Peito de Chester com Damasco

Eu queria dar uma ideia para vocês de um assado para o Natal que não fosse tão caro, mas que fosse gostoso. Peito de Chester é perfeito para isso. É verdade que o Chester inteiro fica mais bonito na mesa, mas o aproveitamento do peito é maior, uma vez que a maioria se serve apenas dessa parte da ave, não é mesmo?

Essa receita é muuuito fácil gente! Deixei descongelar dentro da geladeira de um dia para o outro. O peito de Chester da Perdigão que eu comprei tinha pouco mais de 1 quilo e já veio temperado (custou em torno de 30 pila). Mesmo assim, adicionei um pouco mais de sal e pimenta do reino dos dois lados.

Aí fiz um molho com a seguinte mistura:

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (sopa) de azeite balsâmico;
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu);
  • 1  colher (sopa) de azeite de oliva;

Pincelei o peito de Chester dos dois lados com essa misturinha, prendi a pele com alguns palitinhos para que ela não encolhesse. Ao final eu retirei a pele, mas é legal assar com ela para manter a carne suculenta.

Eu forro a assadeira com papel alumínio só para facilitar na limpeza, mas não precisa ok?

Levei para assar no forno preaquecido em 200ºC.

A cada 15 minutos eu tirava o Chester do forno, retirava o líquido da assadeira (guardava num potinho) e pincelava um pouco do molho e assim foi até a pele ficar bem corada.

Ao final tinha mais ou menos 1/3 de xícara (chá) de líquido da assadeira. Retirei o óleo da superfície para sobrar só o “suco” da ave mesmo e juntei 2 colheres (sopa) generosas de geleia de damasco e levei ao micro-ondas para aquecer. Estava pronto um molho incrível que vou repetir na minha ceia. Detalhe, usei geleia zero açúcar (veio num kit da Linea Sucralose) e achei deliciosa para essa finalidade porque não é tão doce e tem vários pedacinhos.

Fiz uma farofa simples com bastante bacon e cebola para contrastar com o doce da geleia. Cortei o peito ao meio e depois em fatias, coloquei sobre a farofa e por cima o molho de damasco. Ficou delicioso!


* Rendimento – 16 fatias com espessura mais grossinha (1 dedo) e do tamanho de uma palma de mão.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

4 Comentários

  1. Desculpa, eu queria mesmo saber como conseguiu separa o óleo do "suco" da ave ? Muito obrigada

  2. Oi Tati, e o que foi feito do líquido que ficou na xícara ?