Eu vi essa receita em vários sites americanos, todas semelhantes, apenas com algumas variações no tempero e resolvi testar. Eu sou suspeita porque adoro abobrinha, mas acho que foi uma das receitas mais gostosas (com esse vegetal) que já provei.
Essa foi a primeira vez que testei essa receita, mas já deu para perceber algumas falhas que vou passar para vocês no final do post, assim vcs já podem corrigir.
Preaqueça o forno em 200ºC.
Corte a abobrinha com casca em palitos. Tente manter o tamanho e espessura igual em todos eles.
Faça um temperinho misturando (quantidade de tempero para 1 abobrinha média):
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 colher (sopa) de suco de limão;
- 1 colher (café) cheia de alho triturado (picado ou amassado);
- 1 pitada de orégano (quantidade de acordo com seu gosto);
- 1 pitada de sal (quantidade de acordo com seu gosto);
- Pimenta do reino (quantidade de acordo com seu gosto).
Misture todos os ingredientes acima e espalhe em um recipiente pequeno e de fundo reto.Banhe os palitos de abobrinha nesta mistura, envolvendo todos os lados no tempero.
Retire do tempero e passe no queijo parmesão, como se estivesse empanando. Eu usei queijo industrializado, de pacotinho mesmo. Nem cheguei a usar o pacote todo que tem 50g.
Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com azeite por cima do alumínio. Coloque os palitos e leve para assar. Como cada forno é de um jeito, o ideal é você ficar de olho, quando dourarem estão prontos. No meu forno foram 20 minutos.
Agora minhas considerações sobre alguns erros da receita:
- A parte que ficou em contato com o papel alumínio grudou e o queijo ficou no alumínio. Talvez o ideal seja usar papel manteiga, também untado. Mesmo tendo grudado, deu para retirar da forma sem grandes estragos, mas um dos lados ficou sem queijo.
- Os palitos embora deliciosos, não ficaram tão crocantes, o tempo de forno necessário para dourar o queijo cozinhou demais a abobrinha, por isso, uma possível solução seria cortar os palitos mais grossinhos. Penso que cortar a abobrinha em rodelas não tão finas e fazer o mesmo processo fique até melhor.
No mais, a receita é deliciosa!
39 Comments