra "expresso", por sua vez, é originária do latim expressus.

    • O que ocorre é que "expresso" na nossa língua quer dizer "rápido" e o café na origem italiana se chama "espresso" porque vem do ato de "espremer", ou seja "extraído sob pressão", por isso gera tanta dúvida. Como é uma palavra estrangeira pode ser utilizada com a orientação de se usar em itálico. Agora você tem razão quanto ao fato de hoje considerarem "expresso" já que é a grafia correta para nossa língua, mas isso é recente, há coisa de 4 anos atrás todos defendiam "espresso". Bom saber! Valeu! Tirei o parênteses do post.