Sal Grosso Temperado

Dica de presentinho fofo e barato que você pode fazer um montão de uma vez só! Esse sal é ótimo para temperar carnes (brancas ou vermelhas) para assados ou churrasco.  Tudo que você vai precisar é 1 quilo de sal grosso, 2 pacotinhos de tempero e ervas da sua preferência (40g cada), potinhos e etiquetas bonitinhas.

Eu fiz as etiquetas bem simples, usando um cortador de papel e escrevi à mão mesmo, mas você pode criar do jeito que quiser.

Usei dois temperos diferentes: ervas finas (um mix de várias ervas) e outro mix que contém cebola, alho e salsa desidratados. Basta misturar tudo.

No moedor transparente eu adicionei, além dos temperos citados, um pouco de pimenta vermelha e pimenta do reino em grãos, porque junto com o sal elas serão trituradas.  O sal com os temperos podem também ser batidos no liquidificador ou processador se você quiser um sal mais fino que dá para usar em todo tipo de preparação e na finalização.

Para presentear eu deixo como sal grosso mesmo que fica mais bonito e depois você explica que a pessoa pode processar ou colocar no moedor, e ainda, se preferir, usar assim mesmo no tempero de carnes.Presente feito por você pode ser baratinho e ainda assim lindo e querido, né não?

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

16 Comentários

  1. ALDERI BARROS. disse:

    ADOREI A SUA RECEITA DO SAL GROSSO. OBRIGADO PELA DICA.

  2. […] Além de fácil de preparar, você pode fazer em bastante quantidade e presentear bastante gente (tipo a galera do escritório, da faculdade, enfim…). Vi essa receitinha no blog Panelaterapia e gostei, o link ensinando a fazer é esse aqui – Sal Grosso Temperado. […]

  3. Ana Paula disse:

    Tenho há vinte anos um moedor da marca Peugeot. Não tem erro. Está em perfeito estado. Não sei o preço agora, mas vale a pena, não estraga.

  4. maria disse:

    gostei do tempero do sal groso,e outras receitas do seu blog são ficas e simples de fazer,amei

  5. Rosinete Vitor de Lima disse:

    adorei dica do sal grosso.

  6. Oi Tati … gostaria de uma dica de um bom moedor de pimenta pois os dois que tive quebraram muito rápido ! Bjs aguardo sua dica ….

  7. Amei a dica…Vou fazer. Obrigada!

  8. MONICA BRUNO disse:

    Tati.. eu faço com sal fino. Primeiro trituro todas as ervas frescas e desidratadas que tenho em casa e depois misturo com sal fino. Uso esse sal temperado em todas as comidas, fica uma delicia.

  9. Ana Teles disse:

    Adorei a ideia! Tão simples e tão charmosa.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedlybloglovin'Facebook

  10. Tati, amei a idéia. Vou fazer e dar de presente para as professorinhas na escola da minha filha. Olha, deixo este link aqui pra vc de uma idéia bem legal de usar o sal com ervas e ao mesmo tempo diminuí-lo por uma questao de saúde. Como eu sei que vc cuida bem da nossa saúde, pensei em vc. https://www.youtube.com/watch?v=_AvYW_SOJ4w

    Bjos

  11. Renato Howat disse:

    Gostei da dica é da receita…. Obrigado pela sua dica.
    Abraços do Chef Renato Howat

  12. Renata disse:

    Adorei Tati… essas ideias são ótimas para lembrancinhas. =)
    Beijos e bom finde!!

  13. dalva leite disse:

    Adorei a receita e a dica para presentear. Obrigada por compartilhar conosco. Bjs