in , , ,

Como Fazer uma Horta Hidropônica

Hidroponia é o tipo de cultivo onde raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que farão com que elas se desenvolvam sem precisar de terra. A vantagem é que o cultivo é simples e não há a presença de pragas. Meus pais fizeram uma horta vertical hidropônica e eu achei incrível, por isso vou ensinar como fazer. Vamos começar pelo “esquema básico”.


Basicamente vocês vão precisar fazer um zig-zag com canos de PVC com leve inclinação para a água correr dos andares mais altos para os mais baixos e prender essa estrutura na parede. No desenho do esquema acima a inclinação está mais acentuada somente para ficar mais didático, mas é uma leve inclinação.

Meus pais usaram esses suportes de ferro que se chamam “mão-francesa”e fita hellermann para prender os canos no suporte, mas poderia ser uma braçadeira.

Esses canos devem conter furos, que no caso foram feitos com uma serra copo. A distância entre os furos deve permitir que caiba, por exemplo, um pé de alface adulto. Com a estrutura pronta, coloca-se mudinhas com raiz dentro destes buracos que terão água passando constantemente por elas e nutrindo-as, fazendo com que cresçam.

Na extremidade da estrutura vocês precisarão de um tambor onde vai ficar a água que sobe para abastecer os canos. Dentro deste tambor deve ficar uma bomba daquelas de aquário com uma mangueira que sai dela e leva a água no cano mais alto. A água corre pelos canos devido à inclinação deles e retorna para o tambor (o último cano deságua no tambor).

É importante que perto do tambor de água tenha uma tomada para ligar a bomba. Esse tipo de bomba gasta pouca energia, mesmo ficando ligada constantemente. Mas, quanto maior a distância entre o tambor e o cano mais alto onde a mangueira vai começar a jogar a água, maior deve ser a capacidade da bomba. Depois que você montar a estrutura, tire a medida desta distância que nas casas especializadas eles saberão qual a capacidade necessária. Geralmente vcs encontram essas bombas em casas que vendem produtos para aquário ou produtos agropecuários.

A água que vai na ficar correndo deve conter uma solução nutritiva. Meu pai compra pronta, mas achei um site que ensina a fazer a hora e tem a receita da solução:
Como fazer a solução para horta hidropônica

Neste outro site, tb ensina a fazer a horta:
Monte sua horta hidropônica

Também encontrei dois vídeos bacanérrimos que ensina bem detalhadamente como fazer:

Espero que vocês consigam fazer essa horta linda em casa e ter verdurinhas sem agrotóxicos forever!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

46 Comments

SC Gourmet 2014 – Alô Santa Catarina!!!

Cupcake de Churros