Torta Mesclada

Eu fiz um post uma vez sobre o fato desse bolo, que é um ícone dos anos 80, ter desaparecido do mapa. Na época era chamado de “torta” mas na verdade é um bolo e 90% dos aniversários da época (pelo mesmo na minha cidade natal Pres. Prudente) lá estava a famosa torta mesclada! Linda! Com aquela cara de bolo de verdade sabe?

Eu tinha receio de fazer e constatar que a lembrança era melhor do que o sabor em si, mas felizmente isso não aconteceu. A torta mesclada continua sendo o melhor bolo de festa de todos os tempos!

Para mim que sou mega preguiçosa com receitas longas confesso que só mesmo uma vontade muito grande para me fazer encarar um bolo com recheio e cobertura, mas nesse caso valeu muito à pena! Não só pelo sabor, mas pelas lembranças de infância que a torta mesclada me trouxe.

A receita eu peguei no site Tudo Gostoso, veja aqui.

Minhas considerações e pequenas alterações:

– Depois da faxina anual que fiz em casa, doei várias assadeiras porque já estavam velhinhas demais e só quando fui fazer a torta constatei que estava sem uma forma redonda grande, então fiz apenas meia receita (por isso minha torta ficou mais baixinha).

– Sobre a cobertura branca. Ela nada mais é do que um marshmallow. Eu faço um pouco diferente do site.Para esta receita, bati duas claras em neve em picos firmes (reservei). Misturei 2 partes de açúcar para 1 de água (no caso usei 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água) e mexi até dissolver. Levei ao fogo médio e deixei ferver sem mexer até atingir ponto de fio, que é quando as bolhas da fervura estouram mais lentamente. Liguei a batedeira novamente com as claras e fui derramando a calda quente com cuidado enquanto batia. O ideal é bater até as claras esfriarem bem. Levei o marshmallow à geladeira até ficar frio, para só então cobrir o bolo. Lembrando que se você for fazer a receita toda como está no site que eu indiquei, precisar dobrar essa minha receita de marshmallow.

– Para a cobertura marrom usei 2 colheres de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de manteiga sem sal e 2 colheres de leite. Levei ao fogo para engrossar um pouquinho e reservei.

– Para rechear o bolo a massa e o recheio devem estar frios (leve à geladeira se for preciso).

– Depois de recheado, eu cobri o bolo todo com o marshmallow branco e depois fui “melecando” as costas de uma colher com a cobertura marrom e espalhando em movimentos circulares sobre o marshmallow.

Ainda e sempre essa é a minha torta/bolo preferido da vida inteira!

19 comentários abaixo sobre Torta Mesclada

  • Avatar Bruna disse:

    Oi Tati, uma pergunta: essa torta aguenta em média quanto tempo fora da geladeira? Obrigada!!

  • Avatar Silvian disse:

    Delicia hein, aqui em casa ainda usamos umidecer a massa com guaraná ! Bjs

  • Avatar Ingriddy disse:

    Tenho 27 anos e essa receita fez parte de todos meus aniversários na infância. Que tempinho bom! Vou fazê-la e relembrar bons tempos.

  • Avatar Patricia disse:

    Ahhh… e esqueci de dizer que tudo isso era acompanhado de muita tubaina Funada. … delicia. .. kkk

  • Avatar Patricia disse:

    Menina. … sou de PP. .. nasci, cresci e se Deus quiser morro aqui tbm… kk. E tudo oq vc falou da torta mesclada é a pura verdade. .. eu e meus primos nunca tivemos uma festinha de aniversário que não fosse com esse “bolo”.. kkkk. Amo… o melhor de tds!!

  • Eu moro em Presidente Prudente, estou aqui há 3 anos. Muito boa essa sua receita, nasci em 1979 e realmente nessa época tinha a torta mesclada em todos as festas. Obrigada pela receita. Voltei no tempo. Beijos.

  • Avatar Fe disse:

    Oi Tati, amo seu site, entro todo dia! Sério tem sempre uma receita legal com algum ingrediente que tenho.

    Tenho uma dúvida, para a camada do recheio ficar assim bem grossa, você somente 'cortou' o bolo ao meio, ou você tirou uma tampinha e cavou ele e colocou o recheio? Porque ele ficou lindo grosso dando a impressão de bastante recheio…

  • Avatar Nathália disse:

    Na minha família, a minha vó fazia esse bolo em todos os aniversários… meus, da minha irmã, dos meus primos etc etc etc… não suporto nem pensar nesse bolo de tanto que já comi! hahahahaha

  • Avatar Bruna Nery disse:

    Para a calda escura também pode ser usada calda de chocolate para sorvete. Também fica bom!

  • Sou de PP…e, nos meus aniversários (até hoje) a torta mesclada não pode faltar…
    O único problema é que por não ser enjoativa, preciso encomendar bons quilos a mais kkkkkkkkkk

  • Avatar G&G disse:

    Você poderia fazer a receita em video, o que acha?
    Ficaria ótimooo ver essa receita ser feita por você.

  • Avatar Olívia disse:

    Maravilhosa a torta. Acho que você vai amar esse bolo, que já sai recheado do forno! Muito delícia!
    http://www.caquigourmet.blogspot.com.br/2009/02/bolo-bomba.html

  • Avatar Cris Paiva disse:

    Sou aqui do ladinho de PP, Indiana, e todos os meus aniversarios da infância foram servidos à torta mesclada! Achava lindo minha mãe mesclar a cobertura. Era mágico!!!
    Adorei o post, vou mostrar pra dona Judith!

  • Oi!
    Bom, não entendi onde entra a receita da massa?
    Bjs
    Lu

    • Link da receita completa está no post, vc deve estar lendo apenas as minhas "considerações". Dá uma lidinha novamente onde está escrito "A receita eu peguei no site Tudo Gostoso, veja aqui."
      Bjs

  • Aff….salivando adoidado aqui. Hora da minha fome…vou já almoçar.
    Pela foto essa torta ficou tudo de boa!!
    Ótimo dia. Bjs.