Biscoito 1, 2, 3

Essa talvez seja a receita de biscoito mais antiga que eu conheça. É daquelas de livros de receita de vó, manja? Pode ser considerada a receita da massa básica para qualquer biscoito, e com ela pronta você pode aromatizar como quiser.

Ingredientes:

  • 100 g (1/2 xícara de chá) de açúcar;
  • 200 g de manteiga (1 tablete daqueles retangulares);
  • 300 g (2 e 1/2 xícaras de chá) de farinha de trigo.

* Eu adicionei raspas de casca de laranja e um pouco de essência de baunilha (mas é opcional ok?).


Basta misturar tudo. A manteiga deve estar picada em pedaços pequenos para facilitar e também deve estar gelada. Com o calor das mãos ela vai amolecendo e se incorpora ao resto dos ingredientes.

Não fique sovando a massa, assim que todos os ingredientes se juntarem pare de misturar. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por 15 minutos para endurecer um pouco.

Modeles as bolinhas e coloque na assadeira. Não precisa untar. Eu uso tapete de silicone (esse eu comprei na Tok & Stok, sei que vcs vão perguntar rs… rs…), mas pode fazer na assadeira comum.

Agora o pulo do gato para ter um biscoito bem crocante: Leve a assadeira à geladeira por meia hora.

Preaqueça o forno em 180ºC por 10 minutos. Retire os biscoitos da geladeira e leve ao forno até dourar (leva entre 10 e 20 minutos dependendo do forno). Fique de olho porque biscoito é danado para queimar.

Os meus estão bem dourados porque a casca de laranja dá essa cor, se você fizer a receita tradicional fica bem mais clarinho.

Rende 3 assadeiras grandes e as bolinhas são um pouco maiores que moeda de 1 real.

E o perfume de biscoito caseiro pela casa, tem coisa melhor?

23 comentários abaixo sobre Biscoito 1, 2, 3