in , ,

Brigadeiro gourmet: ideias de sabores e modo de preparo

Brigadeiro gourmet: ideias de sabores e modo de preparo

O brigadeiro gourmet reúne o sabor do doce tradicional com uma apresentação impecável e ingredientes de qualidade superior. Além do sabor de chocolate, ele pode ganhar outros itens, o que o torna ainda mais sofisticado e uma boa escolha para eventos e festas.

Qual a diferença do brigadeiro gourmet para o normal?

A principal diferença do brigadeiro gourmet para o tradicional é o uso de cacau 100% ao invés do achocolatado. Isso garante que o sabor seja mais intenso e o nível de açúcar equilibrado, o que costuma agradar a quem prova.

Outro diferencial são os granulados especiais, mas além dos de chocolate, também é comum o uso de amendoim ou castanhas, que dão um toque especial ao doce.

Brigadeiro gourmet: ideias de sabores e modo de preparo
O brigadeiro gourmet é feito com chocolate 100% cacau, por isso tem sabor mais intenso. Imagem de Paloma Clarice no Pexels

Quais são os principais sabores de brigadeiro gourmet?

Além do brigadeiro gourmet tradicional de chocolate, há muitas outras versões do doce, como o branco com leite ninho. Fora esses, outros sabores que fazem bastante sucesso em festas e eventos são:

As opções de sabores são muito diversas e sempre surgem novas receitas que combinam ingredientes pouco tradicionais à receita. Um exemplo disso é o brigadeiro de caipirinha, que leva vodca e suco de limão no preparo e raspas para finalizar.

Brigadeiro gourmet: ideias de sabores e modo de preparo
Há muitas opções de sabores para brigadeiro gourmet, mas o tradicional de chocolate preto ou branco ainda é o principal. Imagem de Paloma Clarice no Pexels

Qual é o valor de um brigadeiro gourmet?

O valor médio de uma unidade de brigadeiro gourmet fica em torno de R$ 4 e R$ 5, mas o preço pode variar conforme o tipo de ingrediente utilizado. Afinal, para apurar o valor final do produto, é preciso considerar vários aspectos, tais como:

  • ingredientes;
  • insumos, como, por exemplo, gás e energia;
  • embalagem;
  • horas de trabalho para o preparo;
  • entrega.

Os valores também podem ter uma oscilação de acordo com a região, bem como o nível de experiência de quem produz.

Como preparar brigadeiro gourmet?

A receita básica de brigadeiro gourmet de chocolate leva leite condensado, creme de leite, manteiga e chocolate, assim, confira a lista com os itens e quantidades, além do modo de preparo:

  • uma caixinha de leite condensado, com 395 gramas;
  • 50 gramas de creme de leite;
  • uma colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 50 gramas de chocolate em pó de boa qualidade;
  • por fim, cerca de 200 gramas de confeitos de sua preferência.

Para o preparo, leve os ingredientes, exceto o granulado em uma panela de fundo grosso e mexa até desprender do fundo. Em seguida, despeje a mistura em um prato, cubra com papel filme e espere esfriar.

Na sequência, então, basta enrolar os brigadeiros para passar no granulado e depois colocar nas forminhas para servir.

Brigadeiro gourmet: ideias de sabores e modo de preparo
A qualidade dos ingredientes faz toda a diferença na receita. Imagem de Bruno Bueno no Pexels

Rendimento da receita

O rendimento pode variar conforme o tamanho dos brigadeiros, mas em média é possível fazer 30 doces com cerca de 15 gramas com cada medida da receita.

Quanto dura um brigadeiro gourmet?

Caso o brigadeiro esteja em local refrigerado, pode durar entre 3 e 7 dias, entretanto, se tiver ingredientes como frutas ou licores, esse tempo pode ser menor. Contudo, fora da geladeira, os doces duram no máximo 3 dias, caso o local não seja muito quente.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 9 Média: 4.2]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

178 Comments

batata gratinada

Batata Gratinada aos Três Queijos

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?