Doce de Casca de Melancia

Esse doce é feito com a parte branca da casca da melancia, aquela que a gente joga fora. Fica muito saboroso e receitinhas de reaproveitamento são sempre bem-vindas né gente? Tanta comida boa que vai pro lixo todo dia! Precisamos aprender a utilizar melhor os alimentos.

Para esse doce eu usei:

  • 4 xícaras (chá) de casca de melancia (sem a parte verde) picadas;
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 3/4 de xícara (chá) de água;
  • 10 cravos da india;

Retire a parte verde da casca e pique o restante em cubinhos.

Leve ao fogo a água, o açúcar e os cravos. Assim que o açúcar derreter coloque os pedaços de melancia. Mantenha no fogo baixo, mexendo de vez em quando até os pedaços de melancia ficarem transparentes.

Depois de frio, guarde em pote fechado na geladeira.

Agora se você quiser aprender em detalhes, assista o vídeo abaixo que é bem rapidinho (se vc estiver lendo por e-mail clique para acessar o vídeo bit.ly/1rReKf5

Durante a exibição vai aparecer uma panelinha no canto superior da direita e é só você clicar ali para se inscrever no canal e dar aquela ajuda MARA pro Panelaterapia! Bora?

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

17 Comentários

  1. Ganhei da vizinha uma melancia que estava m a r a v i l h o s a fiquei com dó de desperdiçar a casca, deparei com essa sua receita, e acabei de fazer, nota 1000 ♥ adoro seu blog…

  2. Fabiana Machado disse:

    Eu fiz,ficou lindo e delicioso

  3. Adriana disse:

    Adorei esse doce!!!Me fez lembrar da minha infância quando minha mãe o fazia no fogão a lenha.

  4. Raquel disse:

    Nossa ficou divino adorei, meu marido mi pedia tanto pra fazer e eu tinha medo de não saber as medidas certa obrigada!!!!

  5. Mareli Luckemeyer disse:

    Obrigada pela receita, vou fazer essa, eu fiz um doce ontem, mas não imaginava que era assim, minha mãe fazia desse geito: ela cortava em cubos sem a parte verde, depois colocava de molho com , cal ou sinsa de fogão a lenha, no proximo dia ela tirava a água em que estava de molho, e ai sim ela preparava a receita como esta ai,

  6. Maria Irene disse:

    NOSSA VOU FAZER, ESTÁ LINDO ESSE DOCE E SE ESTÁ LINDO DEVE ESTAR UMA DELICIA, ABRAÇOS

  7. Lais Arantes disse:

    Fiz essa receita…. Mas o meu ficou muito doce… 🙁

  8. Li em livros que a melancia é diurética, logo ela não pode ser refrescante. já que (se é diurética) retira agua do organismo. Ela pode ser refrescante no momento que voce a come, mas depois de algumas horas seu efeito deve ser o inverso.

  9. Ivana T disse:

    Oi Tati, eu fiz este doce exatamente como faço o doce de abóbora. Sem água e na panela de pressão, gasta menos gás.
    Faz assim ó: coloca a melancia na panela de pressão com menos açúcar que a tua receita, junta os cravos e tal, mas sem água. Quando apitar conta 5 min, desliga. Deixar esfriar tampada, não mexe. Depois que esfriar, destampa e pronto, eu aqui gosto de ligar a panela destampada um pouquinho para secar um pouco a calda.delícia!!! O de abóbora faço igual. Acho que assim é mais econômico ainda, menos gás e menos açúcar. Bjs, sou sua fã. Já fiz várias receitas tuas.

  10. wuau wuau mas que boa maneira de aproveirar as coisas tb gosto adorei a tua dica mt boa bhummmmm bjs

  11. Rhannah disse:

    Já fiz este doce, e lembra muito doce de mamão…

  12. Esther disse:

    Adoro idéias de reaproveitamento ou aproveitamento total do alimento. Outro dia vi uma receita, também aproveitando a parte branca da melancia, que no fim parecia com chuchu refogado, muito interessante… Muito boa esta receita docinha…

  13. Chamo este tipo de receita de reciclagem de alimentos, adoroooo!!!! Outro dia mesmo eu tentei fazer, como não tinha receita, não ficou tão legal!! Mas com esta, com certeza consigo… Parabéns pelas conquistas, vc merece!!!! bjks